Estes designers criaram objetos de arte inspirados nos antigos fliperamas

Uma cadeira Herman Miller como você nunca viu antes

Crédito: Herman Miller

Grace Snelling 3 minutos de leitura

A marca Herman Miller é mais conhecida por suas peças clássicas e modelos ergonômicos, vistas nos cenários de séries de TV como Mad Men e Frasier e nas casas dos famosos.

Normalmente celebrada pelo valor estético de seus produtos, a marca decidiu levar essa fama a um novo patamar: transformou móveis em obras de arte, em uma colaboração inspirada na cultura dos fliperamas dos anos 80.

A linha de objetos, chamada Designed for a New World (Feitos para um Mundo Novo, em tradução livre), é fruto da colaboração entre a Herman Miller Gaming e o Faile, estúdio encabeçado pelos artistas multidisciplinares Patrick McNeill e Patrick Miller.

A coleção inclui 100 esculturas personalizadas, que lembram os joysticks de fliperamas, três pôsteres exclusivos e 12 cadeiras gamer conceituais, todas com estampas inspiradas em jogos antigos.

Os joysticks e pôsteres personalizados do Faile saem por US$ 995 e US$ 250, respectivamente. As cadeiras, que têm como base as cadeiras da linha Embody Gaming, da Herman Miller, não estão à venda.

Crédito: Herman Miller

McNeill e Miller conceberam há alguns anos o espaço de uma boate imersiva, a Deluxx Fluxx, todo coberto, do chão ao teto, com estampas fluorescentes, inspiradas na estética dos fliperamas. Essa mesma seleção de cores e referências visuais podem ser vistas nesta coleção.

É um claro contraste com o estilo modernista dos projetos da Herman Miller, sempre em cores neutras, como preto, marrom ou branco. Com essa mudança, os móveis se transformam em uma espécie de tela em branco.

“Quando a Herman Miller Gaming nos procurou, a ideia inicial era fazer um trabalho para a coleção de pôsteres da marca”, diz McNeill. “Mas eram tantas inspirações e temas instigantes que poderíamos explorar na linha de jogos deles que ampliamos o escopo do trabalho e acabamos encontrando uma forma de unir o Faile, a Deluxx Fluxx e a Herman Miller Gaming”.

McNeill e Miller combinaram desenho, colagem e serigrafia para criar os três pôsteres que fazem parte da colaboração. O projeto inclui referências à pop art e ao grafite, além de inspirações na tecnologia retrô — como o desenho cartunesco de um monitor de computador dos anos 80.

Crédito: Herman Miller

“Esperamos que cada um desses pôsteres transmita aquela sensação visceral dos mundos fantásticos que se materializam quando jogamos um jogo de videogame. Nos jogos, mergulhamos em um mundo totalmente diferente do nosso, nos deixamos levar por completo e damos vida aos personagens”, explicam os artistas.

Os joysticks de madeira, esculpidos e pintados à mão, são inspirados nos painéis dos fliperamas clássicos, mas foram reinventados para funcionar como obras de arte para se ter em casa. As esculturas lembram os bonecos de madeira do artista Alexander Girard, mas, aqui, cada boneco concebido por McNeill e Miller é uma figura única, com características dos personagens de videogames.

Crédito: Herman Miller

Para criar as 12 versões das cadeiras Embody Gaming, McNeill e Miller se inspiraram nos decks de skate, nas caixas dos jogos e, claro, nas máquinas de fliperama. Todas contam com um estofado estampado personalizado, com cores vibrantes, além de uma estrutura colorida, para combinar.

“Temos um bom conjunto de esculturas que fomos produzindo ao longo dos anos. Ao trabalhar com as cadeiras Embody Gaming, usamos uma abordagem parecida com a que usaríamos se estivéssemos criando um deck de skate ou uma máquina de fliperama como objeto escultural”, revelam McNeill e Miller. “Valorizamos as superfícies, as linhas e a forma como uma tela, tentando ver como a cor e a imagem se relacionam com essas dimensões.”

Crédito: Herman Miller

Segundo os artistas, há nessa coleção um elemento de “cor e fantasia” que eles não tinham visto ainda nas cadeiras Embody da Herman Miller, criadas, principalmente, para trazer conforto para os jogadores profissionais.

A equipe do Faile completou: “vimos neste projeto uma oportunidade de resgatar esse conceito e apresentar a cadeira não apenas como um objeto de design, mas também como um objeto de arte.”


SOBRE A AUTORA

Grace Snelling é colaboradora da Fast Company e escreve sobre design de produto, branding, publicidade e temas relacionados à geração Z. saiba mais