Nova picape da Ford inclui um pouco do DNA de tênis da Nike

Com costuras em neon e revestimentos de assento com pintura de respingos, o novo Maverick Lobo tem inspirações ousadas

Crédito: Ford

Nate Berg 2 minutos de leitura

O novo Ford Maverick Lobo 2025, a primeira picape de rua da Ford lançada em décadas, tem toques de Kobe Bryant, Kevin Durant e LeBron James.

A lateral e a carroceria da caminhonete compacta seguem o estilo dos modelos de picapes baixas dos anos 80 e 90, mas seu interior tem muito mais a ver com o visual de alguns dos maiores astros da NBA. Ou, pelo menos, lembra o estilo dos tênis que eles usam.

O interior do Lobo foi projetado por Kristen Keenan, uma designer de cores e materiais da Ford que, por muitos anos antes de assumir sua função atual, desenhou tênis de basquete de alto desempenho para a Nike.

Isso incluía trabalhar diretamente com os principais jogadores da NBA, como Bryant, Durant e James, para transformar em realidade suas ideias para os tênis da marca pessoal de cada um.

A experiência de Keenan no design de tênis de basquete profissional foi um pano de fundo surpreendentemente útil para o projeto de design do Maverick Lobo.

Seus designers abraçaram as raízes da cena lowrider que inspirou a picape, explorando a cultura de rua e uma estética urbana que escapa do visual cromado e de couro de uma picape convencional. "Foi a oportunidade perfeita para trazer alguns desses elementos do streetwear", diz Keenan.

Crédito: Ford

Isso abriu algumas possibilidades de convergência com a experiência da designer na área de tênis de basquete. Ela se inspirou em uma técnica comum de coloração por respingos de tinta que é usada nas solas de alguns tênis e a traduziu em uma espécie de spray de grafite nos assentos do veículo. "É quase como uma surpresinha, mas está bem à vista", diz ela.

Crédito: Ford

Keenan também aproveitou sua experiência de trabalho na equipe que projetou o tênis Kobe 9 de Bryant. O lançamento, no início de 2014, foi adiado em parte devido à lesão que Bryant sofreu no tendão de Aquiles. Aos 35 anos, esse poderia ter sido o fim de sua carreira, o que complicaria a comercialização do tênis.

Crédito: Ford

Mas Bryant se recuperou e voltou a jogar na temporada seguinte, e o tênis foi lançado, mas com um pequeno acréscimo. Bryant sugeriu que pontos fossem adicionados à parte de trás, no local exato em que ele havia feito a cirurgia no tendão de Aquiles, em vermelho vivo – chamando a atenção para a lesão, mas também para a recuperação.

Ele também queria que esses pontos vermelhos aparecessem em todas as cores do tênis, não importando o quanto fossem conflitantes.

Crédito: Nike

A proposta ousada de Bryant inspirou o trabalho de Keenan no design do Ford Maverick Lobo. Ela decidiu experimentar uma combinação de cores atípica para a costura dos assentos: "grabber blue" brilhante e "electric lime" com brilho de neon.

    A combinação de cores chamativas é usada em todas as cores do Lobo. A costura fina é uma pequena parte da picape, mas que demonstra a inspiração do design não convencional por trás do produto. "Estou muito feliz por ter conseguido realizar esse projeto", diz Keenan.


    SOBRE O AUTOR

    Nate Berg é jornalista e cobre cidades, planejamento urbano e arquitetura. saiba mais