Liderança de Pensamento: um legado em construção

"Thought leadership" é uma estratégia de posicionamento profissional que está ganhando cada vez mais destaque

Créditos: ismagilov, Mihaela Rosu / iStock

Juliana de Faria 2 minutos de leitura

Liderança de pensamento, basicamente, é sobre pessoas ou até mesmo empresas que, com ideias inovadoras e perspicazes, se destacam como referências em suas áreas. Essas figuras vão além do básico, liderando discussões, moldando tendências e inspirando mudanças nos seus campos de atuação.

Quem já deu uma olhada nas vagas do LinkedIn, deve ter notado que o conceito de liderança de pensamento está se tornando um diferencial desejado para posições de liderança. As empresas buscam profissionais que sejam embaixadores do conhecimento, contribuindo para conversas internas e externas que as impulsionem para o futuro.

Esses thought leaders compartilham seus insights por meio de publicações, palestras e redes sociais de forma organizada, autêntica e criativa, ampliando seu alcance e impacto.

E é aí que a liderança de pensamento se conecta totalmente com o conceito de legado. Não é só sobre influência pelo simples fato de influenciar – esses líderes querem construir uma presença confiável e impactante. E, para isso, é inevitável o alinhamento de estratégias de comunicação com um propósito, visão e missões claras, de maneira que cada passo dado (e cada palavra dita ou conteúdo publicado) seja consistente.

Trabalhando com pessoas visionárias, percebo que é não apenas necessário, mas vital que elas se tornem líderes de pensamento. Explico: seus negócios não são baseados em oportunidades de mercado ou existem simplesmente para preencher uma lacuna de consumo. Esses profissionais começam seus trabalhos a partir de uma dor pessoal e a transformam em propósito.

Esses líderes querem construir uma presença confiável e impactante. E isso tem a ver com legado

E, quando encontram a melhor forma de contar sua história de maneira autêntica, em vez de mensagens pré-fabricadas ou modismos, suas missões ecoam profundamente, gerando novos movimentos e inspirando possíveis futuras lideranças. 

É importante entender que a confiança para embarcar nessa jornada como uma autoridade vem de uma compreensão profunda do legado que se deseja deixar. Embora esse legado comece como um empreendimento individual, ele inevitavelmente culmina em um impacto coletivo. A influência de um líder de pensamento vai além das realizações pessoais, moldando comunidades e a sociedade como um todo.

Líderes de pensamento verdadeiros são inabaláveis em sua visão e no legado que estão construindo. Eles reconhecem que seu trabalho não é apenas sobre reconhecimento imediato, mas sobre criar valor duradouro que influencie e inspire outros por muito tempo no futuro. Por isso, a autenticidade é fundamental: o grande erro é adaptar demais a mensagem para se adequar às tendências ou plataformas.

Se jogar em todas as modas virais das redes sociais sem garantir alinhamento com sua mensagem central pode acabar diluindo sua identidade. Afinal, legado não é sobre métricas comuns como curtidas e visualizações. E sim sobre fortalecer diálogos do tema que lhe é tão caro. Se construir pontes duradouras e criar conexões com pessoas em torno de ideias significativas não estão no seu KPI, você pode até ser líder. Mas não de pensamento. 


    SOBRE A AUTORA

    Juliana de Faria é jornalista, escritora e pós graduada em neurociência e comportamento. Está à frente do Estúdio Jules, consultoria c... saiba mais