Parceria entre Impulso Gov e Work & Co ampliará uso de dados e tecnologia no sistema de saúde

Foco é o melhor uso dos dados gerados pelo SUS para apoio de políticas públicas de saúde

Crédito: elenabs/gettyimages

Claudia Penteado 5 minutos de leitura

A healthtec Impulso Gov foi fundada apenas alguns meses antes da pandemia de Covid-19 por uma dupla de economistas brasileiros que se conheceram no mestrado em administração pública em Harvard, Isabel Opice e João Abreu.

Sem fins lucrativos e desvinculada de partidos ou governos, nasceu para desenvolver soluções digitais gratuitas  para ajudar o poder público a aprimorar e fortalecer seus serviços de saúde por meio do uso de dados e tecnologia.

A ideia é ajudar a organizar e analisar as informações de saúde no Brasil, que são públicas, mas estão desorganizadas, descentralizadas em diversos sistemas e acabam não sendo utilizadas como poderiam para apoiar a condução das políticas públicas. 

Enquanto ainda montava a estrutura no Brasil, veio a pandemia e a Impulso imediatamente tomou a decisão de voltar todos os seus esforços para reunir e organizar os dados sobre a doença. Criou, "na unha", os painéis CoronaCidades e Farol Covid, que rapidamente se transformaram em fontes importantes para prefeituras, hospitais e a imprensa. 

João Abreu e a crença que o moveu para criar a Impulso: "Ajudar o outro, é se ajudar." (Crédito: Divulgação)

O contato com os profissionais que estavam na linha de frente durante a crise sanitária permitiu à Impulso identificar outros desafios da gestão do SUS. Por isso, em 2021, decidiu ampliar sua atuação e focar em duas frentes: a elevação da qualidade da Atenção Primária à Saúde (APS) e melhorias nos serviços de saúde mental do SUS, conta Abreu, que além de cofundador é diretor-executivo da organização. 

"Quando falamos em uso inteligente de dados, estamos falando em transformar os milhares de dados já coletados pelo SUS em informação útil, para permitir que gestores públicos possam medir impactos, visualizar cenários e agir de maneira resolutiva e preventiva, tomando decisões com base em evidências. Assim é possível tornar o investimento público anual de mais de R$ 300 bilhões no SUS mais eficiente",  explica Abreu.

PARCERIA DE LONGO PRAZO

No ano passado, a Impulso apoiou diretamente quase 60 municípios e 3,6 milhões de pessoas que dependem dos serviços de saúde pública.  Em janeiro de 2022, decididos a voar ainda mais alto e mais rápido, João e Isabel procuraram a empresa de design e tecnologia Work & Co, experiente e reconhecida mundialmente em projetos de criação de produtos e experiências digitais.

Marcio Leibovitch, sócio da empresa, diz que abraçou a ideia de uma relação de longo prazo com a Impulso por "acreditar no conjunto da obra".

A ideia é ajudar a organizar e analisar as informações de saúde, que são públicas, mas estão desorganizadas e descentralizadas.

"Eles são muito sérios e a ONG tem um propósito genuíno. Acho que podemos fazer a diferença. É grande e muito relevante a contribuição que podemos dar ao tornar os dados do sistema de saúde fáceis de entender via tecnologia.", comenta.  

De tempos em tempos, a Work & Co abraça projetos pro bono – como o app Ameelio, voltado para a população carcerária nos Estados Unidos, que recebeu o prêmio da Fast Company "World Changing Ideas Awards" em 2021. 

Foi assim que a Work & Co assumiu toda a conceituação, o design detalhado, o branding, a UX Writing (criação e desenvolvimento de textos para melhorar a experiência do usuário nas interfaces), a direção de fotografia, o desenvolvimento e Q&A dos projetos da Impulso.

PAINEL DE DADOS

O primeiro resultado prático da parceria foi a introdução dos Indicadores em Saúde Mental, ferramenta de visualização de dados para o sistema de saúde mental dos municípios. Ela traduz os dados para serem úteis a às diversas partes interessadas – incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e governos.

Marcio Leibovitch, da Work & Co: "Podemos fazer a diferença" (Crédito: Divulgação)

O painel, desenvolvido em parceria com o Instituto Cactus (organização filantrópica que atua em saúde mental), chegou a Aracaju (SE), está sendo implementado no Recife (PE) e em Aparecida de Goiânia (GO) e deve chegar a outras três cidades até o fim do ano. 

"A Work & Co ofereceu sua expertise no desenho desse painel, para que os dados e informações estivessem disponíveis e um produto digital intuitivo, fácil de usar", explica Leibovitch. 

Os próximos projetos incluem o lançamento de um sistema de design que permitirá à Impulso criar novos produtos e o desenvolvimento tecnológico do projeto mais ambicioso da casa: o Impulso Previne.

"A Impulso Previne é uma ferramenta digital desenhada para ajudar os gestores da Rede de Atenção Primária à Saúde dos municípios a compreender dados e fazer a gestão do novo programa de financiamento federal, o Previne Brasil", diz Abreu. 

Em 2021, a Impulso apoiou quase 60 municípios e 3,6 milhões de pessoas que dependem dos serviços de saúde pública. 

O  programa Previne Brasil foi desenhado pelo Ministério da Saúde e define metas de performance para calcular quanto recurso será enviado para a rede de atenção primária de cada município.

Os dados são públicos e as metas se referem, por exemplo, ao percentual de crianças vacinadas ou de pessoas com hipertensão que têm a pressão arterial aferida.

A ferramenta teve a fase de implementação financiada pela Fundação Behring, Instituto OPY, Instituto Dynamo, Sanofi e Novo Nordisk. Na segunda fase, o financiamento será da Umane, até o final de 2024.

A ferramenta está no ar desde novembro de 2021 e tem o apoio institucional da Frente Nacional de Prefeitos e do Conasems. Segundo João Abreu, foi acessada por mais de 290 municípios e outros 50 já receberam consultoria. Mas é preciso aprimorá-la. É aí que entra a Work & Co, com um novo desenho para o produto, além de inteligência artificial (IA), user experience (UX) e desenvolvimento. 


SOBRE A AUTORA

Claudia Penteado é editora chefe da Fast Company Brasil. saiba mais