Boa noite, smartphone: Ikea cria cama para celular e premia quem vai dormir

Marca sueca lança miniatura de cama com chip e recompensa quem deixar o telefone “descansando” por sete noites seguidas

mini dormitório da Ikea para smartphones
Crédito: Ikea/ Divulgação

Grace Snelling 2 minutos de leitura

É fato conhecido que usar o celular antes de dormir prejudica o sono. Estudos mostram que o hábito de rolar a tela à noite mantém o cérebro em alerta, atrasa o início do sono REM e pode até desregular o ritmo circadiano. A Ikea pensou em uma solução inusitada para esse problema: projetou uma cama exclusiva para o seu telefone.

A Phone Sleep Collection é uma miniatura de uma cama da Ikea, feita sob medida para acomodar o smartphone sobre o criado-mudo. Embutido na estrutura há um chip NFC, que registra quanto tempo o aparelho fica “deitado”.

Se o usuário resistir à tentação e deixar o celular repousar por sete horas durante sete noites consecutivas, ganha um voucher de cerca de US$ 27. Como quase todos os produtos da marca sueca, o kit vem desmontado em cinco peças para que a própria pessoa monte o conjunto.

“Dos mestres do sono chega uma nova revolução no descanso: uma inovação que vai mudar o mundo para melhor”, anuncia o comercial do produto. “É a invenção que você não sabia que precisava – e da qual nunca mais vai querer abrir mão.”

Mas, por enquanto, a cama de celular não está disponível para todos. Criada pela agência Memac Ogilvy, a coleção foi lançada exclusivamente nos Emirados Árabes Unidos, acessível apenas a clientes que gastarem mais de US$ 207 em produtos Ikea.

Ainda que soe como uma jogada de marketing, a ideia se encaixa no crescente mercado de “truques” para reduzir o tempo de tela.

mini dormitório da Ikea para smartphones
Crédito: Ikea/ Divulgação

A partir de 2017, os chamados dumbphones – celulares simples e sem aplicativos – viveram um breve renascimento, impulsionados por usuários cansados da dependência dos smartphones.

Marcas como Nokia e Consumer Cellular aderiram à tendência, mas o entusiasmo diminui à medida que os smartphones se tornaram ferramentas indispensáveis no trabalho e na vida pessoal.

mini dormitório da Ikea para smartphones
Crédito: Ikea/ Divulgação

Hoje, quem busca um "detox digital" recorre a soluções mais criativas: aplicativos como Focus Friend e Touch Grass, dispositivos como o Brick, que bloqueia apps que distraem a atenção e até capas de celular tão pesadas que desestimulam o uso. A cama da Ikea é mais uma proposta dentro dessa lógica, só que focada no ritual noturno.

“Embora o lançamento do produto seja limitado, seu princípio aborda um desafio universal”, explica Carla Klumpenaar, diretora de marketing e design de varejo da Ikea nos Emirados Árabes.

“Acreditamos que pequenos rituais, como ‘colocar o telefone para dormir’, podem criar rotinas melhores e contribuir para uma melhor qualidade de sono e clareza mental." Segundo a executiva, essa iniciativa transforma um desafio cotidiano em um hábito saudável.

É uma ideia absurda? Talvez. Mas, se ajudar a garantir algumas horas extras de sono, pode ser genial.


SOBRE A AUTORA

Grace Snelling é colaboradora da Fast Company e escreve sobre design de produto, branding, publicidade e temas relacionados à geração Z. saiba mais