
COLUNISTAS
Adriana Barbosa
Adriana Barbosa é fundadora da Feira Preta, evento de cultura e empreendedorismo, e CEO da PretaHub. Foi apontada pelo Fórum Econômico Mundial como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo e reconhecida pelo MIPAD, prêmio Most Influential People of African Descent, por sua trajetória empreendedora social.
COLUNA
A ligação entre o mercado de consumo e a população negra
Começando pelo básico, “consumo” é o ato de utilizar um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade pessoal ou de um grupo. Quando pensamos nesse processo com recorte para a população negra, que representa cerca de 57% da população do país, vemos dados que revelam…

COLUNA
Inventividade e criatividade preta: você vê esses talentos?
Criatividade em meio a uma centena de barreiras e dificuldades é o que compõe a trajetória de vários afroempreendedores. Quando se pensa em novos modelos de desenvolvimento, que têm como destaque o crescimento econômico, a indústria criativa assume o papel de exploração do potencial humanístico…

COLUNA
Novas economias, novas vozes
Há tempos destaco a economia social como uma tecnologia social da população negra. Relação de saberes e fazeres, vindos da nossa ancestralidade que perpetua e se baseia nos princípios de solidariedade, cooperação, senso de comunidade, participação e sustentabilidade. Pensando em economia social como modelo econômico,…

COLUNA
Impacto social na juventude negra
Começo a falar sobre “autonomia”, que é a capacidade de governar-se pelos próprios meios. Não me lembro de ter feito grandes planos para a minha trajetória profissional na infância, mas aprendi o significado do verbo “trabalhar” muito cedo. Aos 15, tratei de procurar um jeito…
COLUNA
Um olhar para economia criativa da população preta
“Sevirologia”, a habilidade de “se virar” com o que tem. Acredito que muitos já tenham me ouvido falar sobre. É impossível citar Feira Preta e todo o seu guarda-chuva de potencialidades sem que eu mencione o seu início, feito na pura sevirologia e também na…
COLUNA
Enegrecendo a web 3
Acredito que alguns já tenham ouvido falar sobre internet descentralizada do futuro, a nova tendência do momento, web 3. E por uma forma de epistemologia de vida, se assim posso dizer, gosto sempre de revisitar o passado utilizando de uma tendência um tanto quanto ancestral…
COLUNA
Gritaram-me Negra!
Fechando o Julho das Pretas, recorro ao poema “Me Gritaram Negra”, da pensadora peruana Victoria Santa Cruz para destacar a importância do dia 25 de julho, dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha e para reverenciar a nossa ancestral Tereza de Benguela, símbolo de resistência…
COLUNA
Como as tendências apontadas no SXSW podem impulsionar negócios de afroempreendedores
Em março, a convite do governo de São Paulo, estive em Austin, no Texas, para compor a mesa de abertura do SP Day, programação que fez parte do festival South By Southwest 2022. Foi a minha primeira vez no tão famoso SXSW, quando pude dialogar…
COLUNA
Somos muitos, somos fortes e somos conscientes
Enquanto mulher negra em diáspora, faço parte de milhares de estatísticas. Possivelmente, quando relacionamos isso a uma estrutura que muitas vezes desumaniza os nossos corpos, você deve ter imaginado os piores índices, seja por um sistema que nos invisibiliza ou pelas interseccionalidades que nos atravessam.…
COLUNA
Temos que deixar de olhar para a periferia pela ótica da escassez
Quando falamos de periferia, o imaginário social brasileiro automaticamente associa o grupo pertencente a este meio a um aglomerado de estereótipos negativos, subjugados e marginalizados. As pessoas negras são maioria nas periferias, resquício de um país racista, em que o racismo não é tão velado…