SXSW 2025: O que esperar do maior festival de inovação
Mais enxuto, evento tem um dia a menos de palestras e deve levar cerca de dois mil brasileiros para Austin

(Atualizada em 6 de março, às 18h31 )
O maior festival de inovação e tecnologia do mercado, o South by Southwest (SXSW), entra nesta sexta na sua 39ª edição. Mais enxuto, com um dia a menos de conferência, o evento acontece até 15 de março em Austin, no Texas.
Na edição de 2024 foram oito dias, com palestras até o último dia do evento. Em 2025, a conferência terá sessões até o dia 13, com redução significativa na quantidade de apresentações nos dias 11 e 12. Segundo a organização do SXSW, a medida foi adotada para tornar o festival mais acessível para o público.
No finalzinho do “segundo tempo”, a organização anunciou palestra da ex-primeira dama norte-americana Michelle Obama. Michelle se apresentará com seu irmão, Craig Robinson.
Outros destaques do SXSW 2025: os músicos Tom Morello e Lars Ulrich. O ator e roteirista da série Ruptura, Ben Stiller e o vice-presidente da Apple, Eddy Cue, vão falar sobre as produções da Apple+.
A sessão de abertura ficará por conta de Kasley Killam, autora do livro "The Art and Science for Connection", em que trata sobre a saúde social da humanidade.
Em 2025, serão mais de 2 mil conteúdos e 23 trilhas temáticas, incluindo Inteligência Artificial, Sustentabilidade, Economia Criativa, Cultura, Tecnologia, Música, Saúde e Engajamento Cívico. Uma das principais trilhas do evento será a de 2050, como um olhar para o futuro.
Os organizadores esperam a presença de dois mil brasileiros nesta edição – um número menor se comparado aos 2,5 mil da edição de 2024, mas ainda assim significativo. Os brasileiros seguem sendo a maior delegação internacional do evento, com o dobro de presença em relação aos britânicos, que vêm em segundo lugar.

Tracy Mann, consultora do SXSW e uma das referências quando o assunto é aproximar a comunidade brasileira de Austin, explica que o público do país está conseguindo espaços importantes.
“Há brasileiros em painéis organizados por estrangeiros. E, pela primeira vez na história do SXSW, temos um featured speaker brasileiro, o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon”, conta.
A Fast Company Brasil estará mais uma vez em Austin para uma cobertura especial, com reportagens, artigos, vídeos e análises sobre o conteúdo do evento. O especial conta com patrocínio do Grupo Boticário e do Itaú.
Já a Fast Company dos EUA terá um espaço exclusivo para debates e apresentações com convidados, o tradicional Fast Company Grill.
PALESTRAS DE TECNOLOGIA
Além do CEO da Qualcomm, diversos altos executivos vão participar do SXSW. A presidente do aplicativo de mensagens criptografadas Signal, Meredith Whittaker, vai discutir a crescente importância da privacidade e da segurança digital. Jay Graber, CEO da rede social de código aberto Bluesky, vai apresentar sua visão para o futuro das redes sociais descentralizadas.
O criador do protocolo www, sir Tim Berners-Lee falará sobre os caminhos futuros da web. Berners-Lee é crítico do rumo tomado pela internet e pelo digital. Assim como outro grande nome do SXSW 2025: Douglas Rushkoff. Ligado ao movimento cyberpunk, o autor trará um olhar crítico sobre a "broligarquia" tecnológica.
Se, no ano passado, inteligência artificial foi um dos temas mais falados nos corredores do centro de conferências e nas ruas de Austin, este ano, outro assunto em destaque é a computação quântica.
O CEO da IBM, Arvind Krishna, vai falar sobre os avanços da computação quântica e seu impacto na tecnologia e nos negócios. Ele deve se juntar a Charina Chou, COO do Google Quantum AI, em um painel sobre o futuro dessa tecnologia revolucionária.
Uma das principais trilhas do evento será a de 2050, como um olhar para o futuro.
A discussão sobre futuros também vai abordar biotecnologia e edição genética. O CEO da Colossal Biosciences, Ben Lamm, explica como sua empresa está utilizando inteligência artificial e biotecnologia para ressuscitar espécies extintas, como a ave gigante dodô.
A futurista Amy Webb, queridinha da plateia brasileira, está dando pequenos teasers de sua palestra, que costuma encher o salão principal do centro de conferências de Austin. A futurista aproveita o festival para lançar o relatório de tendências do ano.
O evento conta também com a participação dos astronautas da missão Artemis II, que participarão de um painel sobre o primeiro voo tripulado à Lua em mais de 50 anos. Essa será uma das oportunidades mais próximas do público de acompanhar os bastidores da missão.
E O ENTRETENIMENTO?
O cinema, a TV e a música são presenças marcantes no festival. Issa Rae, criadora e estrela da série "Insecure", se consolidou como uma das vozes mais influentes de Hollywood e participa do SXSW para discutir representatividade e novas narrativas na indústria do entretenimento.
No universo dos games, o lendário Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid e Death Stranding, trará novidades sobre seu novo projeto, Death Stranding 2: On the Beach.

O evento também contará com uma rara aparição do elenco e dos criadores da série "The Last of Us", da HBO, incluindo Pedro Pascal e Bella Ramsey, que vão falar sobre os bastidores da aguardada segunda temporada.
Outros grandes nomes do cinema e da TV incluem Kevin Bacon, que faz uma retrospectiva de sua carreira de mais de quatro décadas, e David Duchovny – conhecido pelos seriados "Arquivo X" e "Californication", que participa de uma gravação ao vivo do podcast Fail Better.
Na programação do SXSW também estão o prêmio de inovação, o pitch de 45 startups e experiências de realidade aumentada.