TikTok lança influencers gerados por inteligência artificial
Ferramenta cria vídeos com avatares usando IA generativa. Recurso também faz tradução simultânea
O TikTok inaugura a era dos influenciadores sintéticos. A companhia apresentou sua ferramenta de inteligência artificial generativa, o Symphony Avatar, durante a 71ª edição do Festival de Criatividade de Cannes. O sistema gera vídeos hiper realistas de pessoas, sejam elas criadoras ou atores.
No espaço do TikTok no festival há telas verticais que mostram gravações de pessoas falando com a câmera, bem no estilo informal da rede social. A cada vídeo que aparece, a mesma pessoa fala o mesmo texto, no mesmo cenário em 10 línguas diferentes, entre elas francês, inglês, alemão, português e coreano. Trata-se de um avatar, criado por IA generativa.
Os "influenciadores sintéticos" estão disponíveis em duas versões: "banco de imagens" ou personalizado. Os avatares de banco de imagens são baseados em atores pagos de diversas origens, nacionalidades e idiomas, e estão disponíveis para uso comercial.
Já os avatares personalizados são criados para se assemelhar a um creator específico ou a um porta-voz de marca. A base de dados do Symphony personalizado são os vídeos antigos do creator. Independentemente do tipo de avatar usado, os vídeos que os utilizam serão marcados com o rótulo “Gerado por IA”.
Além disso, a ferramenta detecta automaticamente o idioma falado nos vídeos e é capaz de transcrever, traduzir e produzir um vídeo dublado.
OS DOIS LADOS DE UM INFLUENCIADOR SINTÉTICO
Essa é mais uma das muitas investidas que companhias de mídia sociais têm feito na área de IA generativa. A Meta, por exemplo, lançou um sistema de chat com IA generativa para criadores. Já o Google vende o Gemini para marketing, com capacidades de gerar legendas e postagens.
Os avatares de banco de imagens são baseados em atores pagos e estão disponíveis para uso comercial.
Em Cannes, os vídeos do TikTok chamam atenção pelo hiper realismo. Mas, quando vistos de perto, causam estranheza, seja pelos movimentos da boca ou expressões faciais dos avatares. São diferenças sutis, mas que ainda deixam claro que se trata de uma mídia sintética.
Se de um lado a IA expande as capacidades de marcas e dos creators, já que abre espaço para empresas pequenas fazerem vídeos e também para criadores atingirem novos países, por outro, a tecnologia acende um alerta.
O TikTok é uma das plataformas que remunera aqueles que colocam o conteúdo no ar. Como será o pagamento de um influenciador sintético? Como serão feitas as licenças de imagem? Será que os avatares vão confundir os usuários, ou vão apenas cansá-los?