Instituto Caldeira leva startups brasileiras para o SXSW 2025

Em parceria com a Dell Technologies e a Intel, o hub de inovação do Rio Grande do Sul apoia empreendedorismo brasileiro em Austin

Créditos: Blog Caldeira/ Divulgação

Redação Fast Company Brasil 1 minutos de leitura

O Instituto Caldeira vai levar quatro startups brasileiras para a 39ª edição do South by Southwest (SXSW), maior festival de inovação, tecnologia e cultura.

Em parceria com a Dell Technologies e a Intel, o hub de inovação de Porto Alegre selecionou empresas iniciantes do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia para participar do evento, que começa nesta sexta-feira (dia 7) e vai até 15 de março em Austin, no Texas.

As startups escolhidas foram as gaúchas Aprix e Planton. A primeira é especializada em inteligência artificial e a segunda é uma climatech voltada para gestão de carbono. Também entram na lista a carioca Abstra, desenvolvedora de sistemas em Python, e a baiana Drome, que usa monitoramento digital de temperatura para evitar desperdícios de medicamentos, vacinas e alimentos.

Elas venceram um Pitch Competition, promovido pelo Instituto Caldeira em dezembro, no qual 20 startups finalistas foram avaliadas com base em critérios como escalabilidade, impacto potencial, tecnologia e equipe.

Foram 402 startups inscritas, 23 estados brasileiros representados e 20 selecionadas para a competição. Dessas, 15 têm mulheres no quadro executivo e sete fazem parte da Comunidade Caldeira.

A iniciativa faz parte da campanha Let’s Go To SXSW, realizada pelo segundo ano consecutivo pela entidade. O objetivo é dar visibilidade global a empresas brasileiras, conectá-las com investidores e abrir novas oportunidades de negócio.

Fundado em 2019, o Instituto Caldeira é um hub de inovação que reúne mais de 470 startups e instituições brasileiras. Em 2024, a sede foi completamente inundada pelas enchentes de maio de 2024 que devastaram o Rio Grande do Sul. O instituto passou pelo caos climático e centralizou os esforços de resgate e de doação para a região.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais