Finalmente, um zíper que consegue se fechar sozinho

Se chegar ao mercado, o zíper com autopropulsão pode redefinir o uso de tendas, abrigos temporários e divisórias móveis

Créditos: prmustafa e Adam Smigielski/ Getty Images

Hunter Schwarz 1 minutos de leitura

A próxima fronteira da tecnologia de zíperes já tem endereço: Japão. A fabricante YKK, líder global do setor com 40% de participação no mercado, anunciou o desenvolvimento de um protótipo de zíper com autopropulsão – capaz de fechar sozinho com apenas o toque de um botão.

Longe de substituir os zíperes de calças ou jaquetas, o novo sistema foi criado para aplicações industriais, como tendas altas ou estruturas temporárias, onde o fechamento manual exige o uso de escadas e apresenta riscos à segurança dos trabalhadores.

A proposta é simples: economizar tempo e evitar acidentes em locais de difícil acesso.

Em testes realizados em fevereiro, a YKK demonstrou o funcionamento da tecnologia. Em uma das experiências, o zíper fechou uma membrana de cinco metros de altura em apenas 40 segundos. Em outra, conectou duas tendas arqueadas em 50 segundos.

O segredo está em um parafuso motorizado que desliza, encaixando os dentes do zíper à medida que avança. O protótipo, ainda ligado por cabos a um botão de acionamento, vem envolto por uma carcaça transparente que protege o mecanismo do zíper que fecha sozinho.

Embora ainda sem data para lançamento comercial do zíper que fecha sozinho, a YKK afirma que continuará investindo no desenvolvimento da inovação.

Se chegar ao mercado, o zíper com autopropulsão pode redefinir o uso de tendas, abrigos temporários e divisórias móveis – agora livres das limitações impostas pelas escadas.


SOBRE O AUTOR