
COLUNISTAS
Fred Gelli
Fred Gelli é co-fundador e CEO da Tátil Design, consultoria de branding, design e inovação que desenha estratégias e experiências de marca que geram valor para o negócio, as pessoas e a sociedade. Com uma trajetória de 34 anos, a Tátil conquistou mais de 200 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o iF Design Award, IDEA – EUA, Caboré e Leões de Ouro. Fred desenvolveu a marca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e foi um dos diretores criativos da Cerimônia de Abertura e Encerramento. É considerado pela Fast Company Magazine um dos 100 mais criativos do mundo e pela Design Week um dos dez designers mais influentes. Atua há 20 anos como professor da PUC-RJ, nos cursos de Ecoinovação e Biomimética. É ainda consultor de branding de marcas como Natura, Danone, Gerdau e Ambev e palestrante sobre design, sustentabilidade e biomimética.
COLUNA
Diante do caos da existência, só a arte salva
Como já dizia Gilberto Gil, “vida é confusão”. Descobri isso de forma literal nos meus 59 anos, quando decidi comemorar com um festão (muito mais legal do que festejar os óbvios 60!), cujo tema era exatamente esse: “vida, a preciosa confusão”. A proposta era simples.…

COLUNA
O meteoro, o bufão e meu primeiro carro chinês
Se tem uma coisa que aprendi, tendo a natureza como principal fonte de inspiração há tanto tempo, é que, na jornada evolutiva, não existe jogo ganho para ninguém. Você pode ter a força e o tamanho de um Tiranossauro rex, um histórico de dominação absoluta…

COLUNA
Request for proposals (RFP)
Projeto: Rebranding da Marca USA™ Cliente: Governo dos Estados Unidos da América Departamento de Estratégia Global e Identidade Nacional (DESGINA) 1. Introdução Durante mais de um século, os Estados Unidos projetaram uma das marcas mais potentes já criadas na história. Um sistema simbólico que combinava…

COLUNA
enTRUMPia
O retorno de Donald Trump ao poder não é apenas um evento político. É um sintoma visível de um processo mais profundo – o avanço da “enTRUMPia”, uma onda de caos que parece sem fim. Polarização radical, guerras em expansão, risco nuclear, colapso climático. O…

COLUNA
O Web Summit, a Bienal de Veneza, Montezuma e a singularidade
Acabo de voltar de uma sequência de experiências que chacoalharam minha cabeça e meu coração. Foram 15 dias entre o Web Summit Lisboa, onde fiz uma palestra no palco Creative, em seguida mais uma semana mergulhando no mundo da arte contemporânea na 60ª edição na…

COLUNA
A barraca voadora e a professora dos professores
Tudo começou com um sachê de ketchup. O ano era 1986. Eu tinha mudado para o curso de design da PUC/ Rio depois de ter entendido que o sonho de ser engenheiro naval e desenhar veleiros não era para mim (levei três semanas para amarelar…

COLUNA
O coração não conhece limites
No dia 7 de setembro de 2016, às oito da noite, a contagem regressiva começava: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0. Nesse exato momento, o atleta norte-americano Aaron Wheelz “dropa” uma mega rampa de skate de 30 metros, construída sob…

COLUNA
O valor do que é realmente original e o miojo criativo
O dia era 19 de maio de 1967. O local, Brian Epstein Saville Theatre, em Londres. As especulações na imprensa eram de que algo realmente novo seria apresentado ao mundo e que tinha tudo para surpreender, até os maiores entusiastas da banda mais famosa de…

COLUNA
A vida é confusão
Precário, provisório, perecível;Falível, transitório, transitivo;Efêmero, fugaz e passageiro;Eis aqui um vivo, eis aqui um vivo. Impuro, imperfeito, impermanente;Incerto, incompleto, inconstante;Instável, variável, defectivo;Eis aqui um vivo, eis aqui. Ouvindo esta música do Lenine de olhos fechados em um voo para São Paulo, me peguei em lágrimas…

COLUNA
A inteligência social, as filas no SXSW e a viagem para a lua de Júpiter
Cinco dias no festival South by Southwest foram uma inspiração poderosa para a escolha do tema para este artigo. Com tanta coisa acontecendo em tão pouco tempo, tanta gente inteligente pelas sessões do centro de convenções, pelos corredores, nas happy hours e nas festas, participar…
