Cannes Lions 2024 | Nohoa Arcanjo

Nohoa Arcanjo é Co-fundadora e Chief Business Officer da Creators LLC

Crédito: Fast Company Brasil

Redação Fast Company Brasil 3 minutos de leitura

As marcas sempre ditaram conversas e criaram tendências. Agora, também respondem às demandas da sociedade, principalmente em relação a uma pauta ESG. Como você enxerga o papel da sua agência/empresa na promoção de uma sociedade mais justa e sustentável?

Como a Creators LLC é um serviço, que também disponibiliza um Software para gerir e metrificar campanhas de marketing de influência, de ponta a ponta, com dados em tempo real, estamos sempre atentos em como podemos entregar mais valor para ambas as partes, criadores e marcas. 

Segundo dados de pesquisas, apenas 1% dos criadores de conteúdo no Brasil têm boas chances de obter uma renda significativa. Enquanto 99% dos micro e nano criadores de conteúdo têm poucas oportunidades de monetização, possuem uma taxa de engajamento de 10,5% no TikTok no Brasil, a mais alta entre todos os níveis de influenciadores. Porém, seus ganhos com essa atividade representam menos de 50% de sua renda total. 

Olhando para esse impacto, criamos um produto de Academia de Afiliados que auxilia na monetização de criadores menores e, ao mesmo tempo, ajuda as marcas a venderem mais. Neste momento estamos rodando uma academia de longo prazo de 250 afiliados para Aliexpress, e está sendo um sucesso. O produto está atraindo bastante a atenção do mercado visto que, segundo o site The Information, Marketing de Afiliados é a 3º fonte de monetização entre os criadores nos EUA, e está previsto para atingir U$ 1,1 bilhão em 2024, só nos EUA.  

Como você mede o impacto de uma campanha em termos de sustentabilidade e justiça social? Quais são os maiores desafios que as marcas enfrentam ao tentar alinhar suas operações com objetivos socioambientais?

Eu, como mulher preta à frente de uma empresa de tecnologia, vejo essa pauta de justiça social como missão, e sou 100% apoiada pelo sócio Rodrigo Allgayer nessa visão. Por isso, criamos uma tecnologia proprietária que promove a diversidade dos squads e suas audiências, incluindo nichos autodeclarados pelos próprios creators, como: 

• Etnia 

• Gênero

• 50 +

• PCD

• Região

• Verticais de afinidade

Os criadores se auto declaram, deixando os dados além de verídicos, protegidos pela LGPD. Quando as marcas abrem briefing conosco, também são convidadas a selecionar quais nichos de diversidade querem ter no squad em cada campanha. E assim conseguimos ter uma análise granular de performance X nicho de diversidade em nosso relatório em tempo real, disponibilizado na plataforma após 24h do início da campanha, reforçando a importância, o impacto e os benefícios de estarmos todos pensando juntos nesta pauta.  

Como você vê o futuro da publicidade em um contexto de maior demanda por práticas socioambientais? 

A crescente conscientização do público sobre questões como sustentabilidade, diversidade e inclusão exige que as marcas adotem práticas mais éticas e transparentes em suas campanhas.

Vejo um futuro em que a publicidade não apenas promoverá produtos e serviços, mas também contribuirá para um mundo melhor. As marcas que se destacarem serão aquelas que se comprometerem com causas relevantes, comunicarem seus valores de forma autêntica e engajarem seus consumidores em ações que gerem impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Acredito que a Creators.LLC, como uma empresa que conecta marcas e criadores de conteúdo, tem um papel fundamental nesse cenário. Podemos ajudar nossos clientes a desenvolver campanhas que não apenas atendam às demandas do mercado, mas também contribuam para um futuro mais sustentável e justo, através de campanhas de influência, e conexão com as comunidades.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais