COLUNISTAS

Silvana Bahia

Silvana Bahia é codiretora executiva no Olabi – organização dedicada a diversificar a cena de tecnologia e inovação no Brasil. Fellow da Ashoka Brasil, pesquisadora e mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF. Editora do livro “Pode um robô ser racista?”, o primeiro livro da Coleção Pensando Amanhãs do Museu do Amanhã, lançado em 2023. Considerada uma das 100 pessoas inovadoras mais importantes do mundo pelo The Future Laboratory na Inglaterra, é colunista da Fast Company Brasil, onde compartilha seus insights sobre tecnologia e inovação. Em 2023, recebeu o prêmio Destaques da Governança da Internet concedido pelo Comitê Gestor da Internet – CGI.

  • COLUNA

    Em 2025, reencante-se!

    Nestes últimos dias de 2024, só tenho uma coisa a dizer: que ano! Na verdade, claro, ainda tenho muitas coisas a dizer – e farei isso em seguida. Mas, antes de tudo, preciso reconhecer tanto a força quanto o peso desses 12 meses que agora…

  • COLUNA

    O pacto da branquitude na tecnologia

    Para a coluna deste mês, convidei minha amiga Gabriela Agustini para escrever sobre um tema muito importante para mim e também para toda sociedade: os desafios e oportunidades da inteligência artificial, especialmente no que diz respeito à equidade racial.  Há 10 anos, Gabi fundou o…

  • COLUNA

    Liberdade para imaginar, imaginação para libertar

    Imaginar pode parecer algo simples e corriqueiro, mas a verdade é que tem sido um privilégio reservado a poucas pessoas. A população negra – embora guardiã de uma história rica em imaginação, criatividade e inovação – vem sendo historicamente impedida de vislumbrar futuros devido às…

  • COLUNA

    A liderança é viva e precisa se reinventar

    Nas últimas semanas, tive o privilégio de participar de dois eventos que me inspiraram a (re)pensar as formas de experimentar o mundo e fortaleceram minha crença no poder das conexões e das novas formas de liderança. Ambos aconteceram na Bahia e, de Trancoso a Salvador,…

  • COLUNA

    Mulheres negras, latino-americanas e tecnológicas

    Em 1987, Lélia Gonzalez participou de dois encontros marcantes com mulheres latino-americanas. Na Cidade do Panamá e em La Paz ela conheceu mulheres dispostas a enfrentar juntas os desafios de serem quem são em sociedades tão marcadas pelas violências causadas pelo machismo e pelo racismo. …

  • COLUNA

    A inteligência está em xeque

    A inteligência artificial é um conceito em disputa. Isso fica cada vez mais claro para mim na medida em que vou participando de eventos, compondo mesas de debate, recebendo convites para colaborar em artigos científicos, podcasts, aulas. Tudo isso me faria uma especialista em IA.…

  • COLUNA

    Internet, conexão e desigualdade

    Uma coisa ficou certa nos tempos em que vivemos: a internet se tornou um bem essencial, uma presença constante nas nossas vidas, principalmente as urbanas, tão contaminadas pelas necessidades inventadas de comunicação instantânea a longa distância, de acesso à informação (mais ou menos apurada) em…

  • COLUNA

    Tecnologias encantadas

    Eu sou uma mulher de axé. Acredito no poder dos orixás e da natureza. Experimento o mundo a partir de gramáticas diversas, dos vários modos de viver, fazer e pensar das múltiplas presenças e culturas que há no mundo. A sabedoria elaborada nos terreiros das…

  • COLUNA

    Carnaval como tecnologia de memória

    Eu amo o carnaval por sua capacidade de assimilar, inventar e ressignificar tecnologias, criando narrativas, estimulando nossa vontade e desejo de conhecer mais, de gerar novas discussões e reforçar outras que estão em pauta. Das fantasias mais inusitadas nos bloquinhos de rua às pirotecnias da…

  • COLUNA

    Armadilhas do reconhecimento facial

    Essa é a primeira vez na vida que me aventuro a escrever mensalmente para uma coluna. Contei um pouco desse desafio no meu primeiro texto aqui. Gosto sempre de relembrar isso porque me comprometi a usar esse espaço como canal de esperança, como instrumento de…