Mudança climática é preocupação top of mind no mundo

Pesquisa realizada em 15 países mostra que o meio ambiente desbancou a Covid-19 como a maior causa de preocupação global

Crédito: Patrick Hendry/ Markus Spiske/ Malachi Brooks/ Unsplash

Shalene Gupta 1 minutos de leitura

Bem-vindo aos anos 2020, que já começam com uma coleção de problemas capaz de tirar o sono pois o mundo está, literalmente, pegando fogo – dos incêndios na costa oeste dos Estados às erupções vulcânicas no Japão, passando pelos deslizamentos de terra na Índia.

De acordo com a empresa de pesquisa Ipsos, que entrevistou 10 mil pessoas em 15 países, o meio ambiente tomou o lugar da Covid-19 como principal preocupação em âmbito global, perdendo apenas para a inflação.

Quase um em cada quatro pesquisados (23%) disseram que as mudanças climáticas são sua primeira ou segunda maior preocupação. Metade aponta a inflação como o tema mais preocupante e 20%, a pandemia. Cerca de 80% acreditam que a mudança climática é resultado da atividade humana e 82%, que as coisas tendem a piorar.

Entretanto, há os que são otimistas em relação ao futuro: 49% têm a esperança de que, se agirmos agora, ainda poderemos salvar o planeta.

Os Estados Unidos, junto com a Índia, dividem a duvidosa honra de terem a menor porcentagem de pessoas dispostas a modificar seu estilo de vida para colaborar com a recuperação do meio ambiente: 16%, abaixo da média global de 21%.

Os norte-americanos são ainda os que mais acreditam que há exagero na preocupação com o clima: 22%, em comparação com 17% da média global.

Isso se deve, em parte, à divisão ideológica entre republicanos e democratas. Entre os democratas, 85% acreditam na influência da atividade humana sobre o clima; entre os democratas, a proporção cai para 49%.


SOBRE A AUTORA

Shalene Gupta é jornalista e escritora, co-autora do livro "The Power of Trust: How Companies Build It, Lose It, Regain It". saiba mais