O brasileiro que transformou Jurassic World em um voice game

Crédito: Fast Company Brasil

Luiz Gustavo Pacete 3 minutos de leitura

Os assistentes de voz vêm se popularizando a passos largos. De acordo com o relatório How We Will Pay, da PYMNTS e Visa, o mercado global de interfaces de voz deverá atingir US$ 40 bilhões até 2022. Neste contexto, o que não faltam são oportunidades para o desenvolvimento de skills, ou seja, plataformas de conteúdo ou interação dentro dos alto-falantes inteligentes.

A Alexa, plataforma de voz da Amazon, possui, inclusive, programas que fomentam e incentivam desenvolvedores a criar novas skills. Seja para pedir delivery, um jogo ou até mesmo um serviço de receitas. Nesta semana, uma nova skill está sendo anunciada pela empresa, é o Desafio Jurassic World, desenvolvido pela Universal Studios. O formato interativo, que também pode ser categorizada como um voice game, foi desenvolvido por um brasileiro.

O Desafio Jurassic World comemora os meses jurássicos que são celebrados em agosto e setembro e envolvem outras ações da Universal (Crédito: Reprodução)

João Paulo Alqueres já passou por várias empresas associadas à tecnologia de voz, no entanto, de acordo com ele, a paixão por esse universo vai muito além do trabalho e, no caso da franquia, um gosto especial. “Sou apaixonado pela série desde o primeiro filme de 1993. Facilita bastante ser fã, mas também é uma grande responsabilidade. Já trabalhei com jogos de voz para outras franquias como Mickey, Frozen e Star Wars. É importante entender que todas estas marcas têm regras rígidas do que se pode fazer no âmbito criativo e que nós estamos apenas pegando uma propriedade intelectual que já existe e levando ela para uma nova tecnologia”, conta João, que é proprietário da Iara Digital.

“De acordo com o relatório How We Will Pay, da PYMNTS e Visa, o mercado global interfaces de voz deverá atingir US$ 40 bilhões até 2022”

No jogo desenvolvido para a Universal, o foco são crianças de 4 a 8 anos e quem mais quiser se divertir, pontua.  “Tivemos o cuidado na curadoria do conteúdo disponibilizado pela Universal, de separar questões que atendessem a todas as faixas etárias criando um jogo equilibrado e que pudesse divertir toda a família. Adicionamos também elementos bastante conhecidos como rugidos e informações adicionais sobre dinossauros em uma enciclopédia que é desbloqueada na medida em que o usuário avança no jogo”, destaca.

POR TRÁS DA VOZ

“As aplicações para assistentes são experiências conduzidas totalmente por voz através de conversas. É preciso pensar e modelar todas as formas de interação que uma pessoa pode ter com a aplicação em um ambiente no qual as possibilidades de interação são virtualmente infinitas. Desenvolver para Alexa é um exercício que envolve as disciplinas de linguística e inteligência artificial”, explica.

De acordo com João, a tecnologia de voz como conhecemos hoje está presente já há quase uma década e a Alexa, há pouco mais de sete anos. “O que deu espaço para o surgimento de diversas ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de aplicações. A presença de perfis bem específicos de profissionais, porém, não deixa de ser vital para o sucesso de uma aplicação de voz. Os mais críticos são os que cuidam do desenho da aplicação (das conversas), chamados de Conversational Designers, os que olham para a experiência sonora (Sound Designers) e os desenvolvedores”, exemplifica.

João Paulo Alqueres já trabalhou com outras franquias como Star Wars e Disney na adaptação para o mundo dos assistentes de voz (Crédito: Divulgação) 

João também foi premiado, há alguns dias, pela Amazon, por desenvolver skills originais. O único sul-americano na lista. “Esta foi uma skill desenvolvida exclusivamente para o Brasil em português para celebrar os meses jurássicos, agosto e setembro, e acompanha diversas outras ações da Universal dentro e fora de casa. Uma delas é um restaurante que será lançado em São Paulo com o tema Jurassic Park. As marcas têm buscado muito este posicionamento no espaço de voz e sabem que o momento de se colocar de forma diferenciada”, conclui.

Para quem se interessar, o jogo em questão tem 100 perguntas no total divididas em fases de desbloqueio. Tudo está relacionado à ilha Nublar e são eventos que se passam antes do último filme de 2018, o Jurassic World: Reino Ameaçado. Os aventureiros que aceitarem o desafio da Alexa serão conduzidos pela Ilha e visitarão locais icônicos como O Aviário, o Centro de Alimentação da Mosassauro e o Vale dos Galimímos.


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