SXSW 2024: saiba quais são as palestras imperdíveis sobre AI

Créditos: Sora/ Open AI/ gorodenkoff/ iStock

Rodrigo Helcer 7 minutos de leitura

No último ano, a inteligência artificial inaugurou um novo capítulo na história da tecnologia. Lançou as fundações para uma nova forma de relação com a internet: conversacional.

A AI generativa acelerou nossa visão do que chamamos "Web 3.c", uma web conversacional - que sai do scroll, point & click e passa a acontecer por meio de uma interação entre marcas e consumidores marcada por conversas (em texto e voz).

Não à toa, este ano o South by Southwest (SXSW) traz uma grande novidade: uma trilha exclusiva de AI. Inédita - que acontecerá ao fim da trilha clássica do Interactive seguindo paralelamente ao festival de música. Quem quiser acompanhar AI, precisará ficar mais alguns dias em Austin. A trilha começa oficialmente dia 11 de março.

Segundo o aplicativo de agendamento do evento, serão 64 palestras exclusivamente para a trilha de AI. Além das palestras sobre outros temas que incluirão AI na mesa de discussão. 

A agenda do evento passa pelos diferentes debates que essa nova era da web nos traz. Em termos de user experience, compliance, automações, riscos e oportunidades para empresas, governos e sociedade.

Laurie Segal entrevista o co-fundador da OpenAI Greg Brockman no SXSW 2023 (Crédito: Errich Petersen/ Getty Images/ SXSW)

Abaixo, seguem minha curadoria e dicas para se aprofundar no assunto:

Para esquentar, entre os dias 8 e 10:

Dia 8/ 14h30 - AI-Enabled Robots: Possibilities, Challenges and Ethics

Robótica é a próxima fronteira de IA. O papo será organizado pelo time da Universidade do Texas/ Austin, que tem ganhado um bom espaço em inovação e empreendedorismo.

Dia 9/ 11h30 - Paramount’s CTO Reimagines the Modern Media Company

O CTO da Paramount Global, Phil Wiser, discute como as tendências tecnológicas estão transformando a indústria de mídia. Ele explora o impacto da IA, computação em nuvem, realidade mista e NFTs na produção, processamento e distribuição de conteúdo. Wiser compartilha como a Paramount está utilizando essas tecnologias e discute os desafios e oportunidades enfrentados pela indústria. Também vai abordar o papel da IA na propriedade intelectual, tradução global e efeitos visuais.

Dia 10/ 14h30 - Featured Speaker: Ray Kurzweil

Essa é uma daquelas palestras para chegar antes para não ficar de fora. Será uma entrevista com um dos maiores nomes em futurismo de IA da atualidade, autor do livro “Singularity is Near” e principal pesquisador do Google.

Crédito: Reprodução/ YouTube

Dia 11 é o grande destaque para quem está interessado no tema. Seguem minhas escolhas:

11h30 - Featured Session: AI and Humanity’s Co-evolution with OpenAI’s Head of ChatGPT

O ChatGPT é, de longe, o aplicativo baseado em modelos fundamentais com maior sucesso desde a descoberta dos LLMs. É interessante ouvir o que o vice-presidente de produtos de consumo e chefe do ChatGPT tem a dizer sobre o que está acontecendo em sua mente.

13h - Keynote: Lisa Su in Conversation with Ryan Patel

Lisa Su, presidente e CEO da AMD, discute o futuro da IA e a visão da empresa para resolver desafios globais com computação adaptativa e de alto desempenho. Ela explora como milhões de pessoas utilizam serviços com tecnologia AMD diariamente, destacando a importância da IA como a inovação tecnológica mais transformadora dos últimos 50 anos.

14h30 - Artificial General Intelligence: Possibility & Responsibility

O eldorado de IA é a IAG (inteligência artificial geral). A discussão, desde os grupos acadêmicos até as mesas de bar, gira em torno de quão perto ou longe estamos dela? Será IAG uma ficção ou possibilidade? Nesse papo, teremos a oportunidade de ouvir a visão de Shane Legg, cofundador e cientista-chefe de IAG do Google DeepMind, para discutir a transição que está por vir em direção a uma inteligência de máquina mais avançada.

15h30 - AI News That’s Fit to Print

Oportunidade de entender a visão do "The New York Times" sobre como IA pode ser usada (com sucesso ou fracasso) pelo jornalismo.

16h - Why the Future of AI Should be Open

Joe Spisak (Crédito: Meta)

Se tem uma pergunta importante hoje para o futuro da inteligência artificial é sobre seguir o open ou closed source. Sou da turma que apoia o open. A Meta, por exemplo, tem liderado a fila das empresas apostando em um futuro open source. Teremos a oportunidade de ouvir Joe Spisak, diretor de produto e chefe de código aberto na área de IA generativa da Meta, entre os participantes desse debate. 

Dia 12

11h30 - Navigating the Cyberstorm

Uma perspectiva de IA em cyber security, tema de grande atenção e tensão nos negócios e na geopolítica atual.

14h30 - Elections in the Age of AI: New Tech’s Impacts on Democracy

Ano importante de eleições em todo o mundo. E com alto risco de impactos negativos pelo uso indevido de IA. O papo traz vozes interessantes para discutir ações e proteções diante dos novos artifícios tecnológicos disponíveis.

16h - AI and Journalism: The Massive Consequences When Truth is AI

Me considero um otimista de carteirinha nos ganhos que IA nos trará nos próximos anos. Mas, desde que me envolvi, em 2018, nas discussões de fake news (em grupo formado pelo querido e falecido Gilberto Dimenstein), um ponto tem me preocupado: deep fakes e o quanto a IA pode simular realidades sintéticas e que deturpam o que hoje conhecemos como “verdadeiro”.

Nesta palestra, haverá um time de peso no mundo jornalístico debatendo o impacto que a IA pode trazer para o que conhecemos por “fatos e verdades”. 

Crédito: SXSW/ Shutterstock

Dia 13

10h - Learn, Adapt, and Succeed in the Age of AI

O impacto da IA nos empregos será diretamente proporcional à capacidade de reskilling da sociedade (como executivos, empresários e profissionais e instituições).

11h30 - Featured Session: Amazon on the Future of Artificial General Intelligence

Vishal Sharma, vice-presidente de IAG da Amazon, discutirá o que a IA atual pode implicar para o futuro, o progresso dos LLMs em direção à busca pela IAG e seu potencial para beneficiar a sociedade em geral.

13h - Keynote: A Conversation with Dr. Joy Buolamwini

Joy Buolamwini é especialista em viés de IA, fundadora da Algorithmic Justice League e artista. Ela é reconhecida por sua pesquisa pioneira no MIT sobre tecnologias de reconhecimento facial e por seu trabalho na conscientização sobre o viés algorítmico.

Também é autora do best-seller “Unmasking AI: My Mission to Protect What Is Human in a World of Machines” (Desmascarando a IA: minha missão de proteger o que é humano em um mundo de máquinas, em tradução livre) e assessora de líderes mundiais na prevenção de danos causados ​​pela IA.

Sua influência se estende além do campo acadêmico, com exposições de arte e aparições em publicações renomadas. A dra. Joy é uma voz importante na discussão sobre ética e justiça na era da IA.

14h - How Generative AI Unlocks Creativity in Non-Creative Sectors

Com fundador e CPO do Canva, Cameron Adams, e o CMO do Hubspot, Kipp Bodnar. O Canva tem feito um trabalho interessante em democratizar o acesso à criação de conteúdo e adotado com velocidade os recursos novos de IA generativa. Papo que parece interessante para quem quer abrir a cabeça em relação aos caminhos que a IA generativa podem abrir para o marketing e a criação de conteúdo.

16h - The Real-time Internet & Other GAI Futures

Emendando com a palestra anterior sobre criatividade, este papo promete trazer insights sobre os próximos passos da IA na perspectiva de um designer experiente e engenhoso.

Apollo, robô humanoide da Apptronik (Crédito: SXSW)

Dia 14

11h30 - Featured Session: Robotic Renaissance: The Dawn of Humanoid Innovation

O próximo salto monumental da engenhosidade humana é o robô humanoide. Essa sofisticada criação não se resume a engrenagens e circuitos, mas representa sonhos, aspirações e possibilidades infinitas da nossa imaginação coletiva.

Imagine um mundo em que robôs humanoides realizam tarefas cotidianas, liberando-nos para buscar o que realmente importa. Junte-se ao Apollo, o robô da Apptronik, em uma jornada pelo tempo, explorando as conexões entre tecnologia e arte criativa e vislumbrando um futuro promissor.

14h30 - Beyond Mint.com: Unleashing AI for Patient Health

Perspectivas de IA para saúde e tratamento de pacientes.

16h - Featured Session: What Does an AI Utopia Look Like?

Palestra com o lendário Vinod Khosla, um dos investidores originais da OpenAI, criador do fundo de venture capital Khosla Ventures e cofundador da Sun Microsystems. Investidor de grandes cases de sucesso e conhecido por acertar em suas visões sobre grandes movimentos na história recente da tecnologia e da internet.

Dia 15: último dia da trilha

10h - Are You For Real: How to Identify AI-Generated Music

Na carona dos deepfake vídeos, vem também as músicas geradas por IA e uma série de polêmicas em torno dessa nova técnica de arte, que será debatida nesse painel.

10h - AI: Prosperity or Doom for Human Workforce?

Uma reflexão sobre o impacto da IA no trabalho e nos empregos, feita por um grupo sênior de executivos e acadêmicos.


SOBRE O AUTOR

Rodrigo Helcer é cofundador da STILINGUE by Blip, empresa brasileira que empreende na vanguarda da inteligência artificial aplicada ao... saiba mais