Barcelona investe em um ícone decadente para criar um hub de inovação

A usina Tres Xemeneies já foi considerada uma mancha na orla de Barcelona. Em breve, se tornará o novo centro de inovação da cidade

Crédito: Garcés de Seta Bonet Arquitectes/ Marvel

Jesus Diaz 2 minutos de leitura

O que antes era considerado um símbolo do passado industrial de Barcelona está prestes a se tornar o coração da inovação na cidade. A antiga usina termelétrica Tres Xemeneies (Três Chaminés), localizada em Sant Adrià de Besòs, será transformada na Catalunya Media City, um moderno centro voltado para tecnologia, artes digitais e educação.

Inspirado na revitalização da Battersea Power Station, em Londres – hoje sede da Apple na capital britânica –, o projeto catalão é assinado pelos escritórios Garcés de Seta Bonet Arquitectes e Marvel.

A proposta vencedora leva o nome de "E la nave va", em homenagem ao filme de Federico Fellini, numa metáfora ao ressurgimento da estrutura (que lembra um navio de três mastros) para uma nova era.

A proposta busca equilibrar a preservação do legado industrial com um futuro sustentável e inclusivo. As obras devem começar no final de 2025, com conclusão prevista para 2028.

ARQUITETURA MONUMENTAL COM NOVO PROPÓSITO

Com suas três chaminés de 200 metros de altura, o edifício impõe respeito. A complexidade estrutural – grandes arcos de concreto, andares labirínticos e espaços cavernosos – exigiu uma abordagem cuidadosa para adaptar o prédio ao século 21 sem perder sua essência.

Segundo Guido Hartray, sócio da Marvel, a estratégia foi respeitar a estrutura original, aproveitando suas características para distribuir as novas funções.

Crédito: Garcés de Seta Bonet Arquitectes/ Marvel

Os andares inferiores, mais fechados, vão abrigar incubadoras e salas de exposição. Já os níveis superiores, com ampla vista para o mar, serão destinados a salas de formação e laboratórios de pesquisa.

O prédio contará ainda com um salão de exposições de grandes proporções, comparado ao famoso Turbine Hall da Tate Modern, em Londres. O telhado ganhará uma função dupla: será um mirante público e centro de geração de energia solar, com 4,5 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos.

“O terraço vai conectar simbolicamente Barcelona, Sant Adrià e Badalona, unindo infraestrutura e espaço público em uma visão de sustentabilidade como prática social e ambiental”, afirma Hartray.

INTEGRAÇÃO URBANA COM VISTA PARA O MAR

Um dos elementos mais inovadores do projeto são os “cortes transversais” que atravessam o salão de turbinas. Fruto de uma análise detalhada da estrutura original, esses vãos criam conexões entre o interior e a paisagem externa, integrando o eixo urbano Barcelona-Badalona com o mar e as montanhas.

A nova varanda voltada para o litoral de Badalona é um símbolo dessa reconfiguração. “Trata-se de um espaço comum onde moradores e visitantes poderão se encontrar, com novas perspectivas da paisagem, como se fosse uma obra de arte inserida no território”, explica Jordi Garcés, cofundador do escritório catalão.

Tres Xemeneies será o centro do projeto do governo regional da Catalunha que promete democratizar o acesso à tecnologia e estimular a economia criativa.

A expectativa é de atender mais de 2,5 mil estudantes por ano, com programas de formação profissional, laboratórios de pesquisa em parceria com universidades e empresas, estúdios de produção e experiências imersivas em espaços de grande escala.

A proposta reforça o compromisso de Barcelona com a inovação, a inclusão social e a sustentabilidade – e marca um novo capítulo para um dos ícones esquecidos da cidade.


SOBRE O AUTOR

Jesus Diaz fundou o novo Sploid para a Gawker Media depois de sete anos trabalhando no Gizmodo. É diretor criativo, roteirista e produ... saiba mais