Fast Company escolhe as “Marcas que Importam” em 2024

A seleção aponta 121 companhias que estão construindo suas marcas naquele lugar especial onde a cultura e os negócios se cruzam

Ilustração: Patrik Mollwing

Redação Fast Company 6 minutos de leitura

Nunca foi fácil criar uma marca que se conecte de verdade com os consumidores. Estabelecer essa conexão fica ainda mais difícil quando o excesso de informação faz o público querer se desligar.

Em seu quarto ano, a lista Brands That Matter (Marcas que Importam), eleitas pela redação da Fast Company em Nova York e por seus colaboradores, celebra 121 empresas que conseguiram se destacar em meio ao ruído para transmitir sua mensagem, ao mesmo tempo em que construíam relevância cultural. 

As marcas que fazem parte da lista e o trabalho pelo qual estão sendo reconhecidas pertencem aos mais variados setores. Mas todas compartilham um compromisso com seu propósito como marca e com a relevância para o público e para a sociedade. Você pode conferir a lista completa (em inglês) aqui

Entre as mais de 120 marcas selecionadas, a Fast Company Brasil destaca as seis consideradas marcas globais. Seja a atuação de cada uma delas focada em uma determinada região ou internacionalmente, essas marcas encontraram seu caminho para além  do seu nicho, promovendo conexões significativas com suas comunidades por meio de parcerias e branding inteligente. São elas:

CANVA 

A Canva, de Sydney, na Austrália, tornou o design gráfico acessível e intuitivo para os usuários, desde pessoas comuns até as maiores empresas do mundo. 

No último ano, se concentrou em expandir seu alcance para o público corporativo, mas mantendo o engajamento com os consumidores por meio da campanha “O que você vai desenhar hoje?” e de eventos como o Canva Create, que atraiu 3,5 mil participantes, além de 2,5 milhões que assistiram online.

FEELD 

Ao longo do último ano, o aplicativo de namoro Feeld, sediado em Londres e projetado para pessoas que buscam relacionamentos não tradicionais, aumentou sua relevância cultural ao se posicionar como um lugar onde os usuários podem se definir em seus próprios termos. 

Em maio de 2024, com base em discussões online, o Feeld adicionou uma tag de perfil de celibato à sua lista de mais de 20 opções de "desejo", que vão desde mensagens de texto e amizade até ménage à trois

Isso rapidamente gerou resultados nas redes sociais, com aumento de engajamento da ordem de 175% e de impressões em cerca de 80%. O crescimento do app veio junto com uma reformulação da marca e o lançamento de sua primeira campanha global, “The Feeld Effect”, que destacou suas muitas opções para conhecer pessoas. 

Mais recentemente, conquistou um lugar entre o público literário (ler é um dos principais interesses dos usuários do aplicativo), criando a AFM (A Fucking Magazine), com ensaios, poemas e fotos sobre relacionamento, sexualidade e desejo escritos por autores famosos e por usuários do Feeld.

FELICIA

A marca italiana está liderando uma "revolução colorida" no mercado de massas ao criar produtos focados na saúde física e na do meio ambiente. A Felicia tem três linhas de produtos: grãos integrais, leguminosas e superalimentos.

Ela utiliza ingredientes orgânicos, não transgênicos e livres de alérgenos, como trigo sarraceno, spirulina, lentilhas vermelhas e grão-de-bico. 

No último ano, a Felicia lançou a campanha “Fatti di un’altra Pasta” (Feitos de outra massa) para se apresentar como um agente de mudança na cultura italiana profundamente enraizada e tradicionalmente associada às massas. 

Além de promover o consumo sustentável e saudável de massas, a Felicia segue práticas de economia circular, como reutilizar a água usada na produção para o cultivo da alga spirulina, e conseguiu neutralizar as emissões de carbono de sua fábrica.

FLUTTERWAVE

Operando em mais de 30 países, a Flutterwave, com sedes em São Francisco  (nos EUA) e Lagos (Nigéria), fornece soluções de pagamento e infraestrutura que conectam pessoas e empresas à economia global por meio de seu principal produto de transferência de dinheiro, o Send App. 

Desde meados de 2023, a Flutterwave fez parceria com o serviço de streaming de música Audiomack, permitindo que os fãs enviem dinheiro diretamente para seus artistas favoritos, com contribuições únicas ou recorrentes.

Como resultado da parceria, os recursos provenientes de aplicativos como o Send App agora representam 35% dos pagamentos no Audiomack.

MACPAW

A empresa de software MacPaw, sediada na Ucrânia, construiu uma base global de 30 milhões de usuários com seus aplicativos focados em computadores Mac, da Apple, incluindo o CleanMyMac e o ClearVPN. 

No último ano, a empresa expandiu sua divisão de cibersegurança, Moonlock, com conteúdo educacional e relatórios de segurança focados nas necessidades dos usuários de Mac. Esses materiais acumularam mais de um milhão de visualizações. 

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, a MacPaw doou mais de US$ 9 milhões para apoiar os soldados ucranianos por meio da Fundação MacPaw, sendo mais de US$ 900 mil provenientes de usuários e apoiadores do mundo todo. 

Para ajudar a fundação, em junho, a MacPaw publicou o livro "Innovation in Isolation: The Story of Ukrainian IT from the 1940s to Present" (Inovação no isolamento: a história da TI ucraniana de 1940 até hoje, em tradução livre), sobre o impacto do país no desenvolvimento global da computação.

OCTOPUS ENERGY

Como maior fornecedora de energia residencial renovável do Reino Unido, a Octopus Energy está trabalhando para tornar a eletricidade mais acessível em meio à crise energética do país.

Grande parte disso foi feito por meio do Octo Assist, um fundo de £ 30 milhões para apoiar os clientes durante o auge da crise energética em 2023. O Octo Assist já distribuiu mais de £7,1 milhões em ajuda financeira aos clientes até agora. 

A marca também está focada em inovação verde, fazendo parceria com as maiores construtoras do Reino Unido para criar casas autossuficientes em energia. Combinando bombas de calor de fonte aérea, baterias domésticas e painéis solares montados no telhado, as casas não geram custos com energia para os moradores por pelo menos cinco anos. 

Para divulgar a energia limpa, em 2024 e 2023 a Octopus Energy abasteceu todos os food trucks no Festival de Glastonbury com a energia gerada por uma turbina eólica de 28  metros de altura instalada no local.

CRITÉRIOS DE ESCOLHA

Com mais de 1,2 mil inscrições, escolher os homenageados do Brands That Matter requer meses de pesquisa e avaliação das candidaturas. Estes são os três critérios mais importantes:

Relevância cultural

Análise do impacto positivo que a marca teve em seu setor e na cultura em geral. Trata-se do que cada marca fez que influenciou, causou impacto ou trouxe informação, abrangendo desde a cultura pop, entretenimento e tecnologia até como a missão da marca se conecta a questões sociais mais amplas.

Engenhosidade

O objetivo é dar crédito a projetos em qualquer estágio de conclusão. Embora a análise das ações se limite aos últimos 12 meses, esses projetos, estratégias ou ideias podem estar nos mais diferentes estágios, de conceitual ou recém-lançado a totalmente operacional – o importante é que sejam ousados, novos e inovadores.

Impacto nos negócios

Aqui entra a análise dos números, dados e indicadores de desempenho que demonstram como a abordagem única da marca afetou seu negócio, indústria e categoria de produto.

O essencial é compartilhar não apenas o que a marca está fazendo para vender mais ou se conectar com a cultura, mas também as métricas que provam como ela está aumentando a receita e conquistando corações e mentes (ou outros dados que ajudem a comprovar o sucesso da marca).

Os cases são analisados e avaliados por diversos colaboradores e editores, cada um com expertise nas diferentes categorias e setores. Após uma primeira rodada de julgamento, há um período de discussão e debate para montar as listas de finalistas de cada categoria e decidir quais marcas farão parte da lista final.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Redação Fast Company Brasil. saiba mais