São Paulo terá novo festival internacional de inovação em 2026, o SP2B
São Paulo Beyond Business ocupará o Parque Ibirapuera com conferências, exposições e experiências imersivas. Ideia era ser franquia do SXSW

São Paulo terá um novo festival internacional voltado à inovação, criatividade e tecnologia. O São Paulo Beyond Business (SP2B) foi anunciado neste domingo (9) durante o South by Southwest, na São Paulo House, espaço oficial da delegação brasileira no festival. Será que São Paulo terá novo festival internacional de inovação com o SP2B?
“Queríamos levar um evento que projetasse São Paulo com uma potência de inovação para o mundo", disse Rafael Lazarini, fundador do Rio2C e idealizador do projeto.
A ideia inicial era trazer para São Paulo uma franquia do SXSW, o que não foi aprovado pela organização. O SP2B será realizado entre os dias 9 e 16 de agosto de 2026, no Parque Ibirapuera. São Paulo terá novo festival internacional de inovação para atrair milhares de pessoas. Uma primeira versão do evento acontece em agosto deste ano, no Auditório do Ibirapuera, com palestra e show musical.
Durante o anúncio, também estavam no palco a secretária de cultura do estado de São Paulo, Marília Marton, e o secretário de desenvolvimento econômico, Jorge Lima. "Fiquei frustrada com um não do SXSW. Mas não poderíamos perder essa oportunidade de mostrar tudo o que fazemos de transformador", contou Marília sobre o novo festival internacional de inovação em São Paulo.
Para Tracy Mann, consultora do SXSW há mais de 20 anos, São Paulo é a porta de entrada do Brasil para estrangeiros. "Fiquei triste de não poder anunciar que será um SXSW em São Paulo. Mas daí veio a pergunta: por que não fazer um festival?”
A programação do SP2B promete reunir conferências, exposições, experiências imersivas e oportunidades de negócios. São Paulo terá novo festival internacional de inovação entre os conteúdos, temas como inteligência artificial, cidades inteligentes, fintechs e healthtechs. A expectativa é receber mais de 500 mil pessoas, incluindo investidores, startups, executivos e pesquisadores.
Além dos espaços de debates e negócios, a programação terá um dia dedicado à inclusão, voltado para empreendedores periféricos, com mentorias, painéis e oficinas gratuitas. No domingo de encerramento, o evento abrirá as portas ao público no Experience Day, oferecendo uma programação gratuita com cinema ao ar livre, shows e ativações interativas.