COLUNISTAS

Genesson Honorato

Genesson Honorato é psicólogo com olhar para a psicanálise, tem formação em Marketing e Design Digital pela ESPM e MBA em inovação pela University Of Akron, nos Estados Unidos. Atualmente é Sócio-Diretor de Inovação da Kuba Audio, Professor na Fundação Dom Cabral, Mentor e Palestrante. Tem mais de 10 anos de experiência em multinacionais nas áreas de RH, Marketing e Inovação.

  • COLUNA

    Sociedade do cansaço: estamos cansados demais para perceber?

    Estamos cansados. Isso já não é novidade. Mas talvez a verdadeira novidade seja essa: estamos cansados demais para perceber o quanto estamos cansados. Byung-Chul Han escreveu que vivemos em uma sociedade que trocou o dever pela performance. Não somos mais cobrados por fora, mas por…

    pessoa com a cabeça baixa e mão na testa expressando cansaço
  • COLUNA

    Quando a inovação cansa: o dilema de sempre buscar o novo

    Vivemos num tempo em que tudo precisa ser novo o tempo todo. Nova ideia. Nova trend. Nova buzzword. Nova estrutura organizacional com nome em inglês e promessas de disrupção. É como se o mundo tivesse sido tomado por uma ansiedade crônica de reinvenção. Uma inquietação…

    Quando a inovação cansa: o dilema de sempre buscar o novo
  • COLUNA

    A pressa, o ruído e o caminho de volta para o que importa

    Cidades são aldeias mortas, desafio nonsense Competição em vão, que ninguém vence Pense num formigueiro, vai mal Quando pessoas viram coisas, cabeças viram degraus O verso de Emicida não é apenas uma crítica urbana. É quase um diagnóstico. A cidade nos prometeu tudo: movimento, progresso,…

  • COLUNA

    Liderança, a IA é a menor das suas preocupações

    Tem coisa que a inteligência artificial faz melhor que a gente. E não há problemas em reconhecer isso, desde que a gente não esqueça o que ainda é, e deve continuar sendo, exclusivamente humano. Quando a liderança começa a se parecer mais com um algoritmo…

  • COLUNA

    Quem está sendo treinado: a IA ou nós?

    Fui comprar um café. Novo privilégio? Talvez! Quando cheguei no balcão o atendente me olhou e disse: “oi, tudo bem?”. Eu prontamente respondi “tudo bem, e você?”. Ele me olhou assustado, meio sorrindo, meio sem graça, sem jeito. A pessoa ao lado que aguardava o…

  • COLUNA

    A exaustão de se manter relevante todos os dias

    Não basta mais existir: é preciso performar conhecimento, corpo saudável, barriga de tanquinho e participar da última trend. O que acontece quando a vida vira um palco compulsório de relevância ininterrupta? Foi-se o tempo em que nossas experiências cabiam a nós e a poucos familiares…

  • COLUNA

    A sobrecarga sensorial como anestesia: por que precisamos de barulho para suportar o silêncio?

    “Às vezes, o som do silêncio faz um barulho imenso.” Ouvi essa frase há um tempo de uma pessoa próxima. Havíamos acabado de chegar no lugar onde passaríamos o final de semana e, de fato, havia um silêncio ensurdecedor – um vazio sonoro daqueles que…

    homem confuso com muitas coisas ao mesmo tempo chamando a atenção
  • COLUNA

    O mundo digital e a ilusão da autenticidade

    Você já parou para se olhar no espelho hoje? Talvez você esteja pensando no espelho do seu banheiro, ou aquele do elevador quando você chega no trabalho. Mas aqui quero falar do nosso black mirror diário – a tela do celular – e do reflexo…

  • COLUNA

    Então é Natal, e o que você fez?

    Esse ano eu passei por diversos estados brasileiros para falar sobre o hackeamento da atenção humana. Redes sociais, algoritmos e as telas que nos mantêm viciados em olhar para likes, notificações e distrações como aquele vídeo do “Campeonato de forrar cama” que tem lá na…

  • COLUNA

    Como perceber o tempo onde o sol não nasce e não se põe?

    Entendo que haja alguns mitos sobre a adoção de novas tecnologias, principalmente no ambiente de trabalho. Um deles é a ideia de que a tecnologia vai nos ajudar a olhar mais para as pessoas porque teremos mais tempo para isso. Ou seja, ao passo que…