Impacto real da IA nos negócios, na cultura e na sociedade é tema do Innovation Festival 2025
Evento acontece nos dias 27 e 28 de novembro, em São Paulo, e reúne vozes que estão moldando o futuro da inovação, da cultura e do trabalho

O Innovation Festival 2025, evento da Fast Company Brasil com oferecimento da KPMG, tem como um dos pilares de conteúdo Tech & Inteligência Artificial. Especialistas na área vão trazer estudos e reflexões não apenas sobre a próxima geração de ferramentas digitais, mas sobre o impacto real da IA nos negócios, na cultura e na sociedade.
Abrindo o primeiro dia de festival, Carla Mayumi e Cristina Brand, da Talk Inc., apresentam a pesquisa “IA na Vida Real“, um retrato sobre como a inteligência artificial está sendo usada por pessoas e empresas. O estudo analisou as percepções sobre o uso de IA generativa a partir de três níveis: funcional, relacional e simbiótico, cada uma com suas tensões e paradoxos.
No segundo dia do evento, Débora Emm, fundadora e CEO da Inesplorato, apresenta “IA no trabalho corporativo: como unir ambição e ética na prática“, resultado de um processo colaborativo para repensar os fundamentos das práticas corporativas e redesenhar modos de trabalho, propondo caminhos concretos para que a tecnologia sirva à inteligência humana e não o contrário.
Uma das descobertas do projeto é que a maior revolução da IA no trabalho não é técnica, é cultural. “O avanço das máquinas está pressionando empresas a fazerem o que décadas de gestão taylorista impediram: devolver às pessoas o que é exclusivamente humano”, diz Débora.
“Em vez de exigir que profissionais funcionem como algoritmos, previsíveis, infalíveis e escaláveis, a IA força uma virada radical: só haverá vantagem competitiva para quem liberar criatividade, sensibilidade, julgamento ético e visão crítica, capacidades que nenhum modelo reproduz”, complementa.

Também na sexta-feira, Vanessa Mathias, cofundadora da White Rabbit, apresenta “Soberania Cognitiva na Era da IA“, estudo que mapeia como a inteligência artificial pressiona a autonomia mental e aborda como protegemos o que pensamos, sentimos e desejamos.
“A IA apresenta riscos civilizatórios. São coisas que literalmente colocam em xeque a existência da sociedade, comprometendo o sapiens do homo sapiens”, afirma Vanessa, coautora de “Reimaginação radical: 5 lentes para vislumbrar futuros que desejamos viver”.
PILARES DE CONTEÚDO
Além de Tech & Inteligência Artificial, o conteúdo do Innovation Festival 2025 será guiado por outros pilares editoriais que refletem a maneira como a Fast Company cobre inovação no mundo todo:
Saúde & Bem-estar: novas fronteiras da longevidade, da ciência e do cuidado com o corpo e a mente.
Work Life: o futuro do trabalho, da produtividade à busca por propósito e equilíbrio.
Humanidades e futuros: diversidade, ética, cultura e as histórias que nos lembram o que é ser humano em meio aos avanços da tecnologia. Cenários emergentes que apontam o que vem pela frente em clima, economia criativa, sociedade.
SERVIÇO:
Innovation Festival Brasil 2025
Local: KPMG/ Rua Verbo Divino, 1400, Chácara Santo Antônio – São Paulo
Datas: 27 e 28 de novembro
Ingressos à venda no Sympla