Maratona SXSW 2024: conteúdos para conferir pós-evento

Veja nossa seleção de conteúdos apresentados no festival, com reflexões sobre IA, design, inovação e futuro

Crédito: Andy Wenstrand/ SXSW

Redação Fast Company Brasil 4 minutos de leitura

Mesmo com o fim do SXSW 2024, muitas pessoas estão aproveitando para conferir aqueles conteúdos que por acaso perderam. O site do evento disponibiliza gravações – em áudio e vídeo – das principais palestras.

A Fast Company Brasil reuniu aqui uma lista dos principais painéis que você precisa conferir para se manter atualizado sobre os temas discutidos no evento.

Hollywood e ativismo: insights de Jane Fonda, David Fenton e Sweta Chakraborty

Sweta Chakraborty, David Fenton e Jane Fonda (Crédito: SXSW)

O ativista David Fenton, o ícone de Hollywood Jane Fonda e a cientista comportamental climática Sweta Chakraborty falam sobre criar mudanças reais e significativas no mundo. Além disso, o trio explora como usar a mídia e a comunicação para mobilizar o público para ações significativas e progresso político.

Confira o conteúdo.

Possível: como sobreviver (e prosperar) em uma era de conflito

Crédito: Fast Company Brasil

Como podemos sobreviver (e prosperar) nesta era de conflito? Coautor do best-seller "Getting to Yes", o negociador e antropólogo de Harvard William Ury compartilha segredos que aprendeu ao longo de quase 50 anos de transformação de conflitos difíceis, contando histórias de negociações pessoais e históricas e revelando como transformar o confronto tóxico em colaboração construtiva e criativa.

Confira o conteúdo.

Economia dos algoritmos: IA e ascensão dos minions digitais

Na sessão, o professor Marek Kowalkiewicz se aprofundou em como os algoritmos, incluindo a inteligência artificial, estão mudando fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e pensamos. Ele compartilhou várias histórias interessantes, abordando uma variedade de tópicos, desde negociação algorítmica e DAOs até o papel da IA nas operações comerciais diárias e suas implicações para a sociedade.

Confira o conteúdo.

Amy Webb lança relatório de tendências tecnológicas emergentes de 2024

Amy Webb Matéria
Amy Webb (Crédito: SXSW)

Em 2024, entramos em um superciclo tecnológico. Esse é o principal tema da 17ª edição do Relatório de Tendências Tecnológicas do Future Today Institute (FTI), lançado pela futurista Amy Webb, durante o SXSW.

"Estamos em um momento que não pode ser definido apenas por tendências", disse durante a abertura da sua apresentação. Nessa edição, o FTI conectou o superciclo a mais de 900 tendências, em uma pesquisa apresentada em 16 relatórios específicos de tecnologia e do setor.

Confira o conteúdo.

Os 4 elementos do pensamento não óbvio

Crédito: SXSW

Uma das atrações mais esperadas do evento, Rohit Bhargava conversou sobre o que é necessário para identificar tendências por si mesmo e isolar padrões como fazem os futuristas. Com base em seu próprio trabalho bem-sucedido, também revelou como selecionar e aproveitar tendências para vencer em 2025 e além.

“Se vamos mudar o futuro do mundo, precisamos de mais e mais pensadores não óbvios, pessoas que conseguem olhar para além de seus setores e de seus círculos de conversa”, falou em entrevista

Confira o conteúdo.

Apresentando a geração Alfa: o novo público-chave de uma marca

Crédito: SXSW

A Morning Consult fala sobre sua nova pesquisa que traz mais insights sobre a geração mais jovem em relação aos seus hábitos de consumo de mídia, propriedade de dispositivos e preferências de entretenimento. 

O painel aborda temas como uso de mídias sociais, jogos e metaverso, cuidados infantis e custos de ensino superior.

Confira o conteúdo.

Relatório Design in Tech 2024: Design Contra IA

Crédito: SXSW

O vice-presidente de IA e design da Microsoft John Maeda apresenta seu aguardado relatório com temas importantes sobre design versus IA. Segundo ele, os designers têm a estranha e importante responsabilidade de levantar preocupações éticas sobre IA nos seus círculos de produção de produtos, juntamente com os decisores políticos.

Para Maeda, questionar como avançar a arte, a prática e a natureza da criatividade nesta nova era oferece oportunidades espetaculares para falhar, aprender e crescer.

Confira o conteúdo. 

The HistoryMakers, Documentação, Storytelling e IA Negra

Nos últimos 23 anos, The HistoryMakers tornou-se o maior arquivo de história oral em vídeo afro-americano dos Estados Unidos, bem como o repositório digital para a experiência negra.

Nesse painel, a fundadora Julieanna Richardson, conversa sobre como estão empenhados em tornar a IA inclusiva e informada e como, em contrapartida,  IA está ajudando a acelerar a preservação e a acessibilidade deste repositório digital único e sem precedentes.

Confira o conteúdo.

Equipes de bilhões de dólares: o futuro de uma força de trabalho movida por IA

Ian Beacraft falou sobre a era da equipe de bilhões de dólares: indivíduos e equipes capacitados em IA para fornecer valor exponencial. Para ele, neste momento, estamos tentando substituir pessoas inteiras em empregos inteiros por máquinas, mas não funciona. 

"Você não pode fazer isso, as empresas de automação prometem que podemos substituir 40 funcionários em tempo integral, mas isso cria outras responsabilidades e empregos para gerenciar esse sistema", disse. 

Confira o conteúdo. 

Morte do seguidor e o futuro da criatividade na web

Jack Conte testemunhou a evolução da internet. O músico e cofundador do Patreon, site de financiamento coletivo que cria serviços de assinatura de conteúdo, encerrou esta edição do South by Southwest (SXSW) e traçou a evolução da web desde as origens, quando capacitou o compartilhamento, até o cenário atual, de ameaça à liberdade criativa.

"A cultura de seguir pessoas é a arquitetura fundamental da criatividade humana e da organização das artes", diz. O Patreon oferece a criadores a capacidade de criar sistemas próprios de assinatura.

Confira o conteúdo. 


SOBRE O(A) AUTOR(A)

Conteúdo produzido pela Redação da Fast Company Brasil. saiba mais