COLUNISTAS

Fred Gelli

Fred Gelli é co-fundador e CEO da Tátil Design, consultoria de branding, design e inovação que desenha estratégias e experiências de marca que geram valor para o negócio, as pessoas e a sociedade. Com uma trajetória de 34 anos, a Tátil conquistou mais de 200 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o iF Design Award, IDEA – EUA, Caboré e Leões de Ouro. Fred desenvolveu a marca dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e foi um dos diretores criativos da Cerimônia de Abertura e Encerramento. É considerado pela Fast Company Magazine um dos 100 mais criativos do mundo e pela Design Week um dos dez designers mais influentes. Atua há 20 anos como professor da PUC-RJ, nos cursos de Ecoinovação e Biomimética. É ainda consultor de branding de marcas como Natura, Danone, Gerdau e Ambev e palestrante sobre design, sustentabilidade e biomimética.

  • COLUNA

    O Web Summit, a Bienal de Veneza, Montezuma e a singularidade

    Acabo de voltar de uma sequência de experiências que chacoalharam minha cabeça e meu coração. Foram 15 dias entre o Web Summit Lisboa, onde fiz uma palestra no palco Creative, em seguida mais uma semana mergulhando no mundo da arte contemporânea na 60ª edição na…

  • COLUNA

    A barraca voadora e a professora dos professores

    Tudo começou com um sachê de ketchup. O ano era 1986. Eu tinha mudado para o curso de design da PUC/ Rio depois de ter entendido que o sonho de ser engenheiro naval e desenhar veleiros não era para mim (levei três semanas para amarelar…

  • COLUNA

    O coração não conhece limites

    No dia 7 de setembro de 2016, às oito da noite, a contagem regressiva começava: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0. Nesse exato momento, o atleta norte-americano Aaron Wheelz “dropa” uma mega rampa de skate de 30 metros, construída sob…

  • COLUNA

    O valor do que é realmente original e o miojo criativo

    O dia era 19 de maio de 1967. O local, Brian Epstein Saville Theatre, em Londres.  As especulações na imprensa eram de que algo realmente novo seria apresentado ao mundo e que tinha tudo para surpreender, até os maiores entusiastas da banda mais famosa de…

  • COLUNA

    A vida é confusão

    Precário, provisório, perecível;Falível, transitório, transitivo;Efêmero, fugaz e passageiro;Eis aqui um vivo, eis aqui um vivo. Impuro, imperfeito, impermanente;Incerto, incompleto, inconstante;Instável, variável, defectivo;Eis aqui um vivo, eis aqui. Ouvindo esta música do Lenine de olhos fechados em um voo para São Paulo, me peguei em lágrimas…

  • COLUNA

    A inteligência social, as filas no SXSW e a viagem para a lua de Júpiter

    Cinco dias no festival South by Southwest foram uma inspiração poderosa para a escolha do tema para este artigo. Com tanta coisa acontecendo em tão pouco tempo, tanta gente inteligente pelas sessões do centro de convenções, pelos corredores, nas happy hours e nas festas, participar…

  • COLUNA

    IA generativa e a terceirização da imaginação

    Imaginar. Imaginar sempre foi um dos maiores diferenciais do Sapiens em relação a qualquer outro ser vivo neste planeta. Enxergar algo que ainda não existe. Conectar o que não foi conectado. Inventar. Dá para dizer que somos o animal mais criativo concebido pela evolução. Nossa…

  • COLUNA

    A natureza do erro e a atrofia da intuição

    No final de semana passada, voltando de viagem, diante de um aparente engarrafamento no viaduto que dá acesso ao túnel Rebouças, minha mulher, que estava dirigindo, me perguntou: “o que eu faço? Encaro ou pego o caminho alternativo?”. Na hora eu disse “calma, vou olhar…

  • COLUNA

    A Sumaúma e as sementes de futuro. O desafio de regenerar nossa própria natureza

    Regeneração. Essa, assim como muitas outras palavras do universo da sustentabilidade, vem sendo esvaziada de sentido por usos superficiais, equivocados e oportunistas, espalhados em uma avalanche de textos, peças publicitárias e artigos sobre a bandeira ESG. No dicionário, regeneração significa “dar nova existência a; melhorar;…

  • COLUNA

    A girafa, a zebra e Jacob Collier. O desafio de viver sua verdadeira natureza

    Era o período de seca na savana. Uma zebra observa com inveja uma girafa comendo as folhas ainda tenras da copa das árvores. Na mesma hora ela pensa: “o que eu poderia fazer para que meu pescoço crescesse?”. Ela quer o que a girafa tem.…