Manter sonhos vivos: muito além do Exit

Fecho um novo ciclo como empreendedor no campo da comunicação e da inovação com a venda da Eyxo para o MCI Group

homem desce escada para porta de saída
Crédito: serts/ D-Keine/ Getty Images/ Steve Johnson/ mymind/ Unsplash

Cesar Paz 3 minutos de leitura

Fechar um ciclo empreendedor nunca é apenas sobre números, “valuation” ou tecnologias. É principalmente sobre visão, escolhas e pessoas que caminham juntas.

Em 2010, vivi como fundador e CEO, juntamente com meus sócios à época, a experiência de vender a AG2 para o Grupo Publicis, terceiro maior grupo de comunicação do mundo.

A AG2 foi uma das empresas que ajudaram a redefinir o mercado brasileiro ao antecipar novos modelos de agência, integrando estratégia, digital, criatividade e tecnologia quando esse debate ainda estava começando.

Pouco mais de uma década depois, fecho um novo ciclo como empreendedor com a Eyxo; novamente no campo da comunicação e da inovação, e novamente com a venda para um grupo europeu, agora o MCI Group, com sede na Suíça.

Assim como a AG2 em seu tempo, a Eyxo nasceu da inquietação com os limites do modelo tradicional das agências e da convicção de que a comunicação, a inovação e os negócios precisavam operar de forma integrada, orientadas por impacto, cultura e futuro.

Esse movimento ganha um significado ainda mais profundo por ser vivido em família. A Eyxo foi construída ao lado da minha filha, Greta Paz – sócia, CEO e principal liderança do projeto.

Ver a Greta conduzir esse processo com visão estratégica, maturidade e consistência é, para mim, motivo de orgulho genuíno. Como fundador, como sócio e, sobretudo, como um apaixonado e cuidadoso Pai.

Há também algo menos visível – e talvez mais essencial – nesse movimento. Construir uma empresa entre Pai e Filha, atravessando decisões difíceis e escolhas estratégicas, sem jamais permitir que a lógica corporativa arranhasse nossa cumplicidade, é um ato de amor. Os afetos nunca foram um risco ao negócio; ao contrário, moldaram a visão, o cuidado e a coragem com que ele foi conduzido.

o verdadeiro legado está no que continua pulsando depois dele: as pessoas, as ideias, os vínculos e os sonhos em movimento.

Essa jornada não teria sido possível sem dois parceiros fundamentais. Desde o convite para se associarem ao projeto de crescimento da Eyxo, Andrei Nowa e Paulo Cesar Dias foram imprescindíveis – pela competência, entrega e capacidade de transformar ambição em execução, mas pelo afeto também.

Greta (que segue sócia), Andrei e PC seguem embarcados no projeto da Eyxo com o MCI Group e como seus principais executivos, garantindo continuidade e força para o próximo ciclo.

Essa trajetória segue viva e em construção, feita por muitas mãos. Executivos e colaboradores continuam se somando ao projeto, transformando a visão em realidade todos os dias. Hoje, a Eyxo é uma empresa B certificada que reúne mais de 160 pessoas, em quatro países, cada um com seu sonho. Um time diverso e comprometido, que mantém essa história em movimento. A todos eles, meu reconhecimento e gratidão sincera.

logotipo da agência Eyxo

Para mim, este movimento consolida um ciclo completo: inicio, construo, escalo, e realizo meu exit na Eyxo. Tudo isso com a serenidade de quem vê o projeto seguir vivo – em boas mãos, com identidade e futuro.

Encerrar dois ciclos de M&A como empreendedor, em empresas que ajudaram a criar novos modelos de comunicação, é raro. Mais raro, e mais valioso é perceber que o verdadeiro legado não está no momento do Exit, mas no que continua pulsando depois dele em um novo ciclo: as pessoas, as ideias, os vínculos e os sonhos em movimento. Seguimos.

Sigo como sócio, investidor, mentor e/ou fundador de empresas que compõem o Ecosys, grupo que construí como empreendedor neste novo ciclo – e do qual a Eyxo fez parte – ao lado de iniciativas como Alright, DEx01, TRFGO, White Rabbit, Offertech, Studio Odd, Zeeng e EERU.

Manter sonhos vivos é, no fim, o que sempre deu sentido a tudo isso. Muito além de qualquer Exit.


SOBRE O AUTOR

Cesar Paz é empreendedor serial, fundador do Ecosys, engenheiro e mestre em design estratégico. Também é cidadão emérito de Porto Aleg... saiba mais