Casa São Paulo terá Muhammad Yunus, atrações artísticas e empresas da economia criativa

Prêmio Nobel da Paz está na programação; iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Cultura do estado de São Paulo, InvestSP e Gerando Falcões

Crédito: Divulgação

Redação Fast Company Brasil 2 minutos de leitura

A fachada colorida de uma casa promete chamar atenção de quem estiver em Austin, para edição 2024 do South by Southwest. Bem localizada em frente ao Convention Center, espaço central onde acontece boa parte das palestras do festival de inovação, a casa tem uma missão importante: divulgar e fomentar a economia criativa do Estado de São Paulo.

Para isso, vai promover uma programação intensa que inclui uma participação remota do professor Muhammad Yunus, ganhador do Nobel da Paz. Também estão entre as atrações Edu Lyra, empreendedor social e fundador da Gerando Falcões; as atletas Fabi Alvim e Fernanda Garay; o presidente da InvestSP, Rui Gomes; e Marília Marton, titular da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo. 

Inicialmente, a ideia era criar um espaço de encontro e relacionamento durante os dias de festival, que atrai milhares de brasileiros à capital do Texas. Mas o projeto cresceu para ganhar relevância e ampliar sua atuação. Tem entre os objetivos gerar negócios e promover empresas de economia criativa.

Entre dezenas de empresas que se inscreveram para estar no SXSW com o CreativeSP, foram selecionadas: Zeferina Produções, Biônica, Agência ONZE, Creators Platform, Dirty Work, ARKx, Lado Animation, Umana Media House, Moonshot Pictures e Lemme Content.

Crédito: CreativeSP/ Divulgação

Além de participar do evento, as empresas escolhidas vão fazer pelo menos duas rodadas de negócios na Casa São Paulo, terão consultoria, acompanhamento de resultados e acompanhamento pós-evento. O programa oferece reembolso de U$ 3 mil em despesas.

A Casa São Paulo é mais uma iniciativa do CreativeSP, que já levou 163 empresas para eventos como o Festival de Cinema de Cannes, a Feira do Livro de Frankfurt e o Web Summit de Lisboa. Segundo o Creative SP, a projeção de negócios gerados a partir das iniciativas é de mais de  R$ 750 milhões. O objetivo é chegar em R$ 2,5 bilhões em 2028. 

PROGRAMAÇÃO

Aberta de 9 a 12 de março, das 9h às 21h, a Casa São Paulo tem alguns temas como norteadores: no primeiro dia, sustentabilidade e inovação dão o tom das conversas; o segundo é o Dia da Favela e nos dois últimos, tendências e economia criativa pautam os conteúdos. Marcas como Toyota, Itaú, Ambev e Sabesp estão entre os patrocinadores.

entre os objetivos da iniciativa estão gerar negócios e promover empresas de economia criativa. 

Com abertura às 9h, a programação começa com um café da manhã e highlights da programação do SXSW para o dia. Na sequência, palestras de especialistas de diferentes áreas, entre brasileiros e estrangeiros. Às 17h30, os speakers dão lugar a atrações artísticas, com shows e apresentações.

Não é a primeira vez da SPInvest no SXSW. Em 2022, eles levaram ao evento o empresário Kondzilla e o curador artístico Marcelo Dantas. O país também já esteve representado em edições anteriores do festival na Casa Brasil, promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex Brasil.


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais