Pantone lança modelo de IA capaz de criar paletas de cores num instante
Novo gerador de paletas foi treinado com base em seis décadas de pesquisa e teoria sobre cores

Como praticamente todas as empresas hoje, a Pantone também decidiu apostar na inteligência artificial. A diferença é que, ao contrário da maioria, a criadora da “linguagem universal das cores” parece ter desenvolvido algo realmente útil.
A empresa anunciou um modelo de IA generativa capaz de montar paletas de cores automaticamente. O sistema foi desenvolvido internamente e treinado com base em seis décadas de pesquisas e publicações próprias sobre teoria das cores. A ferramenta já está disponível na extensão Pantone Connect para aplicativos da Adobe.
Ainda não dá para saber se os designers vão gostar de conversar com uma inteligência artificial para definir as cores de seus projetos, mas, segundo a Pantone, a expectativa é grande.
“Percebemos o quanto as paletas são essenciais para os designers, mas também o quanto criá-las pode ser algo demorado e trabalhoso”, explica Ora Solomon, vice-presidente de produto e engenharia da empresa. “Não existe um lugar único para buscar inspiração.”
O sistema funciona como outras inteligências artificiais baseadas em chat: o usuário descreve o que tem em mente e o modelo gera uma paleta pronta, acompanhada de uma breve explicação sobre as escolhas e links de referência. Depois, é possível fazer ajustes com novos comandos, como em qualquer assistente conversacional.
O Pantone Palette Generator nasceu da combinação entre estratégia de negócio e demanda dos usuários. “A Pantone faz parte do grupo Veralto, que tem uma parceria tecnológica estratégica com a Microsoft”, conta Solomon, sobre a colaboração.
UM PRIMEIRO PASSO
Segundo ela, a escolha pelo formato de chat foi natural, já que hoje essa é a maneira mais comum de interagir com uma IA. “Os assistentes conversacionais estão se tornando cada vez mais populares, tanto no trabalho quanto no dia a dia”, afirma.
O que torna a ferramenta tão especial, no entanto, não é sua interface – que é semelhante à de qualquer outro sistema de IA –, mas sim o conteúdo que alimenta o modelo.

“Um aspecto que vale destacar é que essas paletas são criadas e curadas pela própria Pantone”, diz Solomon. “Elas se baseiam em décadas de pesquisa, previsões de tendências e dados reunidos em artigos e estudos desenvolvidos pelo Pantone Color Institute desde a nossa fundação.”
Embora o modelo tenha sido treinado usando a infraestrutura tecnológica da Microsoft, todo o conjunto de dados vem exclusivamente da Pantone. “Não usamos fontes externas”, ressalta Solomon. “Fizemos questão de garantir que as paletas geradas refletissem o nosso próprio conhecimento.”
O que torna a ferramenta tão especial é o conteúdo que alimenta o modelo.
O modelo será atualizado constantemente conforme novas pesquisas forem publicadas. A próxima atualização, inclusive, está prevista para acontecer junto com o anúncio da tradicional “Cor do Ano Pantone”, em dezembro.
Essa abordagem – baseada apenas em dados próprios – agradou designers que testaram a ferramenta no evento Adobe MAX, na semana passada. “O que mais chamou a atenção foi justamente o fato de ela se basear em dados e pesquisas da Pantone”, conta Solomon.
Ainda em versão beta, este é só o começo para o Pantone Palette Generator. “Vamos continuar aprimorando a ferramenta com base no uso e no feedback dos usuários”, afirma Solomon. A novidade já está disponível para todos os assinantes do Pantone Connect, inclusive na versão gratuita.