Em construção no Texas, o primeiro hotel erguido com impressão 3D
O El Cosmico está construindo 43 novas unidades hoteleiras e 18 casas em 24 hectares. Tudo isso usando uma impressora 3D
A impressora 3D é parecida com qualquer outra - exceto pelo fato de ter o tamanho de um guindaste e de estar construindo, camada por camada, um hotel em pleno deserto do Texas.
O El Cosmico, um hotel e acampamento nos arredores da cidade de Marfa, está se expandindo, com a construção de 43 novas unidades hoteleiras e 18 casas em24 hectares – e tudo isso usando uma impressora 3D.
Esse é o primeiro hotel impresso em 3D do mundo, segundo a proprietária do El Cosmico, Liz Lambert, e os parceiros responsáveis pelo projeto – a ICON, empresa de impressão 3D sediada em Austin, no Texas, e os arquitetos do Bjarke Ingels Group.
“A maioria dos hotéis tem apenas quatro paredes e, muitas vezes, você constrói a mesma estrutura várias e várias vezes”, explica Lambert. “Eu nunca tinha conseguido construir com tão pouca restrição e tanta fluidez... Com curvas, cúpulas e parábolas! É uma maneira incrível de construir.”
As unidades podem incluir características arquitetônicas que normalmente seriam muito caras para serem reproduzidas em grande escala com a construção tradicional.
As paredes de 3,7 metros de altura das duas primeiras unidades em construção são um espaço residencial de três quartos e uma unidade hoteleira de um quarto. As paredes curvas, de cor bege, estão sendo canalizadas pela Vulcan da ICON, uma impressora 3D de 14,2 m de largura, 4,7 m de altura e 4,75 toneladas de peso.
Um técnico de impressão monitora a Vulcan enquanto o braço robótico e o bocal deslizam pelo local de trabalho em um guindaste.
A “tinta” dessa impressora 3D é um material especial à base de cimento chamado Lavacrete, uma mistura projetada para oferecer resistência, escala acessível e capacidade de impressão. O fundador e CEO da ICON, Jason Ballard, explica que os trabalhadores ajustam e misturam os ingredientes com base nas condições climáticas.
“A mágica acontece nas misturas que nos permitem continuar a imprimir”, diz Ballard, acrescentando que a umidade, a temperatura e a irradiação afetam o comportamento do material e até mesmo a cor final. A ICON também está trabalhando em um bairro de casas impressas em 3D perto de Austin.
A longo prazo, a construção impressa em 3D poderia substituir alguns empregos de mão de obra especializada, afirma Milad Bazli, professor de ciência e tecnologia da Universidade Charles Darwin, na Austrália.
“Acho que, do ponto de vista social e do efeito sobre a economia em termos de empregos locais, especialmente em áreas remotas, esse será um dos problemas que precisaremos considerar quando adotarmos o método de impressão 3D”, disse Bazli.
A expansão do El Cosmico deve ser concluída até 2026. As unidades hoteleiras custarão entre US$ 200 e US$ 450 por noite.