Realidade alternativa: por um dia, o New York Times virou a Gazeta de Gotham City
Exemplares inspirados na nova série “The Penguin” foram distribuídos pelas ruas de Nova York
Com eventos apocalípticos frequentes e vilões fantasiados por toda parte, viver em um universo de quadrinhos seria um pesadelo. Felizmente, Nova York não é Gotham City (a caótica cidade fictícia de Batman) – embora tenha servido de inspiração para ela.
Mas quem passou por pontos famosos da cidade, como Grand Central Station, Little Italy ou Times Square, na última sexta-feira, pôde ver jornaleiros distribuindo exemplares da “Gazeta de Gotham”. E os assinantes da versão impressa do “The New York Times” receberam uma cópia direto na porta de casa, embrulhada junto com a edição regular do jornal.
Eu certamente não gostaria de viver no universo da DC. Mas visitá-lo por alguns minutos pode ser bem divertido, graças à parceria entre o serviço de streaming Max e o T Brand Studio, que criaram uma edição especial do tabloide para divulgar a nova série “The Penguin”. O spin-off, que estreou ontem, se passa no mesmo universo do longa dirigido por Matt Reeves.
“Essa oportunidade surgiu de forma muito natural para nós, porque não há nada que tenha mais a cara de Nova York [e, consequentemente, de Gotham] do que o ‘The New York Times’”, explica Vida Cornelious, vice-presidente de criação do T Brand, o estúdio de conteúdo publicitário do NY Times.
“A ‘Gazeta de Gotham’ é o jornal do universo do Batman desde os anos 1940, e que melhor maneira de complementar a série do que trazê-lo à vida e distribuí-lo por todo o país?”, completou.
Cornelious conta que a Max procurou sua equipe alguns meses atrás com uma proposta para “The Penguin” – um drama policial focado no personagem secundário do primeiro filme de Reeves, “The Batman”, no qual o herói é vivido por Robert Pattinson.
O T Brand respondeu com a ideia de escrever, diagramar, imprimir e distribuir o tabloide fictício da DC junto com o principal jornal dos EUA. “Nosso objetivo era criar um mundo crível com os dramas cotidianos que você poderia encontrar em qualquer tabloide”, diz a executiva.
A edição da “Gazeta de Gotham” traz um artigo sobre as condições da prisão onde está Charada, o principal vilão da trama. Também há um editorial criticando os problemas de mofo causados pela inundação que o personagem provocou na cidade no primeiro filme. Além disso, acompanha uma matéria com a manchete: “Escape Room Inspirada no Charada Gera Controvérsia”.
Tudo isso cria uma espécie de ciclo de notícias realista que preenche o intervalo de tempo passado entre os grandes eventos das histórias dos quadrinhos. É um exercício fascinante de construção de universo em pequena escala.
A publicação traz ainda pistas sobre elementos da nova série, como um artigo sobre o herdeiro da família criminosa Falcone, uma charge sobre o desaparecimento do Batman e muito mais.
A capa já prepara o terreno para a produção com uma manchete sensacionalista: “Pinguim em Maus Lençóis”. E, se o design parece familiar, é porque foi intencional. A equipe se inspirou na “Gazeta de Gotham” de “The Batman” e “The Penguin”, que visivelmente homenageia os jornais de Nova York com suas letras chamativas e jogos de palavras.
EVITANDO ERROS COMUNS DE MARKETING
Em uma era na qual notícias falsas muitas vezes parecem verdadeiras e o mundo é dominado por desinformação e imagens geradas por IA, a equipe teve o cuidado de colocar uma etiqueta que identifica claramente o material promocional como um anúncio, para que ninguém ache que o Pinguim está realmente tomando conta de Gotham.
não há nada que tenha mais a cara de Nova York – e, consequentemente, de Gotham – do que o NY Times.
Além disso, Cornelious acrescenta que o departamento de padrões e jurídico do NY Times revisou todo o conteúdo produzido pelo T Brand, garantindo que o material mantivesse os rigorosos padrões de autenticidade do jornal – neste caso, fiel ao espírito e à essência do universo criado por Reeves.
Além da versão impressa, uma campanha digital completa foi lançada nos sites do “The New York Times” e do seu portal de esportes “The Athletic”. Nas ruas, jornaleiros distribuíram cópias da “Gazeta de Gotham”, que certamente se tornarão itens de colecionador para os fãs do Batman.