Este saco de treino de boxe com IA promete uma revolução no fitness
O Growl recorre a sensores, câmeras e IA para transformar um saco de boxe tradicional em um treinador de realidade aumentada
Léo Desrumaux tinha só 16 anos quando se mudou para os Estados Unidos como estudante de intercâmbio. “Eu estava um pouco perdido. Foi aí que me encontrei através do boxe.”
Dezesseis anos depois, ele descobriu o fitness digital e embarcou em uma jornada para recriar a experiência do treinamento de boxe em casa.
O resultado é o Growl, um dispositivo que transforma um saco de boxe em um verdadeiro personal trainer. Com o auxílio da IA, esse treinador virtual é capaz de ver você, interromper seus socos e dar orientações durante o treino, usando múltiplos sensores e câmeras tridimensionais.
O Growl se baseia em uma experiência de coaching de realidade aumentada. “Muita coisa, se não tudo, que usamos é feito por meio de luz”, explica Desrumaux. A imagem do treinador vem de um modelo de projeção 4K de alta luminosidade que recria essa imagem.
O projetor é posicionado no topo da estrutura do saco, em um ângulo, para que você não interrompa o caminiho da luz. A estrutura também abriga os sensores multidimensionais de infravermelho time-of-flight, que, como o LiDAR (método para determinar distâncias ao direcionar um laser a um objeto ou superfície e medir o tempo até a luz refletida retornar ao receptor), projetam padrões de luz laser em seu corpo.
“Quando você entra e encosta no saco, você quebra esse padrão de luz, e o sistema sabe onde você está interagindo e quando está tocando no saco”, explica Desrumaux. As câmeras medem a força, a velocidade e a precisão do impacto, capturando dados toda vez que o usuário faz contato.
Além disso, os sensores time-of-flight são usados para monitorar a posição e fornecer um ambiente de treino responsivo de qualquer lugar da sala. As câmeras estão localizadas nas laterais da estrutura do boxe, na parte superior e inferior, para que, independentemente de sua altura – ou se você é canhoto ou destro –, o sistema capture e recrie seu corpo em tempo real.
O saco de boxe em si é uma versão diferente do tradicional saco de pancadas pesado. Mas, em vez de ficar pendurado livremente, o saco reforçado do Growl tem uma estrutura na parte de trás que se prende à parede. A superfície é feita de couro e o interior é de espuma.
Isso garante a durabilidade, que é uma das principais preocupações dos consumidores – porque, obviamente, bater em um equipamento caro não faria sentido se ele não aguentasse o impacto a longo prazo.
UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO NO FITNESS
A outra parte fundamental do Growl é o software. O componente de IA roda na GPU localizada no braço acima do saco. Ele usa algoritmos personalizados de aprendizado de máquina, treinados para reconhecer a forma correta, detectar falhas e fornecer feedback corretivo imediatamente.
Segundo Desrumaux, o Growl não está apenas contando quantos socos você deu ou medindo a potência do impacto. Ele está analisando toda a atividade e ajustando o programa de treinamento de acordo com essas informações. O sistema compara seus movimentos aos de um treinador virtual, identificando técnicas incorretas, como baixar a guarda.
“Durante ou no final da aula, damos dicas sobre o que você pode melhorar e incluímos vídeos de como fazer isso corretamente”, detalha Desrumaux. As câmeras usam tecnologia de sensor de profundidade, parecida com aquelas usada em veículos autônomos ou na câmera Facetime do iPhone, dando ao Growl a capacidade de avaliar a posição e a técnica com precisão.
Segundo Desrumaux, o Growl foi projetado para ser um companheiro de treino a longo prazo e o sistema continuará a se tornar mais inteligente a cada atualização.
A empresa tem planos de integrar dispositivos vestíveis de terceiros para coletar dados biométricos mais detalhados e melhorar a capacidade da IA de se adaptar com base em indicadores fisiológicos, como frequência cardíaca e qualidade do sono.
A empresa também planeja introduzir novos modos de treinamento voltados para diferentes níveis de habilidade, de iniciantes a atletas competitivos, ampliando o alcance do Growl para muito além do usuário amador de produtos fitness.