Nova loja-conceito da Pizza Hut aponta a direção da marca para o futuro
A empresa está testando um novo conceito de restaurante no Texas. Algumas de suas marcas registradas permanecem, mas a mudança é visível
A Pizza Hut está inaugurando um novo conceito de restaurante.
Conhecida por seus ambientes com luminárias que são sua marca registrada e pelos seus copos vermelhos, a rede de pizzarias tem diminuído ao longo dos anos. Em 2019, anunciou planos para fechar cerca de 500 unidades e, desde então, tem se concentrado mais no delivery do que em vendas no local. No entanto, agora, apesar dos fechamentos, a rede está buscando investir novamente em seus restaurantes.
A empresa anunciou que vai testar um novo restaurante no Texas, com um design “elevado e moderno”. Este novo conceito de loja, o primeiro do tipo nos EUA, coloca a cozinha aberta à vista dos clientes e inclui quiosques de autoatendimento para pedidos, além de armários para retirada sem contato com funcionários.
Em termos de sustentabilidade, a aposta é em iluminação eficiente em termos energéticos, fornos e fritadeiras com sistema de elevação automática. Há também um drive-thru – algo incomum para uma pizzaria – com um menu especial “Hut ‘N Go” que oferece uma seleção limitada de itens prontos para serem pedidos e retirados na janelinha.
O famoso telhado em forma de chapéu dos antigos restaurantes Pizza Hut também permanece presente, mas como um ícone acima do nome da marca.
As vendas nas lojas da Pizza Hut caíram 4% no último trimestre, e a empresa-mãe Yum Brands não atingiu as estimativas de lucro – o que seu CEO atribuiu, em parte, à fraca confiança do consumidor. Isso não ajuda, já que a categoria de pizzarias é bastante competitiva.
No entanto, a nova loja pode não apenas ajudar a Pizza Hut a se destacar de concorrentes nos EUA, mas também a competir com outras redes de fast food - que já contam com seus próprios drive-thrus e quiosques de autoatendimento.
A Yum Brands, que também é dona da KFC e da Taco Bell, já experimentou conceitos de lojas pouco convencionais, como o drive-thru de dois andares do Taco Bell e o Taco Bell Cantina, que vende bebidas alcoólicas.
Um porta-voz da Pizza Hut afirmou à Fast Company que, ao utilizar a escala global de sua empresa-mãe, “conseguimos fazer parcerias com nossas marcas parceiras para aproveitar os aprendizados de nossos clientes e equipes”.
O novo conceito de loja da Pizza Hut já está sendo adotado em mais de 80 mercados fora dos EUA. Nos lugares onde foi implantado, gerou um aumento no número de transações e no tráfego dentro das lojas, segundo a empresa.
No Brasil, o Grupo IMC controla as franquias de Pizza Hut e KFC. Os planos da empresa, segundo divulgados por ocasião da ABF 2024, incluem acelerar o processo de abertura de franquias mediante mais opções de investimento voltadas para novas ocasiões de consumo, ampliando a penetração das marcas no mercado nacional.
Com informações da redação da Fast Company Brasil