Meta se aventura na moda de luxo com óculos em colab com Ray-Ban e Coperni

Estes óculos lançados na Paris Fashion Week são a primeira colaboração de moda da Meta

Crédito: Amelia Gray/ Coperni

Elizabeth Segran 2 minutos de leitura

O mundo está de pernas para o ar, e muita gente preferia que os problemas não passassem de um jogo de videogame. A Coperni, marca francesa de moda, conseguiu capturar esse sentimento coletivo em seu recente desfile na Paris Fashion Week.

Os designers da marca, Sébastien Meyer e Arnaud Vaillant, tiveram a ideia de recriar a cultura dos gamers dos anos 90, com o tema “LAN Party”, que era um evento onde as pessoas se reuniam para competir em videogames.

A Coperni reuniu 200 participantes para jogar games como Fortnite e Rocket League durante 24 horas. O desfile trouxe à tona a estética dos anos 90, além do fascínio daquela época por realidades digitais futuristas, como as mostradas nos filmes "Hackers – Piratas Cibernéticos" e "Matrix".

Bom, o futuro já chegou. Na Paris Fashion Week, a Coperni apresentou sua nova colaboração com a Meta e a Ray-Ban, que resultou em óculos escuros pretos translúcidos no estilo wayfarer – o primeiro óculos de luxo da Meta

Os óculos também funcionam como um computador. Custam US$ 549 e são capazes de ver e ouvir tudo o que você faz, porque contam com uma câmera embutida e áudio com captação pelos ouvidos.

Quando o dono interage com a inteligência artificial usando a voz, eles oferecem recomendações e insights personalizados. Você também pode usar os óculos de luxo da Meta para fazer coisas como tradução ao vivo e ouvir conteúdo no Spotify.

modelo exibe óculos escuros da coleção Coperni feito em conjunto com Meta e Ray-Ban
Crédito: Amelia Gray/ Coperni


Ao levar esses óculos da Coperni e Ray-Ban para o desfile da marca, a Meta lançou sua primeira parceria no mundo da moda. Foram colocadas à venda 3,6 mil unidades dos óculos "inteligentes".

Alguns modelos usaram os óculos de luxo da Meta e gravaram todo o desfile do ponto de vista deles, demonstrando as funcionalidades de gravação sem as mãos. Eles combinam perfeitamente com os looks Y2K, com muitos looks elegantes em preto ou com a dupla jeans e xadrez, no estilo grunge.

modelos exibem óculos escuros da coleção Coperni feito em conjunto com Meta e Ray-Ban
Crédito: Luca Tombolini/ Coperni

A Coperni é conhecida por gostar de investir em tecnologia. Um dos momentos mais icônicos da marca aconteceu em 2022, quando Bella Hadid desfilou de lingerie e, em seguida, três pessoas correram para pintar seu look na hora, ao vivo, na frente da plateia.

Seu acessório mais famoso é a bolsa “swipe”, que tem um formato oval bem peculiar. Recentemente, lançaram uma versão dessa bolsa com um material nano da NASA chamado Aerogel, feito de 99% de ar e 1% de vidro, o que a torna a bolsa mais leve já feita.

A Coperni criou 3,6 mil pares de óculos de luxo da Meta. Eles foram lançados às 4h da manhã (horário de Brasília) – mas já venderamo rápido nos sites da Coperni, Meta e Ray-Ban.


SOBRE A AUTORA

Elizabeth Segran, Ph.D., é colunista na Fast Company. Ela mora em Cambridge, Massachusetts. saiba mais