POR REDAÇÃO FAST COMPANY BRASIL

O novo mundo: os desafios e as promessas do metaverso para varejistas” – este é um dos temas de destaque na agenda da NRF 2022, a maior conferência sobre varejo do mundo que abre suas portas em 16 de janeiro em Nova York. Na grande discussão sobre o cenário do varejo pós-pandemia, o metaverso é um dos que geram maior interesse. O termo, que obteve 84 mil menções nas redes sociais vindas de 29 mil autores únicos em 2021, entrou no nosso cotidiano há relativamente pouco tempo e refere-se a um espaço virtual (semelhante aos universos criados pelos games) onde internet e realidade aumentada se misturam. Os fãs de ficção científica já assistiram a seus personagens favoritos “viajarem” por estes espaços que, agora, desembarcam em nosso cotidiano.  

Emma Chiu (Crédito: divulgação)

Metaverso será o tema da palestra da diretora de inteligência da Wunderman Thompson, Emma Chiu, no primeiro dia do evento, no domingo, 16/janeiro. Chiu traçará um painel que vai desde MetaLives e MetaSpaces até MetaBusiness e MetaSocieties. Estudos que serão apresentados pela empresa indicam que apenas 38% dos consumidores globais já ouviram falar no termo “metaverso”. Mas o fato é que o digital está redefinindo as relações entre marcas e pessoas. Segundo dados da Wunderman, 62% dos consumidores dizem que se sentem mais próximos ao interagir com uma marca digitalmente; 66% preferem se envolver com as marcas de forma digital; 73% acham mais fácil interagir com marcas com presença digital; e, por fim, 85% acreditam que a presença digital será essencial para o sucesso de uma marca no futuro. 

O metaverso será tema de várias apresentações. Outra palestra de destaque será “Fazendo negócios de varejo no metaverso”, de  Cassandra Napoli, da consultoria de tendências WGSN. Para Napoli, o metaverso irá mudar a forma como compramos, vivemos e nos comunicamos. A consultoria vem mapeando este “terceiro espaço” desde 2018 e apresentará uma análise crítica sobre como gerar conversões, incorporar o conhecimento da marca e navegar nas novas águas digitais do metaverso.

Além de muitas palestras e discussões sobre o tema, a NRF 2022 contará com exibições de empresas e fornecedores que desenvolvem catálogos, soluções e plataformas no metaverso. 

Segundo Karina Israel, CEO da YDreams Global e presidente da XRBR, entidade que promove negócios e conhecimentos em realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e realidade mista (MR), “as novas tecnologias de realidade aumentada para experimentar roupas e sapatos já existem há anos no varejo, e vêm sendo melhoradas a cada ano em performance”, diz. “Estas tecnologias que ajudam o consumidor a acertar na compra (e evitar frustração) tornam-se cada vez mais presentes e, junto com o metaverso, farão parte da realidade do varejo”. Karina chama a atenção para, no caso do Brasil, a entrada do 5G: “minha percepção é que, com a chegada do 5G, vamos turbinar as realidades estendidas em tempo real. E quanto ao metaverso, apesar de ainda ser muito novo, ao meu ver, está no caminho: vai integrar todas estas mídias”.

Acompanhe a cobertura especial da Fast Company Brasil da NRF 2022.