IA e mudança climática devem dominar as discussões em Austin

Estes serão os temas mais relevantes desta edição, dois grandes tópicos que ocupam as reuniões de conselhos das empresas no Brasil e no mundo

Créditos: Michael Dziedzic/ Unsplash/ rawpixel.com

Daniela Klaiman 3 minutos de leitura

Nesta semana, estarei em Austin, no Texas, para acompanhar o maior festival de inovação, tecnologia e economia criativa do mundo, o South by Southwest (SXSW) que, este ano, promete ser mais brasileiro do que nunca. Afinal, nossa delegação deve bater recordes, e isso se deve ao nosso desejo por inovação e networking.

Minha dica para aqueles que irão pela primeira vez é focar nos temas que mais interessam e nas talks menores, que geralmente são as melhores! Quanto às palestras mais famosas e que, obviamente, são as mais lotadas, elas sempre têm muita cobertura e as apresentações são compartilhadas. Então, não fique chateado se não conseguir acompanhar.

Na minha opinião, os temas mais relevantes desta edição serão inteligência artificial e mudança climática, dois grandes tópicos que ocupam as reuniões de conselhos e áreas de inovação das empresas no Brasil e no mundo.

Sobre as palestras de IA, a abordagem ficará mais sobre o seu uso propriamente dito e menos sobre o que é essa tecnologia. Como tenho um certo conhecimento sobre o assunto, para mim, as discussões mais interessantes serão aquelas com viés ético e filosófico.

Um exemplo será a palestra AI and the Future of Truth, que nos levará a questionar como poderemos diferenciar algo que foi criado por uma pessoa ou por um computador nessa onda de deep fake, que poderia ser acompanhada pela talk Elections in the Age of AI: New Tech’s Impacts on Democracy, que vai discorrer sobre esse ano tão importante de eleições em um contexto inédito de IA.

Crédito: SXSW

Outro tema é como a IA pode ajudar as empresas a escalarem, do ponto de vista da inovação. Acredito que a palestra Innovating at Scale: The Role of AI for Idea Validation irá ajudar a entender como as empresas conseguem usar a IA para crescer.

Why the Future of AI Should be Open trará uma temática bastante interessante quando pensamos que, hoje, apenas nove ou 10 empresas no mundo todo, fundadas e dirigidas por homens, na sua maioria brancos, dominam o tema.

Isso é um grande problema, pois, além de termos informações enviesadas, quase não há diversidade, com pouquíssimas mulheres e pretos envolvidos na criação da IA. Então, defendo que é muito importante falar sobre IA aberta justamente para que tenhamos cada vez mais participação de outros perfis de pessoas e mais inclusão.

Para completar a track de IA, recomendo as palestras sobre futuro do trabalho (Featured Session: Billion Dollar Teams: The Future of an AI Powered Workforce) e outra que estou bastante curiosa, que é IA e espiritualidade (Artificial Intelligence & Spirituality: A Temporal Odyssey).

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Outro assunto extremamente relevante e que não poderia deixar de ser abordado é sobre mudanças climáticas. Não adianta nada desenvolver IA, querer acabar com as guerras, se o mundo pode virar inabitável em virtude do clima. É preciso, sim, abordar cada vez mais o tema, a fim de conscientizar mais as pessoas.

Por isso, indico a palestra Strong, Smart, Safe Buildings to Survive Climate’s Big Punches, que falará sobre como construir uma cidade à prova de mudanças climáticas, visto que – não é de agora –, as cidades estão sendo devastadas e destruídas por causa de chuvas repentinas, alagamentos, etc.

Crédito: SXSW

Outra palestra imperdível envolve mudança climática versus o fator racial. A Featured Session: Achieving Climate Justice through Black Liberation: Understanding 2030 Liberation Horizon irá debater, principalmente, na estrutura atual da nossa sociedade, como algumas pessoas vão sofrer mais e outras menos com as mudanças climáticas. Por isso acredito também que é preciso falar sobre essa injustiça climática e sobre racismo climático.

Será que nós, seres humanos, temos capacidade, ideias ou vontade suficiente para resolver a mudança climática? É sob essa ótica que sugiro a talk Can AI Solve the Extreme Weather Pandemic? Certamente, a IA pode ter sugestões muito melhores que as nossas, a fim de salvar a gente desse fim catastrófico. Será? Tomara!

Para finalizar, destaco Bioeconomy: Thriving in the Amazon Rainforest. A bioeconomia é a grande economia do futuro, então vejo aqui uma grandíssima chance de o Brasil se destacar e talvez virar o país com mais oportunidades de inovação do mundo.

Enfim, o conteúdo é enorme, com temas atuais e futuros, os quais devem ser olhados com a mais profunda atenção. Monte a sua agenda e mergulhe nas principais tendências para o futuro da tecnologia e inovação, das empresas e do mundo.


SOBRE A AUTORA

Daniela Klaiman é CEO da FutureFuture, consultora e um dos principais nomes do futurismo do Brasil e da América Latina. saiba mais