O que vai definir o SXSW 2025? As 5 tendências no radar da Box1824

Em meio a mais de 2,5 mil sessões de conteúdo concentradas em apenas sete dias, uma das tarefas mais desafiadoras é escolher bem o que assistir

Crédito: iMrSquid/ Getty Images

Laura Kroeff 5 minutos de leitura

Chegamos novamente àquela época do ano em que milhares de brasileiros desembarcam em Austin, no Texas, em busca do maior evento de inovação do mundo. Em meio a mais de 2,5 mil sessões de conteúdo concentradas em apenas sete dias, uma das tarefas mais desafiadoras é escolher bem o que assistir.

Esse processo começa muito antes aqui na Box1824 e envolve a intersecção entre a análise de temas e palestrantes com as principais tendências mapeadas em nossas pesquisas mais recentes.

Neste ano, estaremos atentos a cinco tendências principais, que compartilhamos aqui em primeira mão, além das palestras que devemos acompanhar.

1. (IN) SEGURANÇA DA IA

Sistemas de IA cada vez mais avançados e autônomos trazem desafios proporcionais em termos de ética, confiança e segurança. O festival, que sempre busca equilibrar inovações tecnológicas com questões cívicas e sociais, dará grande destaque a esse tema.

Garantir o uso responsável e seguro da IA impactará diretamente o engajamento do público e a reputação das organizações.

Alguns destaques imperdíveis sobre o assunto incluem:

"AI and Power Concentration: Building Tech to Empower Us All": com a participação de um dos whistleblowers da OpenAI, essa sessão promete ser uma das mais polêmicas e comentadas do SXSW 2025.

"Featured Session: Rebooting AI from the Ground Up (Dr. Rumman Chowdhury)": uma das vozes mais esperadas do evento, Rumman Chowdhury é referência internacional em ética algorítmica e transparência na IA. O novo formato Speaker Connect permitirá uma sessão exclusiva com ela.

"Deepfaking Sam Altman": provando que nem o CEO da OpenAI está imune aos desafios éticos da tecnologia, esse documentário promete uma abordagem instigante sobre os dilemas da nova era digital.

2. RELACIONAMENTOS COM IA

Com a evolução das ferramentas de IA em direção a uma interação mais humana, avançamos na era dos relacionamentos humano-máquina. Como estudiosos de comportamento e mudanças culturais, buscamos compreender até onde essas relações podem evoluir e quais serão seus maiores impactos psicológicos e sociais.

Entre as palestras de destaque sobre o tema estão:

"Building Safe Connections: AI Companions & Responsible Design": a conversa irá explorar como equilibrar soluções para solidão e saúde mental com segurança para um dos usos mais comuns da IA hoje, inclusive entre crianças, onde a IA tem sido usada para conexão e suporte emocional.

"Love Machines: The Science of AI Companionship": dando um passo além, acadêmicos dos EUA, da Alemanha e do Canadá irão explorar o registro científico e os debates filosóficos em torno da comercialização de companheiros de IA.

"AI Teammates: Methods to Use AI in Meetings & Workshops": vamos aprender e explorar novas possibilidades dessas relações no ambiente de trabalho nesse workshop conduzido pelo time da Voltage Control.

Crédito: Niklas Liniger/ Vackground/ Unsplash

3. TECNOLOGIAS PARA SAÚDE MENTAL

Nos últimos anos, vimos a trilha de Saúde se tornar uma das maiores e mais relevantes do SXSW, com o enfoque em bem-estar mental se tornando progressivamente um protagonista do evento. 

Mapeamos desafios e soluções que estarão presentes em conteúdos ao longo do evento:

"Opening Session: Kasley Killam": a abertura do evento contará com a premiada autora de “The Art and Science of Connection”, que abordará a saúde social como chave para uma vida mais longa e feliz.

"When AI Saves Lives: Real Applications in Mental Health": casos reais de IA generativa na saúde mental e de prevenção do suicídio a tratamento de dependência química serão o foco nesta conversa.

"American Sweatshop": é um dos grandes filmes desta edição do evento e abordará o impacto das mídias sociais na saúde mental.

Crédito: Freepik

4. PÓS-IA: O QUE VEM A SEGUIR?

Estar de olho nas próximas grandes tecnologias capazes de conectar pessoas e potencializar mudanças sociais sistêmicas está no DNA da Box1824. O SXSW 2025 aposta mais na computação quântica do que na tão esperada e temida IAG (inteligência artificial geral) ou na IAS (inteligência artificial superinteligente).

Selecionamos alguns conteúdos ligados a ambos os temas para acompanhar:

"Preparing for a Quantum Leap": dentre os diversos painéis com o tema, esse nos interessa particularmente por prometer explorar impactos práticos em um campo ainda tão teórico, trazendo, inclusive, Lara Jehi, que é chief research information officer da Cleveland Clinic.

"How To Make AGI Not Kill Everyone": apesar do tom apocalíptico, a sessão promete explorar um dos momentos de maior impacto no futuro da humanidade, o ponto em que a IA se tornará tão ou mais inteligente que a maioria dos seres humanos.

5. A ERA DA IMAGINAÇÃO

Desde o lançamento do nosso curta-metragem GenGen, temos investigado como a democratização das ferramentas de IA generativa, com seu alto poder criativo, está nos conduzindo a uma nova era baseada na imaginação.

Esse avanço amplia as possibilidades de futuros antes inimagináveis e ainda desafia cada vez mais nossa capacidade de distinguir realidade e ficção.

Créditos: draganab/ imaginima/ iStock

Vamos assistir aos bate-papos abaixo:

"Farewell, Information Age – Welcome to the Imagination Age!": Helen Todd vai explorar a Era da Imaginação, na qual a criatividade (e não mais a produtividade) se torna a moeda mais valiosa. O interessante é que ela trará o seu avatar, apelidado de Helen 2.ODD, para contribuir com a discussão.

"Uncertainty: A Path to Flourishing (and Survival) in an Age of Flux": além do já citado “The Art and Science of Connection”, o livro dessa painelista, “Uncertain: The Wisdom and Wonder of Being Unsure”, é outro que não deixaremos de trazer para casa. Maggie Jackson promete falar sobre como a incerteza alimenta a agilidade, a curiosidade, a resiliência e a criatividade, habilidades hipervaliosas nessa nova era.

"AI, Music & Creativity in the Imagination Age with Holly Herndon": Holly Herndon, uma das 100 pessoas mais influentes em IA segundo a revista "Time", analisa o impacto da inteligência artificial na música e na criatividade humana.

Em suas quase quatro décadas, o SXSW se consolidou como um epicentro de arte, cultura, tecnologia e comportamento. Nossa dica para aproveitá-lo ao máximo é transitar entre esses universos, indo além das sessões mais populares e buscando as conexões mais inovadoras.

O evento está cada vez maior, mas seu verdadeiro valor está na capacidade de antecipar as tendências mais relevantes do nosso tempo através de suas avenidas e painéis menos povoados.


SOBRE A AUTORA

Laura Kroeff é vice-presidente de estratégia e impacto na Box1824. saiba mais