SP House amplia presença no South by Southwest 2025
Casa São Paulo é ponto de encontro e negócios durante o maior festival de inovação e tecnologia do mercado

O Governo de São Paulo retorna ao South by Southwest (SXSW) 2025 com a SP House, uma estrutura de 1,2 mil metros quadrados que deve receber mais de 10 mil visitantes durante o maior festival de inovação e tecnologia do mercado, que acontece em Austin, no Texas, entre 7 e 15 de março.
A programação da casa será dividida em quatro grandes eixos de conteúdo: tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; e artes e festivais. Os temas sustentabilidade e negócios estarão presentes em todas as atividades, que incluem palestras, workshops e ações de networking.
Este ano, a SP House também terá um estúdio para transmissões via streaming e uma fachada com arte exclusiva assinada por uma artista paulista, que ainda não foi divulgada. No ano passado, a obra foi criada por Eduardo Kobra.
PALESTRA DE AMY WEB E DEBATE SOBRE GAMES
Um dos momentos mais esperados da programação do SXSW 2025, a palestra de Amy Webb, CEO do Future Today Institute, será transmitida nos telões da Casa SP. A futurista apresenta o Relatório Anual de Tendências, uma das sessões mais concorridas do festival
No último dia da programação (11 de março), a SP House sedia o painel "Glocal Games: Bridging Local Cultures with a Global Audience" (Games glocais: ligando culturas locais com audiência global), promovido pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames).

A conversa vai abordar como produções regionais de games estão conquistando um público cada vez mais global, discutindo a relação entre identidade cultural e alcance internacional. Participam do debate Rodrigo Terra (presidente da Abragames), Diliana Alexander (Filmgate Miami) e Steye Hallema (diretor e XR Creator).
O FUTURO DA INOVAÇÃO E A PRESENÇA DE SP NO MERCADO GLOBAL
Além dos painéis de tecnologia e games, a programação inclui uma conversa entre representantes dos festivais SXSW Sydney, SXSW Londres e SP2B, sobre como os festivais de inovação e criatividade vão evoluir nos próximos anos.
A Toyota também marca presença com um debate sobre soluções para acelerar a retirada de carbono da atmosfera, trazendo especialistas para analisar as promessas, os desafios e os caminhos para a descarbonização.
A SP House será ainda palco da apresentação do Clipe da Quebrada, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado, apadrinhada pelo produtor KondZilla. O projeto contrata diretores de pequenas produtoras para criar videoclipes de artistas periféricos, ampliando a visibilidade de novos talentos no mercado audiovisual.
Este ano, a SP House terá um estúdio para transmissões via streaming.
Além da programação oficial, a SP House também integra o CreativeSP, programa que leva 10 empresas brasileiras ao SXSW para fomentar negócios internacionais. O programa oferece um reembolso de até US$ 3 mil para custear parte dos gastos com a viagem, além de promover eventos de networking e consultorias especializadas.
Em 2024, o CreativeSP levou 103 empresas para grandes eventos internacionais, como o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, a Gamescom e a Feira do Livro de Frankfurt, gerando R$ 725 milhões em novos negócios.
O programa também criou 6,4 mil empregos e tem mais missões confirmadas para o primeiro semestre de 2025, com a participação em eventos como a Games Developers Conference (EUA) e o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).