Quem são as pessoas visionárias, guardiãs da visão de projetos

Créditos: Tamer Dagas/ solidcolours/ iStock

Juliana de Faria 2 minutos de leitura

É importante começarmos essa conversa explicando que podemos e devemos evitar o endeusamento de visionários e visionárias. Esse grupo não precisa criar foguetes que dão ré em curtos, mas custosos, passeios pelo espaço.

Existe uma forma simplificada de explicá-los: são pessoas que possuem uma visão de um mundo novo, diferente, e desejam aplicar o que veem no macro ou no micro, sempre a favor de um impacto positivo.   

Dessa maneira, ideias visionárias podem ser cultivadas por qualquer pessoa, a qualquer momento, independentemente da área de atuação, estudos, cargo ou posição hierárquica que ocupe.

A essência da visão, então, reside na capacidade de compartilhar uma imagem simples, ousada e inspiradora do futuro que se deseja alcançar, alinhando-a com aqueles ao seu redor. É sobre saber o "porquê".

POR QUE É IMPORTANTE TERMOS GUARDIÕES DA VISÃO DE NEGÓCIOS

Em projetos, a presença de visionárias e visionários, ou seja, dos cuidadores dos propósitos das organizações, é indispensável. Torna-se especialmente relevante contar com esses guardiões em momentos de incerteza, quando o futuro é imprevisível. Nesses casos, a visão é mais do que um destino óbvio, ela se torna uma bússola necessária para orientar decisões e ações.

a criação de uma visão inspiradora e impactante vai além das responsabilidades gerenciais tradicionais.

Outro ponto é a possibilidade de deixar espaço para influenciar o futuro, seja como indivíduo ou como empresa. Em situações nas quais o mercado passa por mudanças rápidas e imprevisíveis, e onde influenciar os resultados é difícil, eles recomendam adotar a "liderança adaptativa", respondendo rapidamente às mudanças conforme elas ocorrem.

Qualquer que seja a situação, a visão sempre precisa existir (e ser “exercida”). Se você acha que não há, é porque está usando apenas a visão que alguém passou a você. Ou está operando no modo automático, tomando decisões, na melhor das hipóteses, com base nos seus instintos e, na pior, a partir de preconceitos.

POR QUE PESSOAS VISIONÁRIAS NÃO PRECISAM SER, NECESSARIAMENTE, GESTORES

Uma das principais razões pelas quais os guardiões e guardiãs das visões de empresas não precisam ser necessariamente gestores é que a criação de uma visão inspiradora e impactante vai além das responsabilidades gerenciais tradicionais.

ideias visionárias podem ser cultivadas por qualquer pessoa, a qualquer momento.

Enquanto os gestores têm a função de garantir que as operações diárias sejam executadas de acordo com a visão estabelecida, os visionários têm a responsabilidade de enxergar além do presente e conceber um futuro melhor. Eles precisam inspirar e unir pessoas ao redor de um objetivo comum, independentemente de sua posição hierárquica na organização.

Esses líderes visionários trazem uma perspectiva única, estimulam a criatividade e incentivam a inovação, enquanto os gestores somam encargos onde se concentram a implementação e o controle das atividades. Assim, o papel dessa pessoa visionária pode transcender a estrutura hierárquica da organização, desafiando as limitações convencionais para criar um impacto duradouro. 


SOBRE A AUTORA

Juliana de Faria é jornalista, escritora e pós graduada em neurociência e comportamento. Está à frente do Estúdio Jules, consultoria c... saiba mais