“The Struggle”: “O caos”


Thadeu Diz 4 minutos de leitura

Muito se fala sobre resiliência na vida pessoal e profissional, e o quanto o sucesso em ambos os casos, de uma certa forma, nada mais é do que o prêmio para os que não desistiram. Afinal, como o ditado já dizia, “sucesso não é sorte, é escolha.”

Quando pondero sobre o que “escolha” significa aqui, minha conclusão é que cada um escolhe o quanto de dificuldades, perrengues e adversidades quer absorver em troca de ter sucesso. A maioria desiste no meio do caminho.

Alguns anos atrás, li o livro “The Hard Things about Hard Things” (“O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas”), do Ben Horowitz, um dos lendários investidores do Vale do Silício.

Jamais esquecerei da parte em que ele descreve, da forma mais nua e crua, o sentimento do que é passar pelo que ele chama de “The Struggle”. Traduzida, acredito que a palavra mais apropriada seria talvez “o caos”, ou talvez “o fundo do poço”.

De todas as páginas de todos os livros que já li, diria que essa parte foi uma das mais marcantes, e por isso acredito que tenha um valor enorme em compartilhar aqui com os leitores.

Acredito que se aplica não só a negócios, mas também à vida pessoal, fazendo uma analogia de sucesso com a ideia de felicidade.  Abaixo, o texto original em inglês e a tradução logo em seguida.

O fundo do poço é temporário, eu prometo. Não desistam. Desejo sucesso e felicidade para todos.

“Life is a struggle.”

— Karl Marx

The Struggle is when you wonder why you started the company in the first place.

The Struggle is when people ask you why you don’t quit and you don’t know the answer.

The Struggle is when your employees think you are lying and you think they may be right.

The Struggle is when food loses its taste.

The Struggle is when you don’t believe you should be CEO of your company. 

The Struggle is when you know that you are in over your head and you know that you cannot be replaced. The Struggle is when everybody thinks you are an idiot, but nobody will fire you. The Struggle is where self-doubt becomes self-hatred.

The Struggle is when you are having a conversation with someone and you can’t hear a word that they are saying because all you can hear is The Struggle.

The Struggle is when you want the pain to stop. The Struggle is unhappiness.

The Struggle is when you go on vacation to feel better and you feel worse.

The Struggle is when you are surrounded by people and you are all alone. 

The Struggle has no mercy.

The Struggle is the land of broken promises and crushed dreams. The Struggle is a cold sweat. The Struggle is where your guts boil so much that you feel like you are going to spit blood.

The Struggle is not failure, but it causes failure. Especially if you are weak. Always if you are weak.

Most people are not strong enough.

Every great entrepreneur from Steve Jobs to Mark Zuckerberg went through The Struggle and struggle they did, so you are not alone. But that does not mean that you will make it. You may not make it. That is why it is The Struggle.

The Struggle is where greatness comes from.

.

“A vida é uma luta.”

— Karl Marx

O caos é aquele momento em que você se pergunta por que fundou a empresa.

O caos é aquele momento em que as pessoas lhe perguntam por que você não desiste, e você não sabe o que responder.

O caos é aquele momento em que os funcionários pensam que você está mentindo, e você começa a pensar que eles talvez tenham razão.

O caos é aquele momento em que a comida perde o gosto.

O caos é aquele momento em que você não acredita mais que deva ser o diretor executivo de sua empresa.

O caos é aquele momento em que você está nadando em águas demasiado profundas, mas, ao mesmo tempo, sabe que ninguém pode substituí-lo.

O caos é aquele momento em que todos pensam que você é um idiota, mas ninguém o demite.

O caos é aquele momento em que suas dúvidas sobre sua capacidade começam a se transformar em ódio por você mesmo.

O caos é aquele momento em que você está conversando com alguém, mas não ouve nenhuma palavra que lhe é dita, pois só tem ouvidos para o caos em si.

O caos é aquele momento em que você gostaria de parar de sentir dor, é infelicidade.

O caos é aquele momento em que você sai de férias para se sentir melhor, mas acaba se sentindo pior.

O caos é aquele momento em que, rodeado de gente, você se sente sozinho.

O caos não tem piedade. O caos é o território das promessas descumpridas e dos sonhos despedaçados. É o suor frio, uma sensação tão forte de queimação no estômago que você tem a impressão de que vai cuspir sangue.

O caos não é um fracasso, mas induz ao fracasso, em especial os fracos – sempre os fracos.

A maioria das pessoas não é forte o suficiente.

Todos os grandes empreendedores, de Steve Jobs a Mark Zuckerberg, passaram pelo caos. Todos eles lutaram, de modo que você não está sozinho. Mas isso não significa que você vá vencer. Talvez não vença. É por isso que o nome do que estou falando é “o caos”.

É no caos que nasce a grandeza.


SOBRE O AUTOR

Investidor e empreendedor, co-fundou o grupo Zee.Dog (Zee.Dog, Zee.Now, Zee.Dog Human e Zee.Dog Kitchen). Atua hoje como Diretor Criat... saiba mais