7 imagens que retratam os primeiros 100 dias do governo de Donald Trump

Os primeiros 100 dias do segundo governo Trump produziram imagens marcantes. Mas o que elas dizem sobre sua presidência?

Créditos: Alex Brandon/ Andrew Harnik/ Jim Watson/ Getty Images

Joe Berkowitz 4 minutos de leitura

Por volta das 8h40 da manhã de 1º de janeiro, um soldado do exército dos EUA insatisfeito explodiu um Cybertruck alugado em frente ao Trump International Hotel em Las Vegas. Sete pessoas ficaram feridas na explosão e uma morreu – o próprio motorista, ferido com um tiro que ele mesmo disparou.

Os escombros carbonizados e o metal retorcido deixados para trás evocaram tanto o criador do carro, o magnata da Tesla Elon Musk, quanto o proprietário do hotel, o presidente Donald Trump. Também sinalizaram uma carnificina iminente no horizonte diante da perspectiva dessa dupla distópica comandando o governo dos Estados Unidos.

O ano havia acabado de começar e 2025 já entregava sua metáfora visual mais simbólica. Desde então, várias outras imagens impactantes surgiram durante os primeiros 100 dias do governo Trump, que capturam perfeitamente como esta presidência tem se desenrolado até agora.

1. Elon Musk levanta o braço

gesto nazista de Elon Musk/ 100 dias do governo Trump
Crédito: Alex Wong/ Getty Images

Na posse de Trump, durante um discurso sobre o Departamento de Eficiência Governamental (então em gestação), Musk colocou a mão sobre o peito, disse “meu coração está com vocês” e, em seguida, fez um gesto, no mínimo, questionável. E ainda repetiu mais uma vez a pose com o "braço rígido", que tinha mais do que uma semelhança com a saudação nazista.

Só Musk sabe ao certo se fez o gesto por engano ou de propósito. O fato é que ele nunca se desculpou, mas reclamou no X/ Twitter que toda crítica ao seu gesto era “truque sujo”. Não se sabe se “truques sujos” são a razão pela qual várias pessoas que imitaram a saudação de Musk perderam seus empregos.

2. Volodymyr Zelenskyy é triturado em público

 

Trump, Zelensky e JD Vance/ 100 dias do governo Trump
Crédito: Andrew Harnik/ Getty Images

O presidente ucraniano entrou no Salão Oval presumivelmente esperando chegar a um acordo sobre a troca dos minerais raros de seu país por apoio contínuo dos EUA. Em vez disso, Zelenskyy caiu em uma emboscada. Trump e o vice-presidente JD Vance se revezaram repreendendo-o ao vivo na TV por não ser suficientemente grato pelo apoio dos EUA durante a invasão russa.

3. Trump meu ovo!

Crédito: Reprodução/ Instagram

Trump prometeu entregar uma taxa de inflação mais baixa no primeiro dia de seu segundo mandato. Em vez disso, os preços dos ovos dispararam ainda mais após ele assumir o cargo, por uma série de razões.

Placas de supermercados sobre racionamento de ovos rapidamente apareceram em toda a mídia social. A crise dos ovos desde então diminuiu, mas não antes de gerar um baita meme.

4. Imagens pesadas postadas de forma leviana

 

conta da Casa Branca no  Twitter/ 100 dias do governo Trump

A conta do X/ Twitter controlada pela Casa Branca passou por uma mudança radical de abordagem. O exemplo mais flagrante é provavelmente a foto de uma mulher chorando enquanto estava sob custódia do ICE (departamento que cuida da imigração).

O gerente de mídia social da Casa Branca passou a foto por um filtro de IA do Studio Ghibli, tornando-a “fofa”.

Sejam quais forem as alegadas condenações passadas, zombar da dor de alguém em um canal oficial do governo é um comportamento vergonhoso.

5. Essas belezinhas estão em liquidação

 

exposição de carros da Tesla no jardim da Casa Branca/ 100 dias do governo Trump
Crédito: Andrew Harnik/ Getty Images

Em um esforço para ajudar a Tesla a conter a maré baixa, o presidente organizou uma versão de uma venda sazonal de carros no gramado da Casa Branca.

Trump não poupou elogios para a imprensa reunida, falando sobre como achava os Teslas “elegantes e legais”. “Tudo é digital!” ele exclamou em um momento.

O espetáculo não ajudou nem um pouco a onda decrescente de Musk, mas trouxe à tona uma imagem que há muito rondava todos os cantos da imaginação pública: Trump como um entusiasmado vendedor de carros usados.

6. Onda vermelha toma conta do mapa de ações

tela vermelha mostrando queda no preço das ações/ 100 dias do governo Trump
Crédito: Finviz/ Internet Archive

A estratégia de Trump de impor tarifas a mais ou menos todos os países criou muitas imagens marcantes. A mais expressiva da queda livre do mercado de ações surgiu um dia depois do anúncio desse pacote tarifário sem precedentes, batizado de  “Dia da Libertação”.

Trata-se de um mapa que mede a temperatura do mercado de ações ficando quase todo vermelho. É quase como se a segurança econômica dos EUA estivesse sangrado em apenas 100 dias do governo Trump.

7. Simplesmente Noem

Kristi Noem visita prisão em El Salvador/ 100 dias do governo Trump
Crédito: Alex Brandon/ Getty Images

A secretária de Segurança Interna Kristi Noem, pelo visto, é fã de cosplay. Ela vestiu equipamento tático várias vezes para acompanhar as incursões do ICE, aparentemente com o único propósito de gerar conteúdo.

Mas sua maior contribuição para o vocabulário visual do segundo mandato de Trump foi a performance em uma prisão em El Salvador, onde ela filmou a si mesma em frente a uma cela lotada de detentos, em sua maioria sem camisa, e ameaçou todos os “estrangeiros criminosos ilegais” nos EUA, dizendo que eles poderiam em breve estar lá também.

No fim das contas, para a maioria das pessoas, o mais difícil de revisitar essas imagens é perceber, com choque, que tudo isso aconteceu em apenas 100 dias do governo Trump.


SOBRE O AUTOR

Joe Berkowitz é colunista de opinião da Fast Company. saiba mais