Esporte & design: nova sede do futebol da Noruega une o útil ao agradável
Jogadores terão a chance de treinar nesse espaço deslumbrante, projetado pela Snøhetta

Se não fossem as linhas brancas no gramado, seria fácil achar que este prédio é um hotel super tranquilo, cercado por um campo gramado no meio da floresta norueguesa. Afinal, a maioria dos centros de treinamento de futebol são estruturas sem graça, já que sua única função é oferecer uma infraestrutura básica para jogadores chutarem uma bola.
Mas este não é apenas um lugar para jogar bola. Essas instalações, projetadas pelo renomado escritório de arquitetura Snøhetta, têm como objetivo redefinir o conceito de centro de treinamento, transformando o CT em um espaço vibrante para toda a comunidade do futebol.
“Nossa abordagem em relação à sustentabilidade está profundamente enraizada em uma perspectiva holística, que considera o impacto ambiental e promove a comunidade e a inclusão”, descreve Frank Denis Foray, arquiteto sênior da Snøhetta e líder do projeto, sobre a filosofia por trás da proposta para os novos centros de treinamento da seleção nacional de futebol da Noruega (NFF).
Conhecida pela sua habilidade de integrar arquitetura e natureza de forma harmoniosa, a empresa propôs dois projetos para a NFF, localizados nas cidades norueguesas de Asker e Ski, nos arredores da capital, Oslo.
Ambos os projetos homenageiam o rico patrimônio nórdico da Noruega, buscando inspiração nas formas arquitetônicas tradicionais, como a Casa Longa viking – um tipo de habitação comunitária central comum nas antigas aldeias nórdicas.
“Há mais de mil anos, a Casa Longa era o coração da comunidade – um lugar de encontro onde pessoas de todas as classes sociais, de reis a fazendeiros, jovens e velhos, se reuniam para compartilhar histórias, experiências e tradições”, conta Foray.
“Esse espírito de unidade e coletividade está no centro do nosso design, garantindo que a nova instalação não seja apenas um local para eventos esportivos, mas sim um ponto de encontro para toda a comunidade do futebol”, diz Foray sobre a nova sede do futebol da Noruega.

As imagens do projeto de Asker revelam três grandes campos em terraços, dispostos em uma leve inclinação. No topo, uma estrutura de vidro e madeira em dois níveis parece crescer organicamente do chão de terra.
No telhado de grama do último nível, uma grande abertura circular ilumina uma árvore gigantesca que domina o pátio, permitindo que a luz suave e a sombra entrem no interior do prédio.

Os campos em terraços são conectados por grandes escadas que servem como arquibancadas para os espectadores e permitem que as pessoas se desloquem com facilidade.
As imagens do projeto mostram os campos de futebol em um terreno plano, ladeados por um grande prédio longo que se curva suavemente, todo feito de madeira renovável. Painéis solares adornam os telhados, alimentando as instalações.
Além desses centros de treinamento, as instalações também incluem escritórios administrativos, uma escola técnica de esportes e escritórios externos para a federação nacional do esporte, consolidando a nova sede do futebol da Noruega em um único campus.

Embora a proposta para a cidade de Asker ainda esteja em fase conceitual, a instalação de Ski está avançando. “Estamos progredindo de forma constante, com a primeira fase do novo plano regulatório já em andamento”, relata Foray. Embora alguns detalhes ainda estejam sendo finalizados, a NFF espera que o projeto seja concluído nos próximos cinco anos.
Esses centros de treinamento prometem ser muito mais do que apenas um local para os atletas aprimorarem suas habilidades. Eles foram pensados como um símbolo de união, uma celebração do patrimônio norueguês e um testemunho do poder do design sustentável e consciente.
E não custa nada admitir: eles provavelmente vão ser os centros de treinamento de futebol mais bonitos que você já viu.