COLUNISTAS
Adriana Barbosa
Adriana Barbosa é fundadora da Feira Preta, evento de cultura e empreendedorismo, e CEO da PretaHub. Foi apontada pelo Fórum Econômico Mundial como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo e reconhecida pelo MIPAD, prêmio Most Influential People of African Descent, por sua trajetória empreendedora social.
COLUNA
A influência do Festival Feira Preta na formação empresarial de mulheres negras
Começar, construir, crescer, errar, ressignificar, estruturar, expandir, orar, nascer, renascer, escutar, transcender e dançar são todos verbos de ação que, conjugados em roda, na circularidade, chamam outro verbo: reexistir. E isso no sentido de não apenas aparar todas as adversidades que acometem as pessoas vulnerabilizadas…
COLUNA
Festival Feira Preta no metaverso: um mergulho na inovação e cultura negra
Em um contexto da tecnologia social da população negra, o Festival Feira Preta desempenha um papel fundamental na promoção do empreendedorismo, da cultura negra e da inclusão em diversas comunidades. E toda essa influência refere-se a soluções, inovações e avanços desenvolvidos por pessoas negras ou…
COLUNA
Festival Feira Preta: um case de negócio social brasileiro
Tudo começou com um sonho que se transformou em case e grande potência da economia criativa. Em minha caminhada, sempre escuto que minha história serve de inspiração para quem está começando a empreender. Recebo com muita alegria esses comentários, além de entendê-los também como elogio.…
COLUNA
Filantropia negra e ações de mudança sistêmica
Redes de apoio para arrecadar recursos e comprar alforrias é o primeiro exemplo que posso citar para começar esse tema. Historicamente, a filantropia negra surgiu da necessidade de auto sustentação e fortalecimento das comunidades negras diante da discriminação racial sistemática. O termo também remete à…
COLUNA
A ligação entre o mercado de consumo e a população negra
Começando pelo básico, “consumo” é o ato de utilizar um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade pessoal ou de um grupo. Quando pensamos nesse processo com recorte para a população negra, que representa cerca de 57% da população do país, vemos dados que revelam…
COLUNA
Inventividade e criatividade preta: você vê esses talentos?
Criatividade em meio a uma centena de barreiras e dificuldades é o que compõe a trajetória de vários afroempreendedores. Quando se pensa em novos modelos de desenvolvimento, que têm como destaque o crescimento econômico, a indústria criativa assume o papel de exploração do potencial humanístico…
COLUNA
Novas economias, novas vozes
Há tempos destaco a economia social como uma tecnologia social da população negra. Relação de saberes e fazeres, vindos da nossa ancestralidade que perpetua e se baseia nos princípios de solidariedade, cooperação, senso de comunidade, participação e sustentabilidade. Pensando em economia social como modelo econômico,…
COLUNA
Impacto social na juventude negra
Começo a falar sobre “autonomia”, que é a capacidade de governar-se pelos próprios meios. Não me lembro de ter feito grandes planos para a minha trajetória profissional na infância, mas aprendi o significado do verbo “trabalhar” muito cedo. Aos 15, tratei de procurar um jeito…
COLUNA
Um olhar para economia criativa da população preta
“Sevirologia”, a habilidade de “se virar” com o que tem. Acredito que muitos já tenham me ouvido falar sobre. É impossível citar Feira Preta e todo o seu guarda-chuva de potencialidades sem que eu mencione o seu início, feito na pura sevirologia e também na…
COLUNA
Enegrecendo a web 3
Acredito que alguns já tenham ouvido falar sobre internet descentralizada do futuro, a nova tendência do momento, web 3. E por uma forma de epistemologia de vida, se assim posso dizer, gosto sempre de revisitar o passado utilizando de uma tendência um tanto quanto ancestral…