Inovação brasileira a serviço da acessibilidade e da beleza

Batom Inteligente, projeto desenvolvido por cientistas brasileiros do Grupo Boticário, ganhou o “Oscar da Inovação” no SWSX

Crédito: Fast Company Brasil

Milene Padilha 2 minutos de leitura

A tecnologia tem o poder de transformar a forma como nos relacionamos com o mundo e com nós mesmos. Na indústria da beleza, essa transformação faz ainda mais sentido quando inclui mais pessoas.

Foi com essa convicção que levamos ao SXSW 2025 uma inovação genuinamente brasileira: um batom que utiliza inteligência artificial e visão computacional para aplicar a maquiagem de forma precisa e autônoma.

O projeto do Batom Inteligente nasceu da colaboração entre os times de pesquisa & desenvolvimento e diversidade & inclusão do Grupo Boticário, com o objetivo de ampliar a autonomia de pessoas com deficiência visual ou limitação motora nos membros superiores.

O reconhecimento veio da melhor forma possível – pelo voto do público, que nos concedeu o Innovation Awards, tornando o nosso projeto o único premiado da América Latina.

Durante sete anos de desenvolvimento do Batom Inteligente, uma ferramenta de IA foi treinada usando toda a diversidade de tons e subtons da nossa população miscigenada, o que ajudou a tornar a tecnologia ainda mais exata na identificação dos lábios.

A precisão do Batom Inteligente é altíssima porque contamos com a colaboração e a parceria de associações de pessoas com deficiência visual ou limitações motoras durante nosso período de pesquisas. Assim, pudemos ajustar o protótipo baseado em suas percepções e aproximar o funcionamento do produto às reais necessidades desse público.

O equipamento usa sensores e luzes de led para fotografar o rosto de quem está usando, e essa imagem é analisada com IA. Assim, é possível discernir pele e lábios e aplicar o batom de maneira autônoma e uniforme.

Crédito: Divulgação



Além disso, mensagens em áudio conduzem todo o processo da aplicação do batom líquido ou em gloss, que é realizado em apenas dois minutos.

Dois meses antes do SXSW, o Batom Inteligente já havia sido exibido na CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas, reforçando o interesse global por inovações que combinam beleza e tecnologia inclusiva.

O projeto contou com parceiros fundamentais, como o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), a Neurobots (startup especialista em IA) e o apoio da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

Nosso objetivo principal com o Batom Inteligente é abrir caminho para soluções futuras que garantam mais autonomia no autocuidado e na relação das pessoas com a beleza.

Ver essa inovação sendo reconhecida no SXSW e premiada diretamente pelo voto do público reforça a nossa convicção de que a tecnologia, quando colocada a serviço da inclusão, tem o poder de transformar a vida das pessoas ao nosso redor.


SOBRE A AUTORA

Milene Padilha é pesquisadora do Grupo Boticário. saiba mais