GapStudio é a aposta da Gap para fazer a marca voltar aos seus dias de glória

A Gap está trazendo a GapStudio para o grande público, com o lançamento oficial dessa sub-marca voltada para o mercado de luxo

Crédito: Mario Sorrenti/ GapStudio

Lilly Smith 3 minutos de leitura

Desde o ano passado, a Gap tem dado as caras em um lugar inesperado para uma marca de roupas casuais: o tapete vermelho. Em julho, Anne Hathaway usou um vestido branco com saia e top combinando, além de joias da Bulgari.

Em dezembro, Demi Moore apareceu em um vestido de malha preto e uma jaqueta estilo motoqueiro. E, em fevereiro deste ano, Timothée Chalamet apareceu com um conjunto de roupa social preta de cetim. Zac Posen, vice-presidente executivo e diretor criativo da Gap Inc., foi o responsável por todas essas produções sob uma nova etiqueta, a GapStudio.

Agora, a Gap está trazendo a GapStudio para o grande público, com o lançamento oficial dessa sub-marca voltada para o mercado de luxo. Ela foi criada para elevar a percepção da marca, conquistar os consumidores mais jovens e ajudar a recuperar seu prestígio cultural.

A GapStudio vai lançar quatro coleções sazonais por ano, além de algumas coleções cápsula especiais, começando com uma de primavera, chamada GapStudioCollection 01, que inclui uma gama de peças básicas, mas com toque sofisticado.

Elas mantêm os estilos clássicos pelos quais a Gap é conhecida, mas com silhuetas contemporâneas e voltadas para as tendências, além de tecidos e construções mais requintados.

O papel de Posen é extenso dentro da Gap Inc., mas a GapStudio parece ser a expressão mais direta da sua transição dos vestidos de tapete vermelho de sua antiga marca de designer de luxo para a moda casual acessível e cotidiana da Gap Inc.

A GapStudio está sendo lançada quase um ano depois que Posen se juntou à Gap Inc., onde supervisiona a direção criativa das marcas da empresa, incluindo Gap, Banana Republic, Athleta e Old Navy, para as quais também trabalha como diretor criativo.

Zac Posen (Crédito: Mario Sorrenti/ GapStudio)

Depois de fechar sua marca homônima em 2019 e de passar sete anos na Brooks Brothers, Posen foi contratado pela Gap Inc. para revitalizar a marca, que era mais conhecida pelas vendas expressivas do que pelo corte de suas roupas.

De acordo com o relatório financeiro do quarto trimestre de 2024, as vendas líquidas caíram 3% no período em comparação com o ano anterior. Mas o ano fiscal completo fechou com aumento de 4% nas vendas online e de 1% nas vendas líquidas. As vendas em loja permaneceram estáveis.

A primeira coleção de Posen para a GapStudio mostra uma direção palpável de onde ele quer levar a marca. É uma mistura de peças contemporâneas, mas refinadas, para o dia a dia, como calças de marinheiro em jeans, camisas brancas cropped, vestidos slip elegantes, uma jaqueta de motoqueiro em denim e um trench coat com as costas plissadas.

"BÁSICOS SOFISTICADOS" DA GAPSTUDIO


Posen quer que a GapStudio transmita uma sensação de "básicos sofisticados", como ele diz. "Peças ótimas que se tornam essenciais no guarda-roupa. Peças queridas que você sempre procura. Coisas que têm estilo e tendência, sem serem descartáveis."

Para tanto, ele busca equilibrar a mentalidade orientada por métricas da Gap com o seu próprio gosto. "A experimentação em qualquer nível é essencial", afirma.

E parece que ele está mesmo muito envolvido com a equipe de design da GapStudio, desde a concepção aos ajustes e fabricação. Enquanto conversávamos e passeávamos pelo ateliê, ele se distraiu com o trabalho de uma designer que estava drapeando e alfinetando uma peça em uma manequim. "Estou aqui pensando em descer as costas dela", disse Posen para a designer.

Crédito: Mario Sorrenti/ GapStudio

"Você vai precisar fazer um body – foi isso que eu falei para ela à meia-noite de ontem – mas aí a gente pode baixar mais as costas e também mais as laterais." Ele parecia completamente à vontade, jogando em casa.

Perguntei o que a peça significava para ele. "É um projeto especial", ele me disse enquanto nos íamos para a próxima estação, sem revelar mais detalhes.

Posen planeja chamar outros designers convidados, uma estratégia que tem funcionado bem para marcas intermediárias e populares como Uniqlo e H&M. Ele vê a fusão de relacionamentos e habilidades de longa data na GapStudio como "um ponto de partida para a inovação"; um novo capítulo com antigos colaboradores. A primeira coleção, ele afirma, é "apenas o começo".


SOBRE A AUTORA

Lilly Smith escreve sobre design na Fast Company. saiba mais