Cannes Lions 2024 | Cristiane Camargo
Cristiane Camargo é CEO do IAB Brasil
As marcas sempre ditaram conversas e criaram tendências. Agora, também respondem às demandas da sociedade, principalmente em relação a uma pauta ESG. Como você enxerga o papel do IAB Brasil na promoção de uma sociedade mais justa e sustentável?
O IAB é uma organização setorial que tem por objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital. Isso significa que as práticas que promovemos devem atender interesses não apenas das empresas, mas também da sociedade.
Nossa organização contribui muito para governança, por exemplo, quando dissemina boas práticas para combate à fraude ou quando debate riscos na adoção de uma nova tecnologia, ou até mesmo quando analisamos a importância do DPO (data protection officer) na função de gestão de dados dentro da esfera da publicidade.
Outras práticas trabalham diretamente nos aspectos sociais e ambientais como, por exemplo, a promoção de práticas que levam a uma publicidade mais justa, menos invasiva.
Dirigir a publicidade, com foco no interesse do cliente, com ajustes e calibrações para chegarmos ao ponto ideal de atenção, não só torna todo o sistema mais agradável ao usuário como também gera menos retrabalho, menor processamento de dados de forma desnecessária, gerando menor emissão de carbono.
Como você mede o impacto de uma campanha em termos de sustentabilidade e justiça social? Quais são os maiores desafios que as marcas enfrentam ao tentar alinhar suas operações com objetivos socioambientais?
No caso do IAB, nossa medição de impacto se dá por volume de aplicação das nossas práticas, por volume de participação em nossas trilhas de conhecimento e pelo monitoramento de temas que devem deixar de ser destacados como ponto sensível para a operação de mídia e passar a ser uma linha constante de aprendizagem dentro de agências, veículos, anunciantes e todos os integrantes do ecossistema.
Como você vê o futuro da publicidade em um contexto de maior demanda por práticas socioambientais?
A publicidade, de uma forma geral, caminha com a sociedade e dá suporte, voz e reitera movimentos importantes. Vejo que não há como dissociar a publicidade destes movimentos.
Ela será um canal importantíssimo para que marcas e consumidores dialoguem sobre produtos e serviços que caibam dentro das novas prioridades sociais que surgirão.