COLUNISTAS

Silvana Bahia

Silvana Bahia é codiretora executiva no Olabi – organização dedicada a diversificar a cena de tecnologia e inovação no Brasil. Fellow da Ashoka Brasil, pesquisadora e mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF. Editora do livro “Pode um robô ser racista?”, o primeiro livro da Coleção Pensando Amanhãs do Museu do Amanhã, lançado em 2023. Considerada uma das 100 pessoas inovadoras mais importantes do mundo pelo The Future Laboratory na Inglaterra, é colunista da Fast Company Brasil, onde compartilha seus insights sobre tecnologia e inovação. Em 2023, recebeu o prêmio Destaques da Governança da Internet concedido pelo Comitê Gestor da Internet – CGI.

  • COLUNA

    Novembro é movimento

    Novembro tem sempre um clima diferente. É aquela sensação de reta final de ano, misturada com o Mês da Consciência Negra, quando o Brasil tenta ajustar o olhar para histórias que sempre ficaram à margem. Mas este novembro, em especial, veio com uma camada a…

    grupo de mulheres batendo palmas
  • COLUNA

    Julho passou, mas o que ele convoca permanece

    Há meses que não se encerram no calendário. Permanecem porque nos afetam de maneira profunda, simbólica, coletiva. Julho é um desses meses. É quando o ano dobra a esquina, o semestre muda e, para muitas de nós, a história nos convoca de forma mais direta…

    Julho passou, mas o que ele convoca permanece
  • COLUNA

    Educação midiática é educação para a vida

    Educação midiática não é moda, nem assunto técnico demais para ficar restrito a especialistas. É pauta urgente. Diz respeito a como a gente vive, se informa, toma decisões, forma opinião e se reconhece (ou não) nos mundos digitais. Por isso, apresentar a segunda temporada do…

  • COLUNA

    Memória, política e a política da memória

    Passei sete semanas na Cidade do Cabo, na África do Sul. Fui para estudar inglês, mas voltei com muito mais do que novas palavras. Compartilhei um pouco dessa experiência neste artigo. Minha intenção com a viagem era também entender como essa sociedade enfrentou o apartheid,…

  • COLUNA

    Diversidade é inegociável

    Escrevo esta coluna da Cidade do Cabo, na África do Sul, onde vou passar as próximas semanas. Acabei de chegar, mas já tem sido muito especial: é a primeira vez que piso no continente africano. Ainda estou me acostumando com o fuso, com a divisão…

  • COLUNA

    A inquietação que nos inspira a resistir

    O ano de 2025 mal começou e já me deixa inquieta. A esperança e os desejos da noite de réveillon pareceram morrer na praia quando Mark Zuckerberg surgiu nas telas para anunciar as mudanças nas políticas de moderação de conteúdo da Meta. A flexibilização das…

  • COLUNA

    Em 2025, reencante-se!

    Nestes últimos dias de 2024, só tenho uma coisa a dizer: que ano! Na verdade, claro, ainda tenho muitas coisas a dizer – e farei isso em seguida. Mas, antes de tudo, preciso reconhecer tanto a força quanto o peso desses 12 meses que agora…

  • COLUNA

    O pacto da branquitude na tecnologia

    Para a coluna deste mês, convidei minha amiga Gabriela Agustini para escrever sobre um tema muito importante para mim e também para toda sociedade: os desafios e oportunidades da inteligência artificial, especialmente no que diz respeito à equidade racial.  Há 10 anos, Gabi fundou o…

  • COLUNA

    Liberdade para imaginar, imaginação para libertar

    Imaginar pode parecer algo simples e corriqueiro, mas a verdade é que tem sido um privilégio reservado a poucas pessoas. A população negra – embora guardiã de uma história rica em imaginação, criatividade e inovação – vem sendo historicamente impedida de vislumbrar futuros devido às…

  • COLUNA

    A liderança é viva e precisa se reinventar

    Nas últimas semanas, tive o privilégio de participar de dois eventos que me inspiraram a (re)pensar as formas de experimentar o mundo e fortaleceram minha crença no poder das conexões e das novas formas de liderança. Ambos aconteceram na Bahia e, de Trancoso a Salvador,…