COLUNISTAS

Tiago Mattos

Co-fundador da Aerolito, Tiago é internacionalmente conhecido como um expert em futuros. É membro do corpo docente da Singularity University (EUA), foi professor convidado na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e da Universidade de Lisboa (Portugal). Suas apresentações já foram vistas em cinco continentes. Em 2018, foi convidado para compartilhar suas ideias na ONU, em Genebra. Como empreendedor, esteve no time de co-fundação de diversas iniciativas da nova economia: laboratórios de big data, plataformas digitais, coworkings, aceleradoras, apps e escolas de inovação. Como autor, teve seu livro figurando nas listas dos mais vendidos. Em 2020, foi convidado para participar da versão brasileira da coletânea ‘Letter to My Younger Self’ junto com cartas de Paul McCartney, Ariana Huffington, do chef Jamie Oliver e outros 80 nomes internacionais.

  • COLUNA

    Um único coro

    Em 2005, os Estados Unidos enfrentaram um dos seus maiores desafios climáticos quando o furacão Katrina invadiu o Golfo do México e devastou completamente o estado da Luisiana, deixando mais de um milhão de desalojados. Algumas estimativas falam de um total de 90 cidades atingidas.…

  • COLUNA

    Propósito sem legado é egotrip

    Em 2018, a fintech Doconomy lançou Do Black, o primeiro cartão de crédito com limite de gastos – baseado, exclusivamente, na pegada de carbono dos seus clientes. A cada compra, uma inteligência artificial estimava o quanto de CO2 havia sido emitido para a produção e…

  • COLUNA

    O sistema come a cultura no almoço (sistema pró-ruptura)

    Silvio Meira, maior futurista do Brasil, acredita que uma boa liderança deve investir 70% do tempo pensando em futuros. O que me faz concluir o óbvio: se você é uma liderança e não tem essa rotina, das duas, uma: ou você ocupa um cargo de…

  • COLUNA

    O sistema come a cultura no almoço (parte II)

    Na minha última coluna, fiz uma confissão. Por muitos anos, acreditei que as grandes transformações organizacionais começavam pela criação de uma cultura forte. Esse era o ponto chave. Só com uma cultura pró-inovação é que estaríamos abertos a um roadmap pró-inovação. Como disse Drucker: “cultura…

  • COLUNA

    O sistema come a cultura no almoço (parte I)

    Relato altamente sincericida: por muito tempo, acreditei que as grandes mudanças organizacionais deveriam partir de uma mudança de cultura. Talvez influenciado pela máxima citada por 10 entre 10 calouros da faculdade de administração: cultura come a estratégia no café da manhã. Para Drucker, não importa…

  • COLUNA

    Futuros, no plural

    Sendo esta a minha primeira coluna para a Fast Company Brasil, talvez deva – antes de qualquer coisa – me apresentar, como mandam os manuais de etiqueta. Meu nome é Tiago, tenho 43 anos e (quando falo de trabalho) as pessoas associam ao meu nome…