COLUNISTAS
Juliana de Faria
Juliana de Faria é jornalista, escritora e pós graduada em neurociência e comportamento. Está à frente do Estúdio Jules, consultoria criativa para compreensão de propósito, definição de identidade e criação de posicionamento para líderes visionários e visionárias. Também fundou uma das ONGs de direito das mulheres mais relevantes do país, Think Olga, criadora de duas das campanhas mais importantes sobre assédio sexual: Chega de Fiu Fiu e #PrimeiroAssedio. Foi eleita uma das 8 mulheres incríveis que estão rompendo barreiras por Chelsea Clinton e Cosmo Magazine (Cosmo and the Clinton Foundation 's No Ceilings Initiative, 2014) e finalista do Prêmio Claudia na categoria Trabalho Social e do Troféu Mulher Imprensa. Alumni do programa Women Leaders do Departamento de Estados dos EUA (Washington DC, 2015). E mãe <3
COLUNA
Escala 6×1 é máquina de moer sonhos
Uma discussão importante sobre o futuro do trabalho está ganhando força no país. A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), liderando o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), apresentou uma proposta para o fim da escala 6×1. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que visa…
COLUNA
Lideranças do Pacto Global da ONU no Brasil são acusados de assédio moral
O Pacto Global da ONU simboliza o compromisso com ética, justiça e sustentabilidade. Ele engaja mais de 2,3 mil empresas no Brasil – muitas delas de grande porte – para adotar práticas responsáveis e inclusivas. Por isso, as denúncias de assédio moral, discriminação e violência…
COLUNA
Ser sensível é ser humano
Encontrei há pouco tempo no LinkedIn uma vaga em marketing que buscava alguém com os requisitos tradicionais – conhecimento e experiência, “habilidade em lidar com pessoas”, “visão de dono” – e um traço peculiar, que eles associavam a buscar resultados: “zero sensibilidade”. Não sei se…
COLUNA
Liderança de Pensamento: um legado em construção
Liderança de pensamento, basicamente, é sobre pessoas ou até mesmo empresas que, com ideias inovadoras e perspicazes, se destacam como referências em suas áreas. Essas figuras vão além do básico, liderando discussões, moldando tendências e inspirando mudanças nos seus campos de atuação. Quem já deu…
COLUNA
A crise de imaginação do Brasil está aqui
Pela primeira vez em sua história, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) analisou a criatividade dos jovens. O Brasil teve resultados lamentáveis, com só 10% dos seus participantes qualificados com alto desempenho. Entre as questões que avaliaram o pensamento criativo estavam a demanda…
COLUNA
É possível ser criativo em escala industrial?
Criar, ousar e experimentar são atividades que caracterizam algumas das empresas mais adoradas e eficientes do mundo. Em consequência, mesmo empresas bastante tradicionais se sentem obrigadas a exaltar que são criativas em suas equipes, culturas e visões, mesmo que seja só quando convém. Sabemos que…
COLUNA
Pra que dark web se há TikTok?
Ao nos aventurarmos pela vastidão da internet, entramos em um mundo repleto de contrastes. Como esquecer a marcante frase de Charles Dickens em “Um Conto de Duas Cidades”: “foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos”? Essa dualidade está mais presente do que…
COLUNA
Quando marcas precisam de terapia
O secretário de cultura de Salvador, Pedro Tourinho, recentemente expressou sua frustração com a falta de interesse das marcas em investir em eventos culturais diversos e identitários fora do eixo Rio-São Paulo. Sua iniciativa, Novembro Salvador Capital Afro recebeu a maior parte do financiamento da…
COLUNA
Influencer sem propósito a onda leva
As redes sociais evoluíram de espaços para compartilhar crenças, pensamentos, sonhos, incômodos e diferentes maneiras de viver e pensar para se tornarem plataformas de projeção de carreiras, fama e abundância financeira. Inicialmente, a simplicidade era a essência e a vida cotidiana e as conexões pessoais,…