De volta para o passado: Warner Bros. Discovery retoma a marca HBO Max
Um verdadeiro déjà-vu no universo do branding

O serviço de streaming Max vai voltar a se chamar oficialmente HBO Max – o que deve agradar quem nunca deixou de usar o nome original, mesmo após a mudança.
A Warner Bros. Discovery (WBD) anunciou nesta quarta-feira (dia 14) que a plataforma retomará seu nome anterior no segundo semestre. A mudança faz parte de uma nova estratégia que foca em produções da HBO e outros conteúdos premium – justamente o que diferencia o serviço da concorrência.
A marca “Max” foi adotada em 2023, quando o HBO Max se fundiu com o Discovery+. Mas dois anos depois, a empresa parece ter percebido que os assinantes não estavam buscando qualquer tipo de conteúdo, e sim mais das produções que realmente gostam.
Alguns usuários podem ter notado uma mudança sutil no visual da plataforma: o novo logo e a interface adotaram uma paleta preto e branco inspirada na identidade da HBO – uma prévia do que estava por vir. Agora, essa nova identidade visual passa a incluir oficialmente o nome “HBO Max” e um logo que combina os elementos gráficos das duas marcas.
“Vamos continuar apostando no que nos torna únicos. Em vez de tentar agradar todo mundo, queremos oferecer algo realmente diferenciado e de qualidade para adultos e famílias”, afirmou JB Perrette, presidente e CEO da divisão de streaming da WBD.
Segundo a empresa, a volta da marca HBO vai “reforçar a exclusividade que os assinantes esperam”, em um momento no qual o mercado de streaming está cada vez mais competitivo. A WBD se prepara para lançar uma plataforma da CNN ainda este ano, enquanto a Disney anunciou um serviço próprio com acesso completo ao canal ESPN, previsto para o mesmo período.
Enquanto isso, a Netflix está testando recursos que tornam sua interface mais parecida com a de redes sociais como o TikTok. Em meio a tantas opções, oferecer uma proposta de valor clara se torna essencial para conquistar e reter o público.
Diante disso, a WBD aposta no seu catálogo como fator decisivo para manter os assinantes. “Nossa programação tem um impacto diferente”, destacou Perrette. A mudança também sinaliza um afastamento da estratégia adotada dois anos atrás, quando o foco estava em volume, com a inclusão de uma grande quantidade de reality shows e conteúdos do Discovery+.

Agora, a empresa parece disposta a deixar que outras plataformas briguem por audiência com base na quantidade. O novo HBO Max quer se posicionar como uma escolha de qualidade: séries de prestígio como como “Succession”, “Game of Thrones” e “The White Lotus”, além de filmes, documentários e outras produções de alto nível.
Tudo indica que a troca para “Max” acabou enfraquecendo a marca – algo que a empresa tenta agora corrigir. E isso fica evidente nas falas dos executivos da WBD.
a WBD aposta no seu catálogo como fator decisivo para manter os assinantes.
“O forte crescimento do nosso serviço de streaming se deve à qualidade do conteúdo”, afirmou o CEO David Zaslav. “Estamos trazendo de volta a marca HBO – sinônimo de excelência na mídia – para impulsionar ainda mais esse crescimento nos próximos anos.”
Especialistas em branding, na época, ficaram surpresos com a decisão de abandonar o nome HBO Max, apontando que a empresa estava abrindo mão de um ativo de marca valioso. Voltar ao nome antigo é, na prática, um reconhecimento de que essa percepção estava certa.
A Warner Bros. Discovery não respondeu quando procurada pela Fast Company até o fechamento desta matéria.