5 dicas para crescer seu negócio de maneira sustentável

Como líder de uma pequena empresa, é importante encontrar tempo para se organizar e planejar os próximos passos

Crédito: rawpixel.com

Lia Bosch 4 minutos de leitura

Eu sabia que precisava de alguma mudança, porque acordava quase todas as manhãs sobrecarregada e ansiosa, sem ter noção do futuro e basicamente sentindo que estava sendo engolida viva pela minha empresa. 

Quem tem um pequeno negócio tende a passar a maioria dos dias - e, muitas vezes, noites - solucionando problemas, lidando com clientes, atualizando a papelada e se sentindo sobrecarregado pelas tarefas que não conseguiu cumprir durante o dia.

Assim como eu, é provável que você esteja se perguntando: “É realmente isso que eu quero fazer da minha vida? Se sim, como esse negócio pode crescer de forma sustentável, sem me consumir?” Assim como eu, é provável que você esteja diante de um dilema: devo expandir meu negócio ou reduzi-lo?

Expandir um negócio para atingir o próximo patamar dá muito trabalho. Por diversas razões, nós temos medo de dar esse passo. Alguns sentem que têm poucas chances em um ambiente competitivo, outros estão querem distância da burocracia criada pelas grandes empresas.

Às vezes, você não quer assumir a responsabilidade de ter muitos funcionários. Quem tem tempo para recrutar e treinar tantas pessoas? Ou pode ser que você tenha iniciado seu negócio com um produto específico e, ao longo do caminho, foi acrescentando mais serviços. Em pouco tempo, se viu com uma empresa difícil de gerenciar por conta própria. 

As razões podem ser inúmeras. Mas o fato é que é muito difícil pensar nos próximos passos de uma pequena empresa quando mal se consegue vencer um dia de trabalho. Tirar um tempo para refletir e planejar pode ajudar a organizar seus esforços, criando espaço para que você faça mais coisas que deseja fazer.

O planejamento não precisa ser muito demorado ou complicado. Para esquematizar meu plano e acompanhar meu progresso ao longo do ano, eu usei um modelo simples. São cinco etapas simples, mas que podem levá-lo aonde você quiser, mantendo um estado de espírito saudável.

CRIE ESPAÇO NO SEU DIA A DIA

Programe um tempo longe da correria das tarefas cotidianas por algumas horas. Dê a si mesmo um tempo tranquilo e ininterrupto para planejar, em vez de trabalhar nas demandar urgentes do seu negócio. Costumo agendar os primeiros 30 minutos de cada terça-feira para me concentrar no meu plano.

Se os fins de semana ou as noites forem melhores, então reserve um tempo nesses períodos. A chave é encontrar espaços em sua agenda em que você consiga limpar a cabeça para se concentrar no panorama geral. Uma coisa que aprendi é que o tempo de concentração ininterrupta, mesmo que não seja muito longo, pode trazer grandes resultados.

RECONECTE-SE COM SUA META E VALORES

Reflita sobre seus valores pessoais, sua meta para o negócio e sua visão para os próximos 3-5 anos. Pense em como você chegou até aqui e por que o crescimento desse negócio é importante para você. Se você iniciou seu negócio sem pensar muito nessas questões, é fundamental fazê-lo agora.

As empresas crescem em direções imprevistas, deixando-nos insatisfeitos e sobrecarregados. Ser claro sobre seus valores e objetivos pessoais garante que você esteja alinhado com o caminho de crescimento do seu negócio. As seguintes perguntas são um bom ponto de partida:

• O que me mantém apaixonado por este negócio? O que eu amo nele?

• Qual é a minha contribuição para este negócio? Como meus valores pessoais são refletidos no que fazemos/vendemos/promovemos?

• Como eu imagino este negócio nos próximos 3-5 anos? O que me empolga quando imagino as possibilidades futuras? O que eu não quero fazer?

SEJA VERDADEIRO SOBRE O DESEMPENHO DOS NEGÓCIOS

Reveja como seu negócio está indo. Não é hora de dourar a pílula. Analise suas finanças, vendas, perfil de clientes e avaliações, classificações de produtos e serviços e assim por diante. 

Aqui estão algumas perguntas para se fazer:

• O que está indo bem e o que fazemos de melhor?

• O que ainda precisamos melhorar ou mudar?

• Quais produtos e serviços são os mais populares? Por quê? O que podemos adicionar e/ou descartar?

BUSQUE INSPIRAÇÃO E SOLUÇÕES

Aprenda observando o que seus concorrentes estão fazendo bem e o que eles fazem mal. Compare com a sua empresa. Estude as tendências do mercado e observe o que as pessoas estão falando e fazendo.

Leia jornais e revistas da indústria do seu campo de atuação. Que ideias e possibilidades surgiram para o seu negócio? Que pequenos ajustes ou grandes inovações o colocariam à frente da concorrência?

ANCORE SEU PLANO DE CRESCIMENTO

Reflita sobre o que você observou nos passos anteriores. Tente resumir o que mais se destacou e faça uma lista por escrito com 3-5 questões principais. Que ações e preocupações surgiram em seu processo?

Esse plano escrito precisa ser simples e breve. Lembre-se de que o plano é uma espécie de roteiro e, muitas vezes, ele abre diferentes caminhos para o crescimento. Depois de dar o primeiro passo, esteja disposto a reajustar suas ações para seguir na direção em que deseja que seu negócio cresça.

Seguir essa abordagem me ajudou a perceber que eu estava sendo levada pelos rumos do meu negócio, em vez de decidi-los.  Como aconteceu comigo, um plano bem pensado pode ajudá-lo a conduzir o rumo que seus negócios e sua vida estão tomando.


SOBRE A AUTORA

Lia Bosch é fundadora, sócia-gerente e coach da Thrive People Strategies. Há 30 anos se interessa por cultura organizacional corporati... saiba mais