Netflix implementa um grande redesign de interface e a busca por inteligência artificial

Nova atualização promete se adaptar ao seu humor em tempo real

Crédito: Netflix

Jared Newman 3 minutos de leitura

A Netflix está finalmente prestes a lançar a nova interface do aplicativo para TVs, um redesign que vinha sendo testado desde o ano passado. A atualização traz uma barra de navegação no topo da tela e novos recursos de recomendação. Além disso, a empresa está testando o uso de IA generativa e vídeos verticais no estilo TikTok para dispositivos móveis.

A primeira prévia do novo app foi apresentada em junho de 2024. Na época, a agência de notícias “Reuters” chegou a chamar a mudança de a maior feita pela plataforma em uma década. Ainda não se sabe exatamente o motivo da demora, mas a Netflix afirma que os usuários começarão a receber a novidade “nas próximas semanas e meses”.

“A nova tela inicial está mais simples, intuitiva e reflete melhor a variedade de conteúdos disponíveis hoje na Netflix”, disse Eunice Kim, diretora de produto da empresa, em conversa com jornalistas.

O NOVO MENU

A mudança mais evidente está na barra de navegação no topo, que agora traz algumas opções diferentes. Ainda será possível filtrar os conteúdos por séries ou filmes, mas a aba “Novidades” foi removida. Em contrapartida, há uma nova seção dedicada aos games da plataforma.

A antiga “Minha Lista” também foi reformulada e agora se chama “Minha Netflix”, reunindo tanto conteúdos salvos quanto os que estão sendo assistidos. A nova interface também traz um espaço de destaque no topo da tela, para promover eventos ao vivo, como os jogos da NFL, principal liga de futebol americano dos Estados Unidos (transmitidos no Natal).

Novo feed da Netflix
Crédito: Netflix

Outras mudanças são mais discretas. Em vez de ocupar metade da tela com informações sobre o conteúdo selecionado, o app agora amplia a arte de capa e exibe a descrição logo abaixo. Selos como “Vencedor do Emmy” e “Nº 1 em séries” ajudam a justificar as sugestões que aparecem.

Mas talvez a atualização mais interessante seja justamente uma que você provavelmente nem vai notar.

Com a nova tela inicial, a Netflix afirma que as recomendações vão se adaptar em tempo real, com base na forma como o usuário interage com o app naquele momento. Se você assistir a vários trailers de comédias românticas, por exemplo, os destaques que aparecem mais abaixo vão refletir esse interesse.

“Como tudo acontece nos bastidores, a pessoa nem vai perceber que está acontecendo”, afirma Elizabeth Stone, diretora de tecnologia da Netflix. “Vai parecer que ficou magicamente mais fácil escolher o que assistir.”

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E VÍDEOS VERTICAIS

A empresa também está testando algumas novidades para dispositivos móveis – ainda em estágios iniciais. Uma delas é a busca com IA generativa no iOS, em uma versão beta limitada e opcional.

De acordo com Stone, a ferramenta usa modelos de linguagem da OpenAI e permite buscas mais naturais, como “quero ver algo assustador, mas não muito, e que tenha um toque de humor – mas sem exagero.”

Outra aposta da empresa é o feed de vídeos verticais, onde o usuário poderá rolar por clipes curtos e tocar para ver o conteúdo completo. Esse recurso deve começar a aparecer “nas próximas semanas”.

redesign da Netflix
Crédito: Netflix

Embora a Netflix não divulgue mais o número de assinantes, a estratégia agora é aumentar a receita por usuário e ampliar o engajamento para impulsionar os anúncios. Em abril, a empresa anunciou um crescimento de 13% na receita, superando as expectativas.

Nesse novo modelo, oferecer o conteúdo certo no momento certo para cada perfil se tornou mais importante do que nunca. Assim como o Prime Video fez alguns anos atrás, a Netflix agora quer dar mais destaque a eventos ao vivo.

No entanto, a plataforma também aposta na ideia de que cada pessoa verá algo diferente ao abrir o aplicativo, e de que essas sugestões mudem a cada acesso, de acordo com o seu comportamento.


SOBRE O AUTOR

Jared Newman cobre aplicativos e tecnologia de seu posto remoto em Cincinnati. Ele também escreve dois boletins informativos, Cord Cut... saiba mais