McDonald’s enfrenta processo que questiona se o McRib é feito de costela
Ação coletiva nos EUA acusa a rede de fast food de enganar consumidores ao associar o sanduíche a carne de costela suína

O McRib, sanduíche sazonal do McDonald’s, é um ícone cultural. E, como todo produto desse calibre, divide opiniões. De um lado, o sanduíche sem osso de carne suína, coberto de molho e com uma vaga semelhança com costelas, tem uma base de fãs tão dedicada nos EUA que já rendeu um megathread no Reddit, produtos licenciados e até um site chamado McRib Locator.
Por outro lado, o McRib há muito tempo é criticado por seu formato pouco convidativo e por ingredientes, no mínimo, questionáveis.
Agora, uma nova ação coletiva levanta a pergunta que sempre pairou sobre o sanduíche: o McRib é, de fato, costela? O processo, no fim das contas, é sobre marketing e sobre como definimos práticas de marketing enganosas.
Um “hambúrguer de carne suína sem osso, temperado e formatado”, como o McDonald’s descreve, pode ser chamado de costela? Ou o McRib não passa de uma imitação, disfarçada de sanduíche de costela para permitir que a rede cobre mais caro?
A ação, protocolada em 23 de dezembro de 2025 no Tribunal Distrital do Norte de Illinois, nos EUA, acusa o McDonald’s de induzir deliberadamente os consumidores ao erro por meio do nome e do formato do McRib.
Os quatro autores do processo afirmam que o sanduíche é anunciado para se parecer com uma costela suína inteira, algo que o McDonald’s faz “apesar de saber que o produto não contém nenhuma quantidade significativa de carne de costela de porco – na verdade, nenhuma”.
"O NOME McRIB É UM TRUQUE"
O ponto X do processo está em provar se o McRib pode, por definição, ser chamado de “costela” – e, ao que tudo indica, isso é mais complicado do que parece.
Segundo a petição, o McDonald’s construiu ao longo do tempo uma lógica de escassez em torno do McRib, lançando-o por períodos limitados todos os anos desde sua estreia, em 1981, e usando essa expectativa recorrente para impulsionar as vendas.
Os autores argumentam que o termo “costela” remete a um corte mais “premium” de carne, criando uma expectativa de qualidade que permite à rede cobrar até US$ 7,89 em algumas regiões dos EUA, o que torna o McRib “um dos itens avulsos mais caros do cardápio”.

Além disso, sustentam que a empresa engana os consumidores ao chamar o sanduíche de McRib e formatá-lo para parecer “uma fileira de costelas de porco”. O nome está no centro da alegação de que o status do McRib se apoia em uma premissa essencialmente enganosa.
“O nome ‘McRib’ é um truque deliberado”, diz o processo. “Ao incluir a palavra ‘Rib’ [costela] no nome, o McDonald’s conscientemente o comercializa de forma a enganar consumidores que acreditam, de maneira compreensível (mas equivocada), que um produto chamado ‘McRib’ contenha ao menos alguma quantidade significativa de carne real de costela suína, que tem preço premium no mercado.”
Em vez disso, afirma a ação, o consumidor está ingerindo um “produto de carne reconstituída”.
É COSTELA OU NÃO É COSTELA?
Em resposta à Fast Company, o McDonald’s afirmou que a ação “distorce os fatos” com alegações “sem mérito”.
“Nosso querido sanduíche McRib é feito com 100% de carne suína, proveniente de fazendeiros e fornecedores dos EUA – não há coração, tripas ou estômago escaldado no hambúrguer do McRib, como falsamente alegado neste processo. Sempre fomos transparentes sobre nossos ingredientes para que os clientes possam fazer a melhor escolha para si”, alegou a empresa no comunicado.
O processo é sobre marketing e sobre como definimos práticas de marketing enganosas.
Enquanto isso, um exército de fãs do McRib já começou a defender a honra do sanduíche no Reddit. “As pessoas não têm nada melhor para fazer ou não têm vergonha?”, escreveu um usuário. “Quem realmente achou que o McRib era feito de carne de costela?”
Independentemente de você acreditar ou não que a enigmática fatia de carne do McDonald’s seja feita de costela, ainda é cedo para saber se o caso terá algum impacto no futuro do McRib.
De qualquer forma, é um ótimo dia para ser vegetariano.