Idris Elba quer construir cidade do futuro em uma ilha da África

Os planos do ator incluem levar energia eólica e solar para a ilha e desenvolver sua costa como um resort de praia

Crédito: Yaroslav Danilchenko/ Freepik

Hunter Schwarz 2 minutos de leitura

Os últimos dois anos têm sido muito bons para os urbanistas mais ousados. A Arábia Saudita está querendo construir uma cidade do zero no deserto. Os bilionários da Califórnia estão de olho na área da baía de São Francisco. E, agora, o ator Idris Elba está planejando construir uma cidade do futuro em uma ilha na costa de Serra Leoa, na África Ocidental.

O que começou com a ideia de criar um hotel butique na ilha Sherbro evoluiu para algo muito maior.

Elba, que já participou de filmes como "Avengers: Guerra Infinita" e "Mandela: Longo Caminho para Liberdade", se tornou cofundador da Sherbro Alliance Partners, ou SAP, em 2019, com o amigo de infância Siaka Stevens, cujo avô foi presidente de Serra Leoa nas décadas de 1970 e 80. O pai de Elba também nasceu no país.

Sua meta de longo prazo é construir uma "cidade ecológica afro-dinâmica" que seja resistente às mudanças climáticas, ambientalmente sustentável e com base nos valores e princípios culturais africanos, como comunidade e respeito pela natureza, de acordo com a SAP.

"É um sonho, vocês sabem, mas eu trabalho no ramo da imaginação", disse Elba à BBC. "Trata-se de ser autossuficiente, de promover uma economia que se alimenta sozinha e tem potencial de crescimento. Estou muito interessado em reformular a maneira como a África é vista."

Créditos: Fast Company/ Mike Marsland/ WireImage/ Getty Images/ Pasieka/ iStock

A ilha, que tem aproximadamente o tamanho da cidade de Chicago, já tem uma comunidade de pessoas (30 mil residentes em 2013, que é o dado mais recente disponível). Os moradores solicitaram melhorias, como a renovação das escolas e das instalações hospitalares.

Mas os planos mais ambiciosos da SAP incluem o estabelecimento de infraestrutura para energia eólica e solar, o desenvolvimento da costa sul da ilha como um resort de praia de alto nível e a construção de acomodações para abrigar um milhão de pessoas.

A meta é construir uma "cidade ecológica afro-dinâmica" ambientalmente sustentável e com base nos valores e princípios culturais africanos.

Em novembro passado, a SAP firmou uma parceria com a Octopus Energy, uma empresa de energia renovável, para construir o primeiro parque eólico em Serra Leoa.

Outros parceiros também assinaram contrato: o plano diretor e a arquitetura paisagística ficarão a cargo da Sasaki Associates, empresa de arquitetura e design sediada nos EUA, e da Foster + Partners, outra empresa de arquitetura, só que sediada no Reino Unido e conhecida por projetos como o Aeroporto Internacional do Kuwait e o escritório da Apple em Londres (projeto em andamento).

"Nunca na vida eu poderia imaginar que seria capaz de construir a base de uma nova cidade inteligente", disse Elba em sua entrevista à BBC. "Uma parte de mim sonha, no fundo, em construir uma bela casa para minha mãe viver depois de aposentada."


SOBRE O AUTOR