Snapchat imortaliza o avatar cringe do metaverso de Zuckerberg
Um anjo da internet destilou todo o horror do avatar de Mark Zuckerberg no Horizon Worlds, criando um filtro de Snapchat
Sou um misantropo por opção, mas de vez em quando aparece algo que me faz recuperar a fé na humanidade. Foi o que aconteceu semana passada, quando o usuário Matt Reed criou o filtro “HoriZuck” para o Snapchat, que transforma o rosto das pessoas em uma versão do avatar viral de Mark Zuckerberg no jogo Horizon Worlds.
Agora, qualquer um pode aterrorizar seus amigos e familiares usando o filtro que te deixa com a cara do criador do Facebook. Basta escanear um Snapcode na sua conta no Snapchat e uma versão de você mesmo com olhos de peixe morto se materializará em tempo real.
Caso você seja um dos poucos seres humanos que ainda não sabe do que estou falando, vou fazer um rápido resumo: há duas semanas, Zuckerberg demonstrou mais uma vez o quão terrível seu metaverso pode ser ao lançar uma selfie usando um novo avatar de realidade virtual que mais parecia uma versão 3D demoníaca de si mesmo renderizada em um Nintendo Wii.
A coisa toda era muito cringe e não demorou para a internet entrar em polvorosa, com uma onda de piadas ácidas. Em resposta, Zuckerberg postou uma atualização do avatar – uma versão um pouco mais aceitável, na qual seu rosto parece o de um boneco Ken. Mas nem assim as pessoas desistiram de trollar. A piada culminou de maneira brilhante no filtro caseiro de Snapchat feita por Reed.
Reed é um tecnólogo criativo na agência Redpepper, em Nashville. Vendo sua biografia, parece que ele estava destinado a criar esse filtro. “Cresci ouvindo Def Leppard e Eazy-E, desejando ser um piloto de caça”. Certa vez, ele disse à sua professora da 3ª série que havia encontrado uma nova maneira de fazer a subtração. Ela disse: ‘não, você não pode fazer desse jeito’. O garoto saiu da aula para nunca mais voltar.
Desse ponto em diante, Matt passou a questionar tudo. Quando criança, começou amando seu Nintendo, depois jogou muitas horas em um computador GEOS com processador 286 até passar para um 386 que voava na internet, graças a um Prodigy. Parece o currículo perfeito para alguém pegar no pé do Zuckerberg!
PREDESTINADO A ACONTECER
Falei com Reed pelo Linkedin – o único metaverso conhecido que consegue ser pior do que o de Zuck – e ele me disse que seu filtro do Snapchat está crescendo em popularidade, mas que ainda não explodiu. Para Reed, o fiasco foi "absolutamente hilário – não tanto para ‘debochar da Meta’, mas no sentido de que ‘é para isso que eu pago a minha internet' ".
Na verdade, ele bolou uma teoria da conspiração atraente: talvez a Meta tenha lançado a captura de tela justamente para o meme. Reed suspeita que talvez “haja um gênio do mal [na Meta] criando memes e sabendo muito bem o que está fazendo”. Se má publicidade é sempre melhor do que nenhuma publicidade, ele aponta, então essa pessoa deveria ser promovida.
Reed constrói seu argumento de forma bem convincente, mas meu instinto diz que a Meta, além de surda para o resto da internet, não é autoconsciente o suficiente para adotar uma estratégia como essa.
A julgar pela resposta inicial de Zuckerberg à repercussão – “eu sei que a foto que postei no início desta semana foi bem básica, ela foi tirada muito rapidamente, para comemorar um lançamento” – parece que eles fizeram isso a sério.
Reed, obviamente, tem sido cético em relação a qualquer metaverso liderado pela Meta. Dito isso, ele, como muitos de nós, não consegue descartar completamente esse futuro em potencial e aponta que muitos dos críticos da própria Meta sabem o que querem de um metaverso.
Por enquanto, Reed não tem planos de construir uma versão de filtro do Instagram do HoriZuck – que ele originalmente queria chamar de “Zuck Yourself” –, mas não por medo de que o Snapchat possa bloqueá-lo. Se você tiver algum interesse em virar o Zuck, baixe o filtro ou escaneie o Snapcode acima.